Streams em áreas de especialização
A Nova SBE agora tem: Streams de Empreendedorismo, Comunicação Integrada de Marketing, Gestão de Marcas de Luxo e Estratégia.
Estes Streams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Nos primeiros dois semestres, os streams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística, permitindo que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada stream. O terceiro semestre é dedicado ao FIELD LAB Work Project, desenvolvido pelos alunos em cada stream com a supervisão de um especialista na área. Este projeto é denominado de FIELD LAB, na medida em que os alunos formam grupos de trabalho com o objetivo de estudar uma empresa/setor, dedicando-se exclusivamente a este projeto. Os Streams também podem envolver componentes curriculares adicionais como aulas especiais, seminários e atividades que exploram questões atuais e novas tendências na área de cada stream.
Dois exemplos de Streams
A stream em Integrated Marketing Communications [Comunicações Integradas de Marketing] é uma oferta única na área de Marketing.
Combina um conjunto de disciplinas nas quais os alunos desenvolvem as suas competências em Comunicação de Marketing e as aplicam intensivamente em projetos reais. A stream é dada em cooperação com o parceiro WPP, a maior empresa de transformação criativa no mundo, que compreende agências como Grey Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outros).
A stream envolve uma sequência de blocos coesos – disciplinas de Marketing de mestrado, Masterclasses lecionadas pelas equipas de gestão sénior de agências da WPP e field labs que trabalham projetos de diferentes empresas (exemplos recentes incluem a FOX Networks Group, a Sumol + Compal e a EDP). Os alunos de stream têm acesso automático e prioritário aos Field Labs de Marketing.
Esta stream prepara os alunos para ocuparem posições de destaque na área de Marketing tanto numa agência como lado a lado com o cliente (produção, prestação de serviços e lojistas).
Stream de Gestão de Marcas de Luxo
Sob a direção da professora Catherine da Silveira, a stream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium, enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebido para alunos que ambicionam:
1) potencializar as suas competências criativas;
2) explorar diferentes modelos de negócio;
3) ter uma experiência de aprendizagem mais profunda e consistente nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium.
Este stream permite aprofundar conhecimentos nestas áreas específicas, havendo um foco especial em estratégia de marketing, branding e retalho através de um plano de estudos fixo, que está associado a um projeto final pré-determinado.
O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos destes streams. Estas disciplinas são ministradas por executivos e especialistas internacionais nas áreas de luxo e moda.
Os alunos desenvolvem o work project sob a supervisão de um dos especialistas envolvidos no Seminário de Luxury, em conjunto com o coordenador de Streams, a professora Catherine da Silveira.
Exemplo de temas para work projects: Qual o futuro da área de Luxury na China? Como seria um modelo de negócio português de Luxury? Como deviam as marcas de luxo abordar os desafios ambientais e de responsabilidade social?
*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2021/2022 pode estar sujeita a alterações.
*Os alunos que frequentem os workstreams não o podem combinar com Double Degrees, CEMS, intercâmbio e/ou outra área de especialização
*Os workstrems apenas se encontram disponíveis para os alunos que iniciem os seus estudos e tenham sido aceites no Fall Intake