Qualidade
Nos últimos anos, a política de ensino superior em Portugal tem apostado, entre muitos fatores, em melhorar a qualidade e relevância das formações oferecidas, fomentar a mobilidade e a internacionalização, valorizar as parcerias com outras instituições e estruturar um sistema de garantia da qualidade reconhecido internacionalmente.
Estes são também os objetivos que a Nova SBE persegue, alicerçando-os na sua missão, visão e estratégia.
Enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), a Nova SBE assumiu no seu plano estratégico um conjunto de linhas de orientação, objetivos específicos e indicadores que materializam a política da qualidade, comprometendo-se com o desenvolvimento e execução do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.
O NOVA SIMAQ abrange todos os processos e atividades que conduzem aos resultados da qualidade em cinco domínios: (1) Ensino e aprendizagem; (2) Investigação e desenvolvimento; (3) Colaboração interinstitucional e com a comunidade; (4) Internacionalização; (5) Criação de Valor.
Isto para satisfazer, com a máxima eficiência, os referenciais, previstos pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, dos sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior.
O Departamento da Qualidade da Nova SBE visa colaborar e apoiar a gestão do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, baseando-se nos princípios de melhoria contínua e monitorização sistemática das atividades e procurando ir ao encontro das necessidades e expetativas de todas as partes interessadas.