O Project-Based Learning (PBL) é uma experiência única de aprendizagem. Esta vertente permite que os alunos trabalhem num desafio baseado em dados, inserido num contexto concreto, desde o início do programa, no qual podem aplicar os seus conhecimentos e ferramentas à medida que os adquirem na sala de aula e com a ajuda de uma equipa de mentores.
Os alunos vão também aprender e crescer com organizações parceiras por terem de fazer a ponte entre o desafio de negócio e a solução baseada em ciência de dados. Esta experiência é desenhada para alunos que pretendem criar e executar ferramentas de curadoria de dados e desenvolver as suas competências técnicas.
Os alunos farão parte de uma equipa interdisciplinar à qual será designada um projeto específico de ciência de dados, com duração de 12 meses (dois semestres). No terceiro semestre, os alunos serão convidados a desenvolver os projetos através das suas dissertações de mestrado.
Critérios de seleção
1.º PASSO – Nota de avaliação do questionário técnico: um questionário a realizar durante o T1, que avalia as competências dos alunos em estatística e programação;
2.º PASSO – Nota de avaliação da disciplina optativa "Project Scoping": nota intermédia/final da disciplina. Dado que esta não é obrigatória, caso queira candidatar-se ao Project-Based Learning terá de se inscrever neste curso no T1;
3.º PASSO – Competências transversais e entrevista (caso seja necessário).
Vantagens para os alunos
- Ganhe 12-18 meses de experiência profissional numa organização data-driven;
- Desenvolva as suas competências através de um desafio concreto baseado em dados;
- Aprenda com os seus colegas, colaboradores da organização e mentores;
- Descubra como pode utilizar a análise de dados para solucionar importantes problemas sociais;
- Aumente as suas hipóteses de contratação e a sua rede criando, desde cedo, ligações com o mercado.
Como funciona
- Cada projeto será desenvolvido por uma equipa de três a cinco alunos de mestrado, de diferentes backgrounds, durante 12 meses;
- Cada equipa será apoiada por um data science mentor – um profissional com elevada experiência e forte domínio técnico, que ajudará a fundamentar as principais decisões da equipa;
- Cada equipa será, também, apoiada por um Business & Management Mentor (PM)/tradutor– um profissional com elevada experiência e conhecimento sólido em desenvolvimento de projetos técnicos;
- Os projetos de ciência de dados serão desenvolvidos juntamente com uma organização parceira (empresa/ONG/agência governamental), que partilhará um desafio que terá de ser resolvido pela equipa através de ciência de dados.
Exemplos de possíveis desafios baseados em dados
- Identificar crianças em risco de não serem vacinadas a fim de melhorar as taxas de vacinação (saúde);
- Desenvolver uma abordagem com base em análise de dados para uma gestão sustentável do turismo (turismo);
- Prever o desemprego de longa duração para reinserir pessoas no mercado de trabalho de forma mais eficaz (emprego);
- Prever o risco de incumprimento de crédito no setor bancário (banca);
- Reduzir a corrupção nos processos de compras públicas (transparência governamental);
- Melhorar a resposta das equipas de emergência a acidentes de trânsito para otimizar a segurança (transportes).
*Os projetos disponíveis para o período de 2023/2024 serão partilhados com os alunos no início do programa.