O Nova Economics Club (NEC) foi fundado em 2012 por um grupo de alunos do mestrado em economia que avaliou as reformas executadas um ano depois do Memorando de Entendimento entre o Governo português e a Troika ter sido assinado.
O NEC produziu diversos estudos que avaliam os indicadores de desempenho de diversos mercados (como habitação e trabalho e em sistemas como a saúde e a justiça).
O clube também elaborou relatórios, de acordo com o Country Specific Recommendations (CSR), para a Comissão Europeia em Portugal, réplicas de estudos para o Gabinete de Estratégia e Estudos (GEE) – Ministério da Economia, entre outros, com a ajuda de professores da Nova SBE.
Atualmente, vários grupos de investigação facultam Avaliações de Reformas Estruturais (Evaluations of Structural Reforms) em parceria com o Ministério das Finanças (GPEARI) e o GEE – Ministério da Economia.
Além da investigação feita em economia, os membros do NEC escrevem também artigos para o jornal nacional Público e para a sua própria revista, que inclui entrevistas a economistas como Mário Centeno, Olivier Blanchard, Luís Mira Amaral, entre muitos outros.
O NEC também organiza eventos como o Economia Viva, um dos eventos com mais destaque, em conjunto com a Nova SBE Students’ Union, no qual o objetivo é manter a discussão sobre a economia acesa, providenciando reflexões sobre alguns do assuntos mais importantes da atualidade.
Para o Economia Viva 2018, alguns dos oradores que estiveram presentes foram o antigo e o atual Ministro das Finanças de Portugal.
Website | Facebook | E-mail | Instagram