Projetos

Nós podemos ser o parceiro académico da sua organização, providenciando acesso às abordagens e ao conhecimento recentemente desenvolvido em finanças. Oferecemos um vasto leque de soluções personalizadas que se adaptam à sua empresa, desde programas de consultoria a curto-prazo a parcerias duradouras.

Os serviços disponíveis incluem:

  • Consultoria em M&A, MBO, LBO, joint ventures e alianças;
  • Avaliação de empresas e/ou projetos de investimento;
  • Desenvolvimento de planos de negócios;
  • Reestruturação financeira de empresas e/ou grupos;
  • Apoio de capital e/ou projetos de endividamento;
  • Apoio à candidatura para os incentivos da Comunidade Europeia (QREN, Portugal 20-20, etc.);
  • Apoio a negociações financeiras, mediação e processos de litígio;
  • Gestão e avaliação de portfólio;
  • Avaliação de derivativos;
  • Gestão de risco financeiro.

Um estágio Directed Research consiste numa dissertação individual acerca de uma organização na qual os alunos realizam o estágio. O estágio de Directed Research tem de ter um formato de resolução de problemas, ou uma abordagem de investigação a uma questão empírica a ser resolvida, e deve incluir ainda os seguintes aspetos:

  • Objetivos do estágio, com revisão  bibliográfica académica ou empresarial relevante;
  • Metodologia de análise;
  • Solução proposta para a organização com base na revisão bibliográfica;
  • Estará disponível uma lista de temas e docentes na categoria de Estágio Directed Research (DRI – Directed Research Internship) no Moodle. Os alunos também poderão encontrar um estágio que cumpra com as linhas de orientação do Estágio Directed Research  e questionar o MO responsável pelo apoio aos Work Projects (inesvp@novabase.pt) para encontrar o supervisor académico adequado;
  • Os projetos de estágio Directed Research focam-se nos  problemas organizacionais de grande impacto da atualidade com  os quais o alunos poderão fazer deparar-se no seu futuro profissional e oferecem a possibilidade de integrar diferentes áreas de conhecimento.

O desafio de Private Equity Challenge propõe uma dissertação de mestrado na forma de um Investment Committee Paper (ICP), como é habitualmente produzido por equipas de negociação para fundos de Private Equity Challenge, que procuram aprovação para um investimento das suas comissões.

Tal como na vida real, este trabalho será apresentado a um grupo de investidores profissionais, docentes da Nova SBE e notáveis Alumni, que irão desafiar a equipa negociadora e tomar uma decisão sobre o investimento.

Saiba mais, aqui.

A nossa equipa de investigação é formada exclusivamente por alunos do mestrado em finanças da Nova SBE e os trabalhos de investigação de equity produzidos e publicados dizem respeito ao seu Work Project, pelo qual são os exclusivos e únicos responsáveis.

Assim, os trabalhos sobre capital de risco não são recomendações de investimento, como definido pelo Artigo 12.º A do Código do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM). Os alunos da Nova SBE não estão registados na CMVM enquanto analistas financeiros, intermediários financeiros ou entidades/pessoas que disponibilizam algum serviço de intermediação financeira, ao qual o Regulamento 3º/2010 da CMVM seria aplicável.

Explore os trabalhos de investigação sobre capital de risco aqui.

Aprendizagem através da prática

Iniciativas em finanças

Acreditamos que os alunos dinâmicos aprendem através da prática. Como é sabemos isto? Pela quantidade e pela qualidade de muitas suas muitas iniciativas. Esta é uma componente importantíssima no seu desenvolvimento, pelo que apoiamos por completo o sucesso do grande número de atividades na área de finanças que os alunos levam a cabo, como o Nova Investment Club, um clube criado e gerido por alunos.

Enquanto parte integrante do Work Project do mestrado em finanças, os nossos alunos preparam, diariamente, trabalhos de investigação de capital de risco em algumas das mais relevantes empresas internacionais. Os trabalhos de investigação dos nossos alunos são publicados na página Nova SBE da Bloomberg Professional (a Nova SBE tem um contributo para a Bloomberg) e no nosso site.

Nova Investment Club

Nova Investment Club

O Nova Investment Club acredita que os alunos precisam de familiarizar-se com os mercados financeiros e a área de finanças corporativas ao criar, partilhar e promover conhecimento financeiro na Nova School of Business & Economics. Desta forma estabelece-se um laço de união e solidariedade que é transmitido de turma em turma.

Nova Students’ Portfolio

Nova Students’ Portfolio

A prova em como parcerias de sucesso criam soluções inovadoras. O Nova Students’ Portfolio consiste num grupo de 16 alunos que gerem um portfólio ativo no valor de 350 000$.