Programas

Mestrado em Gestão

O programa

Mestrado em Gestão

O mestrado em gestão é um programa de três semestres*, concebido para alunos de qualquer área que pretendam ter formação em gestão.

Sobre o Programa:

  • No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), o programa inclui disciplinas centrais da área de gestão, mas também áreas de especialidade, cadeiras optativas, workshops, eventos de carreira (Mastering your Career) e módulos de Skills Accelerator. Desta forma, os alunos podem escolher temas específicos que se adequem, de forma ideal, aos seus objetivos académicos e profissionais. Oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada com a qual pode alinhar a sua formação académica a competências profissionais para que se destaque e seja o melhor naquilo que faz.
  • No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos completam o projeto final de mestrado, que equivale a uma dissertação de mestrado.

*Pode ser necessário realizar um semestre adicional caso realize um intercâmbio.

  • Este programa de Mestrado está aberto a candidatos com um grau de Licenciatura em qualquer área. Recomenda-se fortemente que os candidatos que precisem de reforçar as suas competências quantitativas completem cursos preparatórios antes do início do programa, para garantir que estejam devidamente preparados.
  • É destinado a aqueles que acreditam que a verdadeira mudança acontece quando se consegue mobilizar pessoas e organizações em direção a uma visão mais ampla.
  • Adequado para quem procura a combinação perfeita entre conceitos de gestão e aplicação prática, e que também deseja desenvolver competências humanas e profissionais para obter uma vantagem competitiva no mercado de trabalho.
  • Ideal para indivíduos que pretendem adquirir perspetivas de negócios internacionais, com ligações ao mundo real, tanto dentro como fora da sala de aula.

Estrutura Geral do Programa

Descubra o que este mestrado lhe vai oferecer durante os três semestres na Nova SBE!

Participará em cursos fundamentais que irão desenvolver os seus conhecimentos e competências, proporcionando uma base sólida para os seus estudos. Adicionalmente, poderá escolher entre uma ampla variedade de disciplinas optativas, permitindo-lhe adaptar o currículo aos seus objetivos pessoais. Em conjunto, estes cursos fornecer-lhe-ão os créditos ECTS (European Credit Transfer System) necessários para se graduar.

  • Nova SBE Discovery Week

1.º Semestre (30 ECTS)

  • Disciplinas obrigatórias (divididas entre dois níveis de acordo com o background, standard and advanced levels);
  • Optativas;
  • Módulos Skills Accelerator;
  • Visitas de estudo;
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira –Mastering Your Career
  • Programa de Mentoria;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências;

2.º Semestre (30 ECTS)

  • Disciplinas obrigatórias (divididas entre dois níveis de acordo com o background, standard and advanced levels);
  • Optativas;
  • Módulos Skills Accelerator;
  • Visitas de estudo;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências.
  • Projeto Final;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Programas de Mestrado 2025/26

As candidaturas estão abertas para os seguintes intakes:

• Spring (Fevereiro de 2025): apenas Mestrado em Gestão
• Fall (Setembro de 2025): todos os Programas de Mestrado
• Spring (Fevereiro de 2026): apenas Mestrado em Gestão

Para mais informações, por favor envia e-mail para leadyourfuture@novasbe.pt ou liga para +351 213 801 699.

Conheça as disciplinas Obrigatórias e Optativas

  • Finance

Esta disciplina foca-se nos modelos práticos e teóricos que suportam a análise financeira adequada das decisões de gestão e dá confere aos alunos as ferramentas necessárias para tomar decisões de investimento e financiamento sólidas. Abrange tópicos fundamentais como a análise de demonstrações financeiras, decisões de investimento e financiamento, bem como decisões de distribuição de lucros (nível avançado).

  • Human Resources

Aqui exploramos a dimensão estratégica das pessoas dentro das organizações. Enfatiza a compreensão da importância da gestão de recursos humanos no contexto dos objetivos organizacionais mais amplos, assim como os desafios que os gestores enfrentam na atração, gestão e retenção de talento. Os tópicos principais incluem o recrutamento e seleção de talento, gestão de desempenho, desenvolvimento e envolvimento dos colaboradores, entre outros.

  • Marketing

As disciplinas obrigatórias de Marketing fornecem aos alunos conhecimentos fundamentais sobre princípios e estratégias de marketing. Abrangem tópicos chave, como a compreensão de clientes e mercados, segmentação, definição de público-alvo e posicionamento, decisões relativas ao marketing mix, entre outros. Os alunos aprendem a planear sistematicamente as atividades de marketing para alcançar os objetivos organizacionais.

  • Statistics

As disciplinas de Estatística equipam os alunos com competências quantitativas essenciais para a tomada de decisões baseada em dados. Abrange conceitos estatísticos fundamentais, como estatística descritiva, amostragem, testes de hipóteses, análise de regressão e interpretação de dados. Os alunos aprendem a analisar dados, extrair insights e tomar decisões empresariais informadas com base nos resultados estatísticos.

  • Strategy

Introdução dos alunos aos conceitos e quadros fundamentais da gestão estratégica. Esta disciplina foca-se na compreensão de como as empresas criam e sustentam uma vantagem competitiva, através da formulação e execução de estratégias eficazes, tanto a nível local como internacional. Abrange tópicos como análise competitiva, dinâmicas do setor, estratégias de negócios, corporativas e competitivas, internacionalização e inovação.

 

*Esta informação pode estar sujeita a alterações.

Digital and Data-Drive Business

Entrepreneurship

Financial Management

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Banking
  • Corporate Governance
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Investments
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Private Equity


Marketing 
Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitave Studies
  • Asian Brands
  • Big Data Analysis
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Integrated Marketing Communications
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Marketing Analytics
  • Principles of Shopper Marketing
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Tourism Marketing


Operations Management
Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolva processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Hospitality Operations Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Quality Management
  • Sustainable Operations
  • Technology Strategy


Sports Management
A área de especialização em gestão desportiva tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos, competências, ligações e competências pessoais para construir uma carreira na indústria do desporto. Os alunos beneficiam da nossa experiência de gestão interna de renome mundial e do nosso principal parceiro, a Associação Portuguesa de Futebol, e muitas outras instituições internacionais líderes na área de desporto que oferecem oportunidades de estágio.

  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Sports Projects
  • Big Data Analysis
  • International Events Management
  • Leadership and Change Management
  • persuasion and Negotiation
  • Sports Careers Seminar Series


Strategy and International Business
Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Asian Brands
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce and Metaverse
  • Family Business
  • Geoeconomics and International Relations
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • International Business
  • International Events Management
  • Mental Models for Strategy
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations

 

Sustainability
“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.” (Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

Por forma a garantir a sustentabilidade global ao longo do tempo, a transição verde pretende responder aos desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, mas também à necessidade de mudança por uma transformação económica e social, que integra os três pilares do desenvolvimento sustentável – económico, social e ambiental.

É esse o objetivo desta Área de Especialização, lecionada em parceria com a Nova School of Science and Tecnology (FCT).

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Diversity & Inclusion
  • Energy and Climate change
  • Finance and the transition to net zero
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Performance and Progress
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Social Marketing
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change

*Por favor, tenha em consideração que:
— Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma.
— As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo.
— Algumas disciplinas podem não ser oferecidas todos os anos.
— Esta informação pode estar sujeita a alterações.

Os workstreams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Têm um plano de estudos pré-determinado e podem ser associados a um Trabalho de Projeto final pré-definido. Nos primeiros dois semestres, os workstreams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística. Estes permitem que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada um. O terceiro semestre é dedicado Work Project, desenvolvido pelos alunos em cada workstream com a supervisão de um especialista na área.

 

Os workstreams disponíveis são:

Hospitality & Customer Experience, em parceria com o Westmont Hospitality Group

Os alunos terão oportunidade de participar em aulas, conversas e seminários lecionados e apresentados por docentes e consultores internacionais em Hospitality & Customer Experience, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria e executivos com conhecimento e prática em experiência do consumidor em setores como banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho.

Esta abordagem integrada e inovadora, que combina conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, dará aos alunos um conjunto de competências e ferramentas necessárias para seguir uma carreira ligada à inovação e customer experience em diferentes setores.

Integrated Marketing Communications

Este workstream combina um conjunto de cadeiras em que os alunos desenvolvem as suas competências de comunicação de marketing e as aplicam em projetos reais. O stream é dado em parceria com a WPP, a maior empresa de transformação criativa do mundo, que inclui agências como Gray Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outras).
O plano de estudos fixo fornece acesso direto a cursos específicos, incluindo comunicação integrada de marketing, Marketing Digital, Gestão de Marcas, e outros, sendo uma chave de sucesso para os futuros gestores construírem competências na área das comunicações de marketing e em marketing.
O stream está associado a um projeto de trabalho final pré-estabelecido, neste caso, um marketing lab, a realizar no terceiro semestre, um projeto prático feito em parceria com empresas. Exemplos de empresas envolvidas são Greenvolt, EMMA, Sogrape, CUF Saúde, EDP e Santander. Este projeto poderá envolver uma viagem de scouting ao mercado em estudo, a ser suportado pelas empresas parceiras. Exemplos recentes envolvem países como o Reino Unido, Bélgica e Hungria.
O stream também inclui outras atividades, tais como WPP Stream talks, visitas a empresas, ou aulas exclusivas.
Este stream é apenas oferecido aos alunos que ingressem no Fall Intake, e a sua candidatura acontece aquando da candidatura a mestrado.

Luxury Management

Esta workstream forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebida para alunos com um interesse especial nestes setores.
O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos deste workstream.
Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de interagir com especialistas na área de luxury e fashion (LVMH, Richemont, L'Oréal, Farfetch, entre outras).
No terceiro semestre, os alunos desenvolvem o work project, sob a supervisão de um dos especialistas, para empresas de referência no setor, tais como L’Oreal Luxe, Chanel, Cartier (Richemont), Montblanc (Richemont), Boutique dos Relógios ou Reflaunt (uma startup na área da economia circular em moda).
Empregabilidade: Os alunos da workstream de Luxury trabalham agora para empresas como LVMH, Mytheresa e L’Oreal Luxe, por exemplo.

*Please take note of the following:
— Os alunos que frequentam os workstreams não podem combiná-los com Double Degrees, CEMS, intercâmbio e/ou outras áreas de especialização. Os Double Degrees só podem ser combinados com os seguintes Mestrados: Mestrado em Economia, Mestrado Internacional em Finanças e Mestrado Internacional em Gestão.
— Os workstreams estão disponíveis apenas para alunos que iniciaram os seus estudos e foram aceites no intake de Outono.
— Algumas disciplinas podem não ser oferecidas todos os anos.
— Esta informação pode estar sujeita a alterações.

  • Substituir lista:

     

  • AI Impact on Business
  • Algorithmic governance
  • Applied Corporate Finance
  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Hospitality & CX Innovation
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitative Studies
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Applied Sports Projects
  • Asian Brands
  • Asset Management
  • Auditing
  • Banking
  • Better Marketing for Consumer Wellbeing
  • Big Data Analysis
  • Blockchain fundamentals
  • Brand Management
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Competition Policy
  • Competitive Strategy: an analytical approach
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics)
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Corporate Valuation
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Data Analytics for Finance
  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Derivatives
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • Digital Transformation in Hospitality
  • Diversity & Inclusion
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-commerce and Metaverse
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Economics of Health Systems
  • Energy and Climate change
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Entrepreneurship
  • European Union: Governance and Crises
  • Evidence-based practices for wellbeing
  • Family Business
  • Finance and the transition to net zero
  • Financial Crises in History
  • Financial Statement Analysis
  • Fintech Ventures
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Futures and Options
  • Game Theory
  • Geoeconomics and International Relations
  • Hospitality and CX Innovation Fundamentals
  • Hospitality Expansion & Internationalization
  • Hospitality Operations Management
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Integrated Marketing Communications
  • International Business
  • International Events Management
  • International Marketing Strategy
  • International Tourism Policy
  • Introduction to Hospitality & Tourism Industry
  • Introduction to Programming
  • Investments
  • Leadership and Change Management
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Luxury Management
  • Machine Learning 
  • Management in the Public Sector
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Marketing Analytics
  • Media and Politics
  • Mental Models for Strategy
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Network Analytics
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Organizing for Good in the digital age
  • Performance and Progress
  • Persuasion and Negotiation
  • Pricing Strategies
  • Principles of Shopper Marketing
  • Private Equity
  • Product Design and Development
  • Project Management
  • Quality Management
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Revenue Management
  • Sales & Retailing
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Service Excellence
  • Small Business Management
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Sports Careers Seminar Series
  • Strategic Costing
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategic Planning and Control
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change
  • Talent Development
  • Technology Strategy
  • The Essence of Philanthropy
  • Tourism & Hospitality Consulting
  • Tourism Marketing
  • Value-Based Health Care
  • Venture Simulation
  • Web 3 a new frontier in business and finance
  • Work & Family
  • WPP Master Class

*Esta informação pode estar sujeita a alterações.

Os Skills Accelerator são compostos por 4 áreas. Os alunos devem completar pelo menos 1 módulo de cada área, de acordo com o seu programa de mestrado.

  • Digital
    Tecnologia para Gestão: conceitos, ferramentas e software.
  • Ética
    O conceito de ética e a sua importância na vida (tanto a nível pessoal como profissional). Exposição a desafios éticos e discussões práticas sobre como lidar com os mesmos.
  • Ligações corporativas/internacionalização
     Atividades relacionadas com carreira e mercado de trabalho e organizadas pelo gabinete de carreiras, clubes de alunos ou corpo docente. Dependendo do módulo selecionado, parceiros corporativos e outras empresas poderão ser convidadas a participar. As competências que pode adquirir e/ou acelerar: autoconsciência, colaboração, eficácia do trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas, conhecimento do mercado de trabalho, rede de ex-alunos.
  • Liderança
    Conceitos e dicas de liderança: autoliderança e liderança de outros.

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Como requisito para a obtenção do diploma, os alunos deverão realizar um projeto final (dissertação) no último semestre do mestrado. Há três formatos disponíveis:

Field Lab
Os alunos concentram-se num tema específico ou num tópico de natureza mais aplicada para propor soluções para um problema concreto e real num contexto específico (grupal).

Estágio de Investigação Aplicada
Os alunos desenvolvem soluções para resolver um problema identificável em ambiente empresarial, através de um estágio, relevante para o ciclo de estudos que frequentam.

Directed Research*
Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica, realizando investigação aplicada numa área relevante.

*Este formato é geralmente indicado a quem pretende continuar com os seus estudos num programa de PhD.

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career

(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de Skills Accelerator

30 ECTS
No Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS
É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

Estudar no Estrangeiro

Conclua o seu mestrado em Gestão com uma experiência internacional.

Pode escolher entre um programa de intercâmbio ou um CEMS MIM.

(Requer um semestre adicional)

Master’s Talks

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Participe numa das muitas Master’s Talks que organizamos e saiba tudo sobre este programa, o diretor/a académico/a do mesmo, as equipas que o podem ajudar na sua viagem até à Nova SBE e esclareça quaisquer dúvidas que possa ter.