Programas

CEMS - Mestrado em Gestão Internacional

O Programa

A graduação internacional por excelência

Assenta em valores de excelência e rigor e prepara os líderes do futuro para terem um contributo fundamental naquele que se pretende um mundo mais livre, sustentável e inclusivo.

Características com mais destaque do programa:

  • O conhecimento académico, a abordagem corporativa e a responsabilidade social de uma aliança composta por 33 escolas de gestão de topo, mais de 70 empresas multinacionais e ONG.
  • Uma experiência de aprendizagem unicamente diversificada e rica ao estudar com mais de 12 000 colegas de todos os cantos do mundo.
  • Acesso a uma rede internacional única durante o percurso académico e mesmo depois de se ter a graduado.

2.º ANO CURRICULAR CEMS MIM

1.º Semestre | Nova SBE ou Escola Parceira | ago - dez

3 ECTS
Block Seminar

30 ECTS
Global Strategy e outras disciplinas CEMS

1 ECTS
Seminários de Business Communication Skill 

Formação e avaliação contínua de línguas.
 

2.º Semestre | Escola Parceira ou Nova SBE | fev - jun

1 ECTS
Seminário de Responsible Global Leadership

15 ECTS
Global Management Practice e outras disciplinas CEMS 

15 ECTS
Business Project

1 ECTS
Skill Seminars

Formação e avaliação contínua de línguas
 

3.º Semestre | Estágio Internacional

Mínimo de oito semanas.
Em qualquer momento durante o ano da graduação.

Além das disciplinas obrigatórias, os alunos são encorajados a personalizar e a enriquecer o percurso curricular através do plano de disciplinas optativas, exclusivas e optativas livres.

As disciplinas obrigatórias são exclusivas para alunos CEMS: uma seleção das melhores disciplinas do portfolio de Mestrado NovaSBE.

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2019/2020 pode estar sujeita a alterações.

Exemplos de disciplinas optativas CEMS MIM recentes na Nova SBE:

  • Banking
  • Brand Management
  • Corporate Social Responsibility
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Doing Business in China
  • Entrepreneurship
  • Fintech Ventures
  • Global Supply Chain Management
  • Introduction to Programming
  • Leadership Insights (exclusiva ao CEMS)
  • Luxury Marketing and Management
  • Negotiation Strategy (exclusiva ao CEMS)
  • Positive Organizations
  • Social Impact Investment (exclusiva ao CEMS)
  • Venture Simulation

* É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2019/2020 pode estar sujeita a alterações.

Existem três tipos principais de seminários no CEMS MIM:

Block Seminar
Os Block Seminars são oferecidos no início do primeiro semestre e consistem numa semana cultural e academicamente muito intensa. Na Nova SBE, os Block Seminars focam-se em high performance innovation.

  • From Creativity to Innovation
  • High Impact Innovation
  • High Performance Innovation
     

Skill Seminars

Skill Seminars são seminários de formação orientados para a aquisição de competências práticas (decorrem normalmente durante um dia inteiro), organizados pela escola e seus parceiros. Estes seminários são essenciais para iniciar uma carreira profissional de sucesso. Na Nova SBE, os mais recentes foram:

  • “Competitive Pricing Simulation Game - Volume or Profit - or Both?” powered by Simon-Kucher
  • “Let's Enter a New Market - In a Sustainable Way” powered by H&M
  • “P&G Case Challenge – Data-centric Marketing and Sales in FMCG” powered by Procter & Gamble
  • “Leading your Life” powered by the Handel Group, empresa de consultoria executiva e coaching
  • “How to be Remarkable by Helping Others Being Remarkable” powered by Google
  • “Exploring Anti-Corruption, Anti-Trust & HSE Code of Conduct” por Xavier le Mintier

 

Global Citizenship Seminar

Seminário de Global Citizenship Leadership é um seminário de dois dias que ocorre no início do segundo semestre. O seminário reúne representantes de parceiros institucionais ou sociais, professores e alunos, e faculta uma experiência de aprendizagem empírica.

O CEMS MIM é um programa concebido para alunos multilingues e multiculturais, que pretendem ter uma carreira profissional no estrangeiro, onde poderão interagir com pessoas de diferentes nacionalidades e culturas, pelo que a proficiência em línguas é muito valorizada.

Requisitos de admissão

Os candidatos devem facultar um dos seguintes certificados como prova de conhecimento em inglês, no momento de candidatura:

  • TOEFL iBT classificação mínima –100
  • IELTS Academic classificação mínima – 7.0
  • CPE classificação mínima C
  • CAE classificação mínima B
  • BEC Higher classificação mínima B
  • Ter sido aprovado num dos exames de Inglês acreditado pelo CEMS
  • A-level GCSE emitido em Singapura
  • Curso universitário lecionado por completo em inglês e validado pelo gabinete CEMS.
     

Requisitos de Graduação

Os alunos CEMS MIM terão de ter um comprovativo do nível seguinte do seu segundo e terceiro idioma:

  • Uma língua CEMS: língua-mãe ou nível de proficiência oral B2 + nível escrito B1;
  • Qualquer outra língua: língua-mãe ou nível elementar de um curso de línguas ou exame de um instituto de línguas.

As línguas CEMS são: Árabe, bengali, cantonês, checo, dinamarquês, holandês / africâner, farsi / tadjique, finlandês, francês, alemão, grego, hebraico, hindi / urdu, húngaro, indonésio / malaio, irlandês, italiano, japonês, coreano, mandarim, norueguês, polaco, português, romeno, russo, servo-croata (bósnio, croata, sérvio e montenegrino), espanhol, sueco, tagalo, tâmil, tailandês, turco e vietnamita.

O requisito de terceira língua pode ser preenchido por uma das duas opções:

  • Cursos introdutórios / elementares de pelo menos 60 horas de contato numa escola CEMS ou de um instituto cultural reconhecido pelo CEMS, como o '' Goethe Institute '' ou a '' Alliance Française '';
  • Exames comerciais de línguas de nível mínimo B1 de uma escola CEMS ou de um instituto cultural reconhecido pelo CEMS, como o '' Goethe Institute '' ou '' Alliance Française ''.

Para o requisito da terceira língua, os alunos do CEMS são encorajados a sair da sua zona de conforto.

O CEMS usa o Quadro Europeu Comum de Referência (QECR) para comparar a proficiência em línguas. Existem seis níveis na escala, onde os níveis C2 e C1 descrevem um usuário proficiente, os níveis B2 e B1 um usuário intermediário e os níveis A2 e A1 um usuário básico.

Os Business Projects são uma componente curricular obrigatória do CEMS MIM e cada uma das 33 escolas da Aliança CEMS os disponibilizam no 2.º semestre. São concebidos para serem verdadeiras experiências de aprendizagem para equipas de alunos internacionais, que se propõem a solucionar desafios propostos por empresas com a supervisão de um representante da mesma e um professor. O Business Project tem 15 ECTS e representa metade do volume de trabalho dos alunos no 2.º semestre na Nova SBE (de fevereiro a maio).

São exemplos recentes de Business Projects do programa CEMS MIM na Nova SBE:

  • BNP Paribas – “Social Participatory Budget and Actions across BNP Paribas Entities in Portugal” (2019)
  • Daimler – “How Might Lab1886 Establish a Holistic and Scalable Best Fit Model Providing Mobility Solutions for Future Smart Cities and their Residents?” (2019) – Selected by Daimler as one of the top BP Team to present to Lab1886 Top Management at “Lab1886 Experience Days" in Stuttgart
  • EDP – “Shareholder Activism during a Takeover Bid” – Finalist (top 5) in the CEMS Alliance Best Business Projects Award in 2019
  • Millennium bcp – “Blockchain Technology for Banks – The Use Case of Millennium bcp” (2019)
  • McKinsey & Company - “Speed Up! – How to Reskill and Educate to Keep Up with the Future of Work” (2019)
  • UNICEF – “How to Re-position the Brand UNICEF in Portugal to Achieve the Envisioned Fundraising Goals & Objectives?” (2018)