Docentes e Investigação

Investigação

Apresentação

Unidade de Investigação Nova SBE

A Nova SBE integra as três principais áreas disciplinares da escola — economia, finanças e gestão — e os seus investigadores numa só unidade de investigação, que tem um foco multidisciplinar. A coordenação científica da unidade é uma das responsabilidades do vice-presidente do Conselho da Faculdade, Pedro Vicente, e a gestão operacional do mesmo está a cargo do gabinete de investigação.

Fazendo a ponte entre os investigadores dos centros de conhecimento, laboratórios, hubs e outros projetos, esta unidade dá apoio à escola na produção de investigação de topo, reconhecida internacionalmente, sobre os assuntos mais prementes e com impacto duradouro em políticas públicas, mercados, práticas de negócio e gestão e na sociedade em geral. A unidade esforça-se para alinhar estrategicamente os seus projetos de investigação com a sua missão e com os grandes desafios dos nossos tempos, compreendidos pelas Nações Unidas (os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável), a União Europeia e o ecossistema português de inovação e ciência.

A Nova SBE proporciona um ambiente estimulante para investigadores experientes ou juniores e delineia objetivos ambiciosos: atrair, desenvolver e reter talento; desenvolver redes de investigação nacionais e internacionais; ter uma investigação que tenha um impacto académico e social; e desenvolver projetos de doutoramento marcantes. A escola tem estado sob a análise de diversas avaliações externas, realizadas por painéis internacionais e, em cada uma, a investigação Nova SBE obteve o grau de “Excelente”.

 

A Unidade de Investigação da Nova SBE é financiada por:
O Laboratório de Dados de Ciências Sociais – DataLab (infraestrutura de investigação) é financiado por:
O trabalho de investigação da Nova SBE é financiado pela Fundação para a Ciência e a Tecnologia (UID/ECO/00124/2013 e Projeto 22209: Laboratório de Dados de Ciências Sociais - DataLab), POR Lisboa (LISBOA-01-0145-FEDER-007722 e Projeto 22209: Laboratório de Dados de Ciências Sociais - DataLab) e POR Norte (Projeto 22209: Laboratório de Dados de Ciências Sociais - DataLab).

What's happening

Eventos

Seminário com Gustavo A. Schwenkler
24 jan '20
Seminários de Finanças | sexta-feira Seminário com Gustavo A. Schwenkler

Gustavo A. Schwenkler, da Questrom School of Business, Boston University, estará na Nova SBE para apresentar o estudo ”The Network of Firms Implied by the News”.

Saber mais
What's happening

Eventos

Seminário com Lorenzo Schoenleber
22 jan '20
Seminários de Finanças | quarta-feira Seminário com Lorenzo Schoenleber

Lorenzo Schoenleber, da Frankfurt School of Finance & Management, vem apresentar o estudo sobre ”Correlations, Value Factor Returns, and Growth Options”.

Saber mais
What's happening

Eventos

Seminário com Anastasia Girshina
20 jan '20
Seminários de Finanças | segunda-feira Seminário com Anastasia Girshina

Anastasia Girshina, da Stockholm School of Economics - Swedish House of Finance, estará na Nova SBE para apresentar um trabalho sobre  ”Wealth, savings, and returns over the...

Saber mais
What's happening

Notícias

90 Seconds of Science with Professor Antonieta Cunha e Sá
Investigação | 05 setembro 2017 90 Seconds of Science with Professor Antonieta Cunha e Sá

Professor Antonieta Cunha e Sá addresses the impact that land conversion at the border of urban and non-urban areas, for development or for agriculture, can have on the environment and the ecology...

Saber mais
What's happening

Notícias

90 seconds of science with Professor José Tavares
Investigação | 12 julho 2017 90 seconds of science with Professor José Tavares

A study reveals that implementing a gender quota in a democratic political system is only effective if it is high enough to convince the best qualified women to compete. A share of less than 25%...

Saber mais
What's happening

Notícias

90 seconds of science with Luís Catela Nunes
Investigação | 08 junho 2017 90 seconds of science with Luís Catela Nunes

Luís Catela Nunes is a professor at Nova SBE and investigates the impact of school retentions on a student's academic life.

Saber mais

Estratégia de investigação

O alinhamento estratégico e a garantia de qualidade da investigação na Nova SBE cabe ao Conselho de Faculdade e ao reitor. Nos próximos cinco anos, a Nova SBE pretende manter e aumentar o seu nível de excelência, partilha de conhecimento e o reconhecimento internacional do impacto social que a sua investigação tem. Esta estratégia baseia-se nos seguintes objetivos:

  • Alinhar a investigação com a missão da escola e os desafios da nossa sociedade;
  • Melhorar as redes de investigação internacionais;
  • Contribuir com comunicação científica e partilha de conhecimento;
  • Consolidar o estatuto internacional dos seus programas de doutoramento;
  • Diversificar as suas fontes de financiamento para investigação;
  • Melhorar a produtividade da mesma.
     

O alinhamento estratégico da investigação com a missão da escola é conseguido através de uma coordenação geral dos objetivos de investigação dos centros de conhecimento com os dos investigadores (numa abordagem top-down ao desenvolvimento científico). Contudo, a unidade também apoia investigadores que queiram ser empreendedores e desafiar o status quo em campos científicos já estabelecidos (numa abordagem bottom-up ao desenvolvimento científico).

Os nossos investigadores

A unidade de investigação da Nova SBE é um dinâmico campo de aprendizagem para investigadores, ou investigadores associados, e para os candidatos a doutoramento dos nossos programas.

CONHEÇA A EQUIPA

Gabinete de investigação

O gabinete de investigação apoia investigadores em todas as fases do seu percurso, desde a candidatura a bolsas e fundos, à gestão de projeto, à coordenação e implementação de eventos relacionados com a sua investigação e a gestão dos seus programas de doutoramento.
 

Quem é quem?

  • Sonia Oliveira – Coordenadora de Fellows
  • Alexandra Veiga – Consultora Sénior para fase de pré-projeto e financiamento
  • Sofia Vala – Gestora de projeto e programas de doutoramento
  • Alice Martins – Staff (interno e externo – missions, seminários)
  • Lina Simões – Staff (gestão de projeto)
  • Júlia Carvalho – Staff (programas de doutoramento e apoio a fellows)
  • Andreia Graça – Fellow de gestão em ciências e tecnologia
Gabinete de investigação

Contacte-nos

Se tiver alguma questão adicional não hesite. Ligue-nos ou envie-nos um e-mail.

Gabinete de investigação da Nova SBE

Tel.: + 351 213 801 640