Programas

Mestrado em Gestão

O programa

Mestrado em gestão e mestrado internacional em gestão

O mestrado em gestão e o mestrado internacional em gestão da Nova SBE foram concebidos para alunos de qualquer área que pretendem ter formação em gestão. É por este motivo que os programas incluem disciplinas centrais da área de gestão, mas também áreas de especialidade, cadeiras optativas e módulos de desenvolvimento profissional. Desta forma, os alunos podem escolher temas específicos que se adequem de forma ideal aos seus objetivos académicos e profissionais. Oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada, com a qual pode combinar a sua formação académica às suas competências profissionais para que se destaque e seja o melhor naquilo que faz.

 

 

 

 

Nota: Poderá verificar a elibigilidade do seu perfil para candidatura na secção "Candidaturas".

Programas de Mestrado 2021/2022

Candidaturas ao concurso de Fall Intake de Mestrado 2021/22

As candidaturas para o concurso de candidaturas a Mestrado de Fall Intake ficará  disponível a partir de janeiro 2021.

Para mais informações e para ser notificado sobre próximos concursos, por favor contacte o Gabinete de Recrutamento & Admissões de Alunos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou do +351 213 801 699.

1.ª Semana

  • Discovery Week

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Mastering Your Career
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias
  • Optativas
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional
  • Visitas de estudo
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Programa de Mentoria
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Work Project
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira
  • Seminários regulares, eventos de networking, International Career Fair, Conferências

 

Além do programa habitual de mestrado, programas internacionais como CEMS MIM, Double Degree ou programa de intercâmbio podem exigir um semestre adicional.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

  • Finance
  • Human Resources
  • Marketing
  • Statistics
  • Strategy

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

Accounting and auditing 

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Financial Management
  • Financial Statement Analysis
  • International Taxation
  • Management Control Systems
  • Managerial Accounting

 

 

Business and data analytics 

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • Computational Thinking and Data Science
  • Data Curation 
  • Data Visualization
  • Introduction to Programming
  • Machine Learning   
  • Numerical Methods and MatLab

 

Digital Business 

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Introduction to Programming
  • Open Innovation
  • Technology Strategy

 

Financial management

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Banking
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Financial Management
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Private Equity

 

Hospitality & Service Management, em parceria com a Westmont Hospitality Group  

Com esta nova área de especialização os nossos alunos podem desenvolver e gerir organizações com serviços de atendimento únicos e compreender as novas tendências recorrentes na indústria hoteleira e comportamento do consumidor, assim como o seu impacto no serviço de gestão.

Os alunos de Hospitality & Service Management têm acesso a parceiros lideres na área que os acompanham no desenvolvimento de competências sólidas de gestão e oferecem experiências de campo através de programas de imersão e parcerias com hotéis e outras entidades corporativas. Esta abordagem inovadora e integrada equilibra a componente teórica com o contacto com a indústria e a experiência prática de trabalho, o que dá aos estudantes as ferramentas necessárias para uma carreira profissional global em hotelaria e gestão de serviços.

Quer saber como incorporar os princípios de hotelaria e gestão de serviços em operações de negócios e como criar e desenvolver novas ideias e serviços para otimizar a experiência do consumidor através de um programa inovador? Consulte as disciplinas obrigatórias:

  • Brand Management for Hospitality
  • Customer Experience and Service Excellence
  • Hospitality Operations
  • International Events Management
  • Introduction to Hospitality Industry
  • Revenue Management

 

  • Os alunos terão uma experiência inicial de turismo e hotelaria em Cascais (com o Município de Cascais) e depois do 1º semestre terão visitas de estudo para escolher os parceiros e compreender os desafios presentes na indústria hoteleira. No fim do 2º semestre, os estudantes participarão no Hospitality Experience Innovation Lab, um programa inovador que dá a oportunidade aos estudantes de desenvolver as suas competências empreendedores, desenvolver os seus próprios projetos e até mesmo formar os seus próprios negócios – os estudantes vão explorar desafios em 2 programas imersivos (2 semanas numa Escola Hoteleira e 4 semanas num hotel) e vão participar num programa de aceleração de 4-6 semanas para desenvolver as suas ideias e projetos. Isto vai contribuir para o desenvolvimento do seu Projeto no 3º semestre. Para mais informações, por favor entre em contacto com o Gabinete de Recrutamento de Alunos e Admissões e, na candidatura, não se esqueça de selecionar a área de especialidade.

  • Esta área de especialidade apenas se encontra disponivel para os alunos que se candidatem e iniciem os seus estudos no Fall intake , e que tenham sido aceites na mesma

 

Innovation and entrepreneurship 

Quer ser o próximo Richard Branson ou Elon Musk? As seguintes disciplinas vão ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Ponha mãos à obra e teste se ideias inovadoras, novos produtos ou processos, correspondem às necessidades dos consumidores, como financiar uma startup e outros projetos de inovação, e como lançar novos produtos e serviços no mercado nacional e internacional.

  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Model Innovation
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures
  • Digital Strategy and Transformation
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurship
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Open Innovation
  • Product Design and Development
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Venture Simulation

 

Marketing 

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Brand Management
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Integrated Marketing Communications
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Marketing Analytics
  • Methods for Applied Business Problems
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Special Project L'Oreal Brandstorm
  • WPP Master Class

 

Operations management 

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolver processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Global Supply Chain Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Managerial Decisions 
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Quality Management
  • Service Management
  • Technology Strategy

 

Social Enterprise

Uma área de especialidade que se foca em criar competências de liderança e consciencialização na área da responsabilidade social para líderes globais responsáveis, quer em organizações lucrativas e não lucrativas, como em diferentes posições de liderança: consultoria, serviços financeiros e bens de consumo, instituições de educação e saúde, serviços sociais e instituições governamentais.

  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Models for Sustainability
  • Corporate Social Responsibility
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Financial Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Performance and Progress
  • Sustainable International Business
  • Value-Based Health Care

 

Strategy and international business 

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes, concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais, e possíveis limitações de recursos tendo em conta a realidade internacional.

  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce
  • Family Business
  • Geoeconomics and International Relations
  • Global Supply Chain Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Managerial Decisions 
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Technology Strategy

 

*Por favor, tenha em consideração que:
— Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização, no entanto, não é obrigatório que escolham uma;
— As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
— Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
— Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis.
 — É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

Streams em áreas de especialização

A Nova SBE agora tem: Streams de Empreendedorismo, Gestão da Inovação, Comunicação Integrada de Marketing, Comércio Internacional, Gestão de Marcas de Luxo, Estratégia.

Estes streams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Nos primeiros dois semestres, os streams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística, permitindo que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada stream. O terceiro semestre é dedicado ao Work Project, que os alunos desenvolvem em cada stream com a supervisão de um especialista na área. Os streams também envolvem componentes curriculares adicionais como aulas especiais, seminários e atividades que exploram questões atuais e novas tendências na área de cada stream.
 

Dois exemplos de Streams
A stream em Integrated Marketing Communications [Comunicações Integradas de Marketing] é uma oferta única na área de Marketing.

Combina um conjunto de disciplinas nas quais os alunos desenvolvem as suas competências em Comunicação de Marketing e as aplicam intensivamente em projetos reais. A stream é dada em cooperação com o parceiro WPP, a maior empresa de transformação criativa no mundo, que compreende agências como Grey Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outros).

A stream envolve uma sequência de blocos coesos – disciplinas de Marketing de mestrado, Masterclasses lecionadas pelas equipas de gestão sénior de agências da WPP e field labs que trabalham projetos de diferentes empresas (exemplos recentes incluem a FOX Networks Group, a Sumol + Compal e a EDP). Os alunos de stream têm acesso automático e prioritário aos Field Labs de Marketing.

Esta stream prepara os alunos para ocuparem posições de destaque na área de Marketing tanto numa agência como lado a lado com o cliente (produção, prestação de serviços e lojistas).
 


Stream de Gestão de Marcas de Luxo
Sob a direção da professora Catherine da Silveira, a stream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium, enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebido para alunos que ambicionam:

1) potencializar as suas competências criativas;
2) explorar diferentes modelos de negócio;
3) ter uma experiência de aprendizagem mais profunda e consistente nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo pPremium.

Este stream permite aprofundar conhecimentos nestas áreas específicas, havendo um foco especial em estratégia de marketing, branding e retalho através de um plano de estudos fixo, que está associado a um projeto final pré-determinado.

O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos destes streams. Estas disciplinas são ministradas por executivos e especialistas internacionais nas áreas de luxo e moda.

Os alunos desenvolvem o work project sob a supervisão de um dos especialistas envolvidos no Seminário de Luxury, em conjunto com o coordenador de Streams, a professora Catherine da Silveira.

Exemplo de temas para work projects: Qual o futuro da área de Luxury na China? Como seria um modelo de negócio português de Luxury? Como deviam as marcas de luxo abordar os desafios ambientais e de responsabilidade social?

​ *É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.
*Os alunos que frequentem os workstreams não o podem combinar com Double Degrees, CEMS, intercâmbio e/ou outra área de especialização
*Os workstrems apenas se encontram disponíveis para os alunos que iniciem os seus estudos e tenham sido aceites no Fall Intake

  • Applied Corporate Finance
  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Auditing
  • Banking
  • Big Data Analysis
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Building Companies Based on Science
  • Business Model Innovation
  • Business Models for Sustainability
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Competitive Strategy: an analytical approach 
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics) 
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Corporate Social Responsibility
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Creating and Managing Entrepreneurial Ventures (Starters Academy)
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Experience and Service Excellence
  • Customer Relationship Management
  • Data Curation 
  • Data Visualization
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurship
  • Evidence-based practices for wellbeing
  • Family Business
  • Financial Crises in History
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Geoeconomics and International Relations
  • Global Supply Chain Management
  • Hospitality Operations
  • Impact Investments
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Integrated Marketing Communications
  • International Events Management
  • International Marketing Strategy
  • International Taxation
  • Introduction to Hospitality Industry
  • Introduction to Programming
  • Leadership and Change Management
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Luxury Seminar
  • Machine Learning   
  • Management Control Systems
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Managerial Accounting
  • Marketing Analytics
  • Marketing Management
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Methods for Applied Business Problems
  • Modeling Managerial Decisions 
  • Negotiation
  • Numerical Methods and MatLab
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Performance and Progress
  • Persuasion and Negotiation
  • Private Equity
  • Product Design and Development
  • Project Management
  • Quality Management
  • Real Estate Finance
  • Revenue Management
  • Sales & Retailing
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Service Management
  • Small Business Management
  • Social Marketing
  • Special Project L'Oreal Brandstorm
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Smart Mobility
  • Talent Development
  • Technology Strategy
  • Value-Based Health Care
  • Venture Simulation
  • WPP Master Class

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

  • Capacidades quantitativas

Aprender a analisar dados.

  • Ética

Pensar acerca de desafios éticos.

  • Ligações corporativas / Internacionalização

Produzir conhecimento sobre o ambiente empresarial e carreiras internacionais.

  • Comunicação e criatividade

Pensar fora da caixa e melhorar a capacidade e as competências de comunicação.

 

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2020/2021 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Work Project

Os alunos devem completar obrigatoriamente um Work Project de mestrado, equivalente a uma dissertação de mestrado. Os alunos podem escolher um dos seguintes projetos para finalizar os seus estudos com distinção.

Directed Research
Um trabalho de investigação original sobre um tema proposto e supervisionado por um professor. Poderá optar por um formato “case study”.

Field Lab
Um projeto de grupo desenvolvido em colaboração com uma instituição pública ou privada sob a supervisão de um professor.

Estágio
Um estágio no qual os alunos desenvolvem um projeto, num formato de resolução de problemas para uma empresa, como forma de responder ao desafio levantado pela organização em causa e sob a supervisão de um professor da Nova SBE. Os alunos podem candidatar-se a estágios disponibilizados pela Nova SBE ou obter um diretamente de uma destas empresas através dos seus contactos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).