Uma mensagem de esperança e responsabilidade

Reabertura do campus de Carcavelos

O ativo mais importante da Nova SBE é, e continuará a ser, a nossa comunidade. É nela que convivemos, trabalhamos e ensinamos sempre com um espírito de entreajuda que nos permite enfrentar os desafios com os quais nos deparamos.

Nos últimos meses, a pandemia obrigou-nos a estarmos mais distantes uns dos outros fisicamente, mas não foi por isso que deixámos de cumprir a nossa missão como uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo.

É com isso em mente que estamos a planear o próximo ano letivo, no qual o campus vai ter um papel fundamental. Iremos, por isso, apostar na aprendizagem presencial no nosso campus – um espaço de todos e para todos, onde tudo acontece e onde nos sentimos bem.

Vamos fazê-lo tendo como prioridade máxima a segurança e é com orgulho que anuncio que somos a primeira e única escola com o selo de confiança COVID OUT. Este é atribuído pelo ISQ e garante que foi efetuada a avaliação da eficácia das medidas que permitem controlar a transmissão do SARS-CoV-2 e assegurar que os locais estão seguros através da monitorização e execução do plano de reabertura/regresso à normalidade.

No entanto, o cumprimento das regras definidas pelas autoridades de saúde pública e o cumprimento do Plano de Contingência da Nova SBE leva a alguns trade-offs. Vamos, assim, apostar numa abordagem de blended learning para as aulas.

Por favor consultem esta página onde poderão encontrar toda a informação detalhada.

Terão certamente muitas dúvidas e perguntas. Caso necessitem, não hesitem em enviar um e-mail para lifeatnova@novasbe.pt.

Devemos, neste período, seguir os regulamentos, obedecer às regras de distanciamento social, cumprir as recomendações das autoridades de saúde e estarmos preparados para os inconvenientes decorrentes da situação. O papel de todos é fundamental e cada um tem um papel a desempenhar.

Contamos convosco para que continuemos a jornada de sucesso construída por toda a comunidade da Nova SBE.

Perguntas Frequentes

  • As aulas serão presenciais?
    Sim, todos os programas terão aulas presenciais. Alguns programas terão disciplinas cujas aulas serão online, os modelos dependem dos programas e das disciplinas, mais informação no guia Back to Campus. Apenas no caso de haver um novo lockdown é que as aulas passarão a ser totalmente online.
  • As aulas no presenciais serão obrigatórias ou pode optar-se por fazer todas online?
    Não existem disciplinas com aulas exclusivamente online. Todos as disciplinas terão, pelo menos, uma parte das aulas no campus. Para os alunos que não possam estar no campus no início do semestre devido a constrangimentos de viagem, haverá soluções excecionais para as disciplinas obrigatórios apenas no T1. Por favor contacte o seu Program Manager para mais informações.
  • Quais os modelos de aprendizagem utilizados?
    Para dar resposta à capacidade reduzida do nosso campus e salas de aula, algumas porções do nosso programa académico serão ensinadas num formato de misto (blended learning), além do modelo totalmente presencial.
  • Como funcionará o formato de blended learning?
    Blended learning consistirá uma combinação de aulas síncronas (no campus) e assíncronas (online). As disciplinas com o formato blended terão entre 50 % e 66 % de aulas presenciais.
  • Qual o modelo de aprendizagem para cada programa?

    Licenciaturas – Regra geral, todas disciplinas dos programas de licenciatura serão lecionadas num modelo híbrido de aulas online e presenciais. Informações sobre o modelo específico que cada curso seguirá serão disponibilizadas no syllabus das disciplinas, que se encontra disponível no Moodle de cada disciplina.

    Mestrados –  Os mestrados em economia e análise de negócio terão todas as aulas das disciplinas obrigatórias e optativas a serem lecionadas no campus. Os mestrados em gestão e finanças, tanto os programas regulares como os internacionais, terão as disciplinas obrigatórias lecionadas de acordo com o formato blended learning . As disciplinas optativas serão lecionadas presencialmente, à exceção de Financial Statement Analysis. No syllabus de cada disciplina, o professor irá orientar os alunos relativamente aos materiais e sessões.

    Doutoramentos – Todas as atividades dos programas de doutoramento irão ocorrer presencialmente no campus.
  • As turmas serão mais pequenas?
    Sim, o tamanho das turmas será adaptado à capacidade revista da sala de aula. O tamanho das turmas irá depender do tipo de sala de aula que será utilizado para as aulas que decorrerão no campus.
  • Sendo as turmas mais pequenas, terei menor probabilidade de conseguir inscrever-me nas disciplinas que quero?
    Não, a oferta académica foi adaptada a fim de manter a capacidade, desmultiplicando o número de turmas e adotando modelos de ensino que permitem maior flexibilidade. 
  • O calendário académico será o mesmo ou o início das aulas será adiado?
    O calendário académico permanece igual para os programas de licenciatura e mestrado, exceto para o primeiro ano de licenciatura, o qual será adiado de acordo com as instruções do Ministério do Ensino Superior. As aulas do primeiro ano de licenciatura terão início em 1 de outubro de 2020.
  • Os horários das aulas serão adaptados à nova realidade pós-COVID-19?
    Estamos a trabalhar nos horários das aulas para o próximo semestre e a fazer todos os esforços para reduzir, ao máximo, o número de alunos no campus em simultâneo e a aglomeração de alunos nas áreas comuns.
  • Os exames serão presenciais ou online?
    Todos os exames para os programas de licenciatura e mestrado realizar-se-ão no campus no semestre de outono de 2020/21. Regra geral, não haverá exames online. As exceções para exames ou quaisquer outros formatos de avaliação serão tratadas pelos canais definidos para o efeito nos serviços académicos.
  • As propinas serão revistas?
    Não, o valor das propinas permanecerá o mesmo. A Nova SBE está a desenvolver todos os esforços necessários para garantir que os alunos possam continuar os seus estudos nas melhores condições possíveis, dada a atual pandemia. Estamos a investir para nos adaptarmos a esta realidade e a melhorar a experiência de aprendizagem dos alunos.
  • Se uma pessoa for infetada ou estiver em risco de infeção e tiver de ficar em quarentena como conseguirá seguir as aulas?
    Para as disciplinas que serão dadas em formato blended existirá a possibilidade de as aulas no campus se realizarem online. Para as restantes não existirá essa possibilidade. Os alunos deverão informar os serviços académicos – pedidos especiais e program managers se for essa a situação.
  • Como será a Nova SBE Discovery Week (mestrado e licenciatura)?
    A Nova SBE Discovery Week, tanto para mestrado como para licenciatura, será uma combinação de experiências online e offline (modelo blended), para garantir a conformidade com as medidas de saúde e segurança, promovendo a melhor integração possível.
  • Como funcionarão os trabalhos de grupo?
    Recomendamos vivamente que os alunos planeiem os trabalhos de grupo para serem elaborados online, via Teams/Zoom, a fim de cumprir o distanciamento social e o regulamento do campus.
  • Como decorrerão as defesas de dissertação/tese/work projects?
    As apresentações dos work projects/defesas de dissertação/tese realizar-se-ão  totalmente online.
  • Como funcionarão as horas de apoio do corpo docente (horário de atendimento)?
    O horário de atendimento do corpo docente será feito totalmente online, tanto para os docentes do curso como para os professores assistentes. Os detalhes serão partilhados na página Moodle de cada curso.
  • Como funcionarão os serviços de apoio ao aluno (Student Central, Careers & Corporate Placement, IT Helpdesk)?
    Todos os serviços de apoio ao aluno estarão disponíveis online e presencialmente no campus mediante marcação. O Student Central permanecerá, a partir de setembro, com os seus serviços diários no campus, com horário reduzido – de segunda a sexta-feira, das 10h00 às 14h30.
    O suporte online da equipa de ITI será das 08h00 às 20h00.
  • Haverá cerimónias de graduação? Em que formato?
    A Nova SBE está atualmente à procura de uma solução que permita que as cerimónias de graduação sejam uma experiência relevante para nossos alunos, docentes, funcionários e parceiros, cumprindo sempre com as normas de saúde e segurança. Estamos a trabalhar em conjunto com a Associação de Estudantes e Representantes dos Alunos para encontrar a melhor solução possível.
  • Se viajar durante o semestre e não puder voltar a Portugal por motivos de saúde vou poder continuar com os meus estudos?
    Num cenário de pandemia não é recomendado que seja feita quaquer viagem. Desencorajamos fortemente os alunos a viajar durante o semestre. Para as disciplinas que serão lecionadas em formato blended learning existirá a possibilidade de as sessões síncronas se realizarem online. Para as restantes não existirá essa possibilidade. Os alunos deverão informar os serviços académicos se for essa a situação (masters@novasbe.pt ou bachelors@novasbe.pt).
  • Como se realizarão os Bridging Courses?
    Os Bridging Courses serão lecionados exclusivamente online durante o mês de agosto. O formato e detalhes serão partilhados no Moodle das respetivas disciplinas assim que disponíveis.
  • Tenho de frequentar os Bridging Courses do meu mestrado? Há algum custo associado? Como é feita a avaliação?
    Os Bridging Courses têm como objetivo facultar-lhe informações necessárias sobre o seu programa e prepará-lo para o início do ano letivo. É altamente recomendável que participe no(s) Bridging Course(s) indicado(s) especificamente para si. A avaliação será de aprovado/reprovado. Os Bridging Courses são parte integrante do programa e não têm qualquer custo adicional.
  • Como irão funcionar os cursos de Linguas?
    Estamos a trabalhar para que os cursos de linguas sejam leccionados online ou no campus da Nova SBE. Mais informação será disponibilizada aos alunos assim que possível.
  • As study trips internacionais serão oferecidas este semestre como parte da oferta dos Módulos de Desenvolvimento de Competências?
    A oferta de study trips dependerá da evolução da situação da pandemia globalmente. A Nova SBE seguirá sempre as diretrizes da DGS e da UNL neste contexto.
  • Como funcionará o semestre adicional oferecido aos alunos inscritos no segundo semestre de 2019-20?
    A Nova SBE ofereceu um semestre adicional aos alunos inscritos nos programas durante o segundo semestre do ano letivo 2019/20 como compensação pelo impacto causado pela pandemia. Os detalhes deste processo estão a ser partilhados com os alunos que se candidataram. Por favor, contacte o seu program manager para mais mais informações.
  • Haverá Nova SBE Career Fair este semestre?
    Sim, a Nova SBE Career Fair acontecerá exclusivamente online, utilizando uma plataforma própria para o efeito.
  • Os programas de intercâmbio serão afectados? 
    Os programas de intercâmbio outgoing da Nova SBE para outra escola estão dependentes das decisões das escolas parceiras e da evolução da pandemia nos seus países. A Nova SBE está em contacto próximo com todas e informará os alunos de qualquer alteração que possa ocorrer em relação à sua situação específica.
  • As medidas executadas academicamente sofrerão alterações no segundo trimestre (T2)?
    A Nova SBE segue atentamente a evolução da pandemia e ajustará as medidas no futuro, se necessário, tendo sempre como preocupações centrais a saúde e segurança da comunidade assim como a experiência dos alunos.
  • Como será feita a atribuição de lugares nas salas de aula e auditórios?
    Todas as salas de aula terão a capacidade máxima permitida pelas regras de segurança e distanciamento social, de acordo com a recomendações das autoridades de saúde portuguesas. Em geral, a capacidade das salas de aula foi reduzida para  50 % e 60 %. 
  • Existem caminhos de circulação designados nas áreas comuns?
    Sim, os caminhos da circulação estão marcados no chão do campus em todas as áreas comuns e de passagem. Por regra, caminhe pelo lado direito e respeite a distância física de dois metros.
  • Podem usar-se os espaços comuns livremente para estudar/trabalhar?
    Os docentes, funcionários e alunos da Nova SBE podem usar livremente os espaços comuns para estudar e trabalhar de acordo com a capacidade máxima do campus (agora bastante reduzida). O trabalho em grupo não é recomendado, dada a necessidade de se respeitar e manter o distanciamento social permanentemente. Não haverá salas de estudo abertas no semestre de outono 2020/21.
  • Qual é o horário de abertura e encerramento do campus?
    O horário de funcionamento do campus será das 7h30 às 23h30 nos dias úteis (de segunda a sexta-feira, exceto feriados) e aos sábados. O campus encontrar-se-á encerrado aos domingos e feriados para limpeza e desinfeção.
  • Todas as entradas do campus estão abertas?
    O acesso de pedestres será feito por duas entradas – Hovione Atrium ou EDP Plaza.
  • O campus será um espaço aberto ou será aberto apenas à comunidade Nova SBE?
    A prioridade do uso do campus durante o semestre de outono 2020/21 deverá ser dada à participação em aulas. Para poder maximizar a saúde e a segurança de todos os membros da nossa comunidade, que utilizam o campus diariamente, a escola não incentiva os alunos a usarem o campus para trabalhos de grupo e/ou espaço de estudo.
  • É necessário utilizar sempre o cartão de identificação da Nova SBE ?
    Sim, todos os membros da Comunidade Nova SBE são obrigados a usar e ter sempre consigo o seu cartão de identificação no campus.
  • O campus organizará conferências, seminários ou eventos dessa natureza?
    O campus organizará eventos mantendo as mesmas regras das aulas, ou seja, respeitando a capacidade reduzida e todas as regras de saúde e segurança recomendadas pelas autoridades portuguesas.
  • Não sei como utilizar/tenho problemas com tecnologia. Devo pedir ajuda presencialmente ou online?
    De preferência, deve obter ajuda online contactando a equipa de IT do serviço de apoio através de helpdesk@novasbe.pt. Se necessário, a equipa informá-lo-á dos próximos passos e poderá ceder remotamente ao seu equipamento.
  • Posso usar a Teresa e Alexandre Soares dos Santos Library? Como funcionará?
    A Teresa e Alexandre Soares dos Santos Library estará aberta com capacidade reduzida e apenas para a comunidade Nova SBE. Não será possível o livre acesso aos livros. Deverá solicitá-los aos colaboradores. Todos os livros devolvidos serão colocados em quarentena durante, pelo menos, três dias antes de poderem ser novamente solicitados.
  • Posso usar os computadores da  Teresa e Alexandre Soares dos Santos Library? Como funcionará higienicamente? Existe uma alternativa online?
    Sim, poderá usar os computadores definidos para uso. Terá toalhetes desinfetantes para limpar todos os objetos antes e depois de qualquer utilização. Queremos que se sinta confortável com a desinfeção dos objetos que utiliza.
  • A restauração e outros serviços (Pingo Doce & Go, Clinic CUF Nova SBE, Fitness Hut,…) vão estar abertos?
    De momento, encontram-se abertos a Padaria do Bairro, o restaurante Azure, o rooftop, o ginásio Fitness Hut e o Santander Money Club. As vending machines (incluindo a do Pingo Doce & Go) funcionarão e serão abastecidas regularmente. Levar refeições preparadas de casa e almoçar no Main Deck pode ser uma opção se mantiver sempre a distância de segurança. Está prevista a abertura de todos os espaços em setembro.
  • Como fazer refeições no campus?
    Em princípio, todos os espaços de restauração estarão operacionais. Estamos a estudar a exequibilidade um sistema de gestão de filas (nafila.pt) através do qual qualquer pessoa se pode inscrever e receber um alerta quando faltarem três números para a sua vez. Estão a ser trabalhadas outras soluções como a pré-compra de senhas na cantina. Levar refeições preparadas e almoçar no Main Deck pode também ser  uma opção se mantiver  a distância de segurança.
  • As portas das salas estarão fechadas?
    Durante o dia, recomendamos, sempre que possível, que as portas se mantenham abertas para reduzir o contacto com superfícies de uso comum (como por exemplo puxadores das portas) e permitir um arejamento maior dos espaços.
  • Haverá sinalética a indicar a distância de segurança no interior das salas?
    Sim, haverá sinalética relativa às distâncias de segurança dentro dos anfiteatros, auditórios e salas de reunião. Nos postos de trabalho deverá haver, sempre que possível, uma mesa de intervalo.
  • Qual o uso apropriado dos elevadores?
    A utilização dos elevadores será exclusiva a pessoas com mobilidade reduzida. Os restantes utilizadores deverão utilizar as escadas.
  • Os microondas estarão espalhados em diferentes áreas para evitar a aglomeração de pessoas?
    Sim, os microondas estarão espalhados em diferentes áreas exatamente para evitar a aglomeração de pessoas.
  • Os alunos internacionais terão de ficar em quarentena antes de começarem as aulas presenciais no campus?
    A Nova SBE seguirá as recomendações das autoridades de saúde portuguesas relativas a esta matéria.
  • Os funcionários e docentes da Nova SBE estão a ser testados para avaliarem a sua imunidade à COVID-19?
    Todos os funcionários e docentes da Nova SBE têm a possibilidade de testar a imunidade e foram aconselhados a fazê-lo.
  • Os alunos da Nova SBE estão a ser testados para avaliarem a sua imunidade à COVID-19?
    Sim, a NOVA Medical School disponibilizará os testes de imunidade para os alunos. Serão partilhadas mais informações em breve.
  • Que devo fazer se tiver sintomas relacionados com o COVID-19?
    Se estiver no campus deverá ir à Welcome Desk, na qual será conduzido para a sala de isolamento. Por favor, consulte o Plano de Contingência para mais informações.
    Se estiver fora do campus, deverá entrar em contato com a Saúde 24 (808 24 24 24) de imediato, seguir as instruções e contactar-nos o mais brevemente possível.
  • Há serviços de saúde especificamente relacionados com o COVID-19 no campus?
    Não. Os serviços de saúde relacionados com o COVID-19 serão proporcionados pelo sistema nacional de saúde português através da Linha de Apoio Saúde 24 (808 24 24 24).
  • O campus tem doseadores com loção desinfetante à entrada das salas de aula e espaços comuns?
    Sim, existem dispensadores à  entrada do campus e noutros locais estratégicos, nomeadamente à entrada de cada edifício e em cada andar, junto às fotocopiadoras e vending machines.
  • É necessário o uso de máscaras no campus?
    É obrigatório o uso de máscaras comunitárias (nível três) para entrar no campus e durante a permanência no mesmo, inclusive nas salas de aula e nos gabinetes dos funcionários.
  • A Nova SBE distribuirá máscaras a todos os que estejam presentes no campus (funcionários, docentes e alunos (incluindo novos alunos)?
    A Nova SBE facultará máscaras reutilizáveis ​​aos seus alunos no início do ano letivo. Cada pessoa é responsável pela sua máscara. Haverá alguns serviços no campus através dos quais serão vendidas máscaras. São exemplo disso as vending machines e o Pingo Doce & Go.
  • Que acontece se houver um caso positivo de COVID-19 no campus após o início do ano letivo?
    Se houver um caso positivo de COVID-19 no campus seguiremos as recomendações das autoridades de saúde portuguesas e o plano de contingência da Nova SBE e da UNL, que se encontram disponíveis no nosso site.
  • Em que circunstâncias é que tenho de ficar de quarentena?
    Deve ser star em quarentena se solicitado pelas autoridades de saúde e/ou se apresentar quaisquer sintomas relacionados como febre, tosse seca, cansaço, falta de ar ou qualquer outro sintoma relacionado com o COVID-19.
  • Haverá algum tipo de controlo de temperatura à entrada do campus?
    Não estamos a prever fazer o controlo de temperatura, mas será controlado o cumprimento do uso obrigatório de máscaras e a desinfeção das mãos à entrada do campus.
  • É necessário apresentar uma declaração médica ou algum controlo de vacinas para entrar no campus?
    Não será necessário apresentar qualquer documentação médica para aceder ao campus.
  • Como funcionará o sistema de ar condicionado?
    O sistema de ar condicionado e a ventilação existente cumpre todas as medidas emitidas pelas autoridades, nomeadamente utilizando 100 % de ar novo na renovação de ar. Recomenda-se, contudo, e sempre que possível, o recurso à ventilação natural através da abertura de janelas.
  • Que acontece se me esquecer da minha máscara quando for para o campus?
    Haverá alguns serviços no campus através dos quais serão vendidas máscaras. São exemplo disso as vending machines e o Pingo Doce & Go.
  • A Nova SBE apoia os alunos com o processo de visto?
    Sim, a equipa Life at Nova (lifeatnova@novasbe.pt) faculta toda a informação de que os alunos necessitam para avançar com o processo de pedido de visto corretamente. Estamos conscientes de que a pandemia está a causar atrasos nos consulados e embaixadas, impactando os prazos de emissão de vistos e, como tal, estamos a contactar todos os alunos de países não europeus para tentar prestar o melhor apoio possivel.
  • A Nova SBE presta algum apoio com alojamento?
    A escola conta com vários parceiros para providenciar o serviço e alojamento aos alunos. São exemplos disso tanto plataformas online como residências de elevada qualidade. A equipa Life at Nova (lifeatnova@novasbe.pt) está disponível para orientar e ajudar os alunos a analisar quais as melhores opções e a encontrar a melhor resposta às suas questões junto dos parceiros. Pode encontrar mais informações no site e no Life@Nova Welcome Guide disponível no Moodle.
  • Existem condições especiais com os parceiros de alojamento da Nova SBE devido à COVID-19?
    Estamos atualmente a trabalhar com os nossos parceiros de alojamento para negociar as melhores condições possíveis, a fim de proporcionar uma maior flexibilidade e diminuir o risco em caso de cancelamento. Daremos mais informações assim que recebermos novos detalhes dos nossos parceiros.
  • Existem parcerias com alojamentos locais (hotéis e hostels) para alugueres de curta duração?
    Estamos a contactar hostels e hotéis locais. No entanto, dada a grande incerteza para o próximo verão, estamos a encontrar alguma relutância na oferta de preços especiais nesta fase. Continuaremos a trabalhar sobre este tema e facultaremos mais detalhes à medida que avançarmos.
  • É seguro usar os transportes públicos? Que meios de transporte devo escolher?
    Se possível, devem escolher-se meios de transporte alternativos aos transportes públicos, muitas vezes sobrelotados.
  • O autocarro que faz a ligação da estação de comboios de Carcavelos e o campus estará em funcionamento? E aplicação da Via Verde Boleias?
    Estamos a trabalhar com os parceiros de mobilidade para garantir que todas as opções de transporte para o campus estão a funcionar a 100 % quando o ano lectivo arrancar.
Atualizado a 24 de junho de 2020

Plano de Contingência da Nova SBE

Neste documento divulgamos os pontos essenciais, estabelecidos pela Universidade NOVA de Lisboa (NOVA), para a doença por coronavírus (COVID-19) informando a comunidade da Nova SBE sobre esta nova doença, quais as medidas de prevenção e controlo desta infeção e quais os procedimentos e medidas a adotar perante a identificação de casos suspeitos e/ou confirmados.

Licenciaturas, Mestrados e Doutoramentos

Guia de Volta ao Campus

Este documento será utilizado como o Guia Geral para a Vida Académica no Campus durante o Semestre de outono de 2020/21 para a comunidade Nova SBE. Leia o documento atentamente e, caso tenha alguma dúvida, estaremos disponíveis para ajudar.

Executive Education

Re.Start Pack

Neste Re.Start Pack partilhamos todas as informações necessárias para o regresso ao campus de forma segura. Faça uma leitura calma e atenta sobre todos os pontos e caso tenha alguma questão, estaremos disponíveis para ajudar.

Alunos Nacionais

Alunos Internacionais

De Volta ao Campus

Recomendações

Pode consultar todas as nossas recomendações aqui.

É obrigatório o uso de máscara para aceder e permanecer no campus.
Máscaras
É obrigatório o uso de máscara para aceder e permanecer no campus.
Mantenha sempre uma distância mínima de dois metros e evite o contacto físico.
Distância Social
Mantenha sempre uma distância mínima de dois metros e evite o contacto físico.
Lave ou desinfete as mãos frequentemente e sempre que utilize equipamento de uso comum.
Lavar as mãos
Lave ou desinfete as mãos frequentemente e sempre que utilize equipamento de uso comum.

COVID-19 360 by NOVA

Para mais informações, clique aqui.