Qualidade

Nos últimos anos, a política de ensino superior em Portugal tem apostado, entre muitos fatores, em melhorar a qualidade e relevância das formações oferecidas, fomentar a mobilidade e a internacionalização, valorizar as parcerias com outras instituições e estruturar um sistema de garantia da qualidade reconhecido internacionalmente.

Estes são também os objetivos que a Nova SBE persegue, alicerçando-os na sua missão, visão e estratégia.

Enquanto unidade orgânica da Universidade NOVA de Lisboa (UNL), a Nova SBE assumiu no seu plano estratégico um conjunto de linhas de orientação, objetivos específicos e indicadores que materializam a política da qualidade, comprometendo-se com o desenvolvimento e execução do NOVA SIMAQ – Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA.

O NOVA SIMAQ abrange todos os processos e atividades que conduzem aos resultados da qualidade em quatro domínios: (1) Ensino e aprendizagem; (2) Investigação e desenvolvimento; (3) Colaboração interinstitucional e com a comunidade; (4) Internacionalização;

Isto para satisfazer, com a máxima eficiência, os referenciais, previstos pela A3ES – Agência de Avaliação e Acreditação do Ensino Superior, dos sistemas internos de garantia da qualidade nas instituições de ensino superior.

O Departamento da Qualidade da Nova SBE visa colaborar e apoiar a gestão do Sistema Interno de Monitorização e Avaliação da Qualidade da NOVA, baseando-se nos princípios de melhoria contínua e monitorização sistemática das atividades e procurando ir ao encontro das necessidades e expetativas de todas as partes interessadas.

 

Instrumentos da Qualidade

A Nova SBE definiu os seguintes parâmetros como instrumentos de monitorização da qualidade do ensino:

  • Manual de procedimentos;
  • Fichas de unidades curriculares;
  • Relatórios das unidades curriculares;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos sobre o funcionamento das unidades curriculares;
  • Questionário sobre a perceção dos docentes sobre o funcionamento das unidades curriculares;
  • Relatórios dos ciclos de estudos;
  • Análise semestral do funcionamento dos ciclos de estudos;
  • Resultados do sucesso escolar e empregabilidade dos ciclos de estudos;
  • Inquéritos à empregabilidade;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos recém-graduados com o ciclo de estudos;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos com o programa de mobilidade – incoming;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos com o programa de mobilidade – outgoing;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos de doutoramento no final do primeiro ano;
  • Questionário sobre a perceção dos alunos sobre o trabalho conducente ao grau de mestre;
  • Questionário sobre a satisfação dos novos alunos.

Acreditações & Registos Nacionais

Economia

Gestão

Gestão (Mestrado Internacional)

Finanças

Finanças (Mestrado Internacional)

Direito e Gestão (em conjunto com a FD/UNL)

Análise de Negócio

The Lisbon MBA Executive (Gestão de Empresas – Executivo) (em associação com a CLSBE/UCP)

The Lisbon MBA International (Gestão de Empresas – Internacional) (em associação com a CLSBE/UCP)

Empreendedorismo de Impacto e Inovação

Desenvolvimento Internacional e Políticas Públicas

Acreditações & Registos Internacionais

performance da nossa escola levou-nos aos mais prestigiados rankings mundiais.

Financial Times

  • 16.º Mestrado internacional em gestão mundialmente;
  • 14.º Mestrado internacional em finanças mundialmente;
  • 30.º Escola de gestão na Europa;
  • Top 50 Formação de executivos mundialmente;
  • 22.º melhor na Europa - The Lisbon MBA.

Eduniversal

  • 5 Palms/Universal Business School;
  • 3.º Mestrado em economia na Europa.

O nosso empenho permitiu-nos conquistar as mais exclusivas acreditações internacionais: EFMD/EQUIS, AMBA and AACSB.

Apenas 70 escolas de gestão mundialmente detêm as três acreditações.

Fomos convidados a integrar organizações juntamente com as melhores escolas de economia do mundo: CEMS, GBSN, PIM, PRME, UNICON e GMAC.

Elogios, sugestões ou reclamações

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