Ações que impactam

O que temos estado a fazer?

Promovemos e fomentamos uma formação que tem como objetivo uma liderança positiva. Inspiramos as pessoas relativamente ao progresso social através da partilha de conhecimento e ao juntar forças com os nosso principais parceiros. Os nossos projetos refletem a nossa ambição em ter um impacto significativo em cada pessoa que alcançamos e na sociedade em geral. Passo a passo, estamos a dar um contributo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja os nossos Projetos.

Parceiros em nome do progresso
Juntar forças

Parceiros em nome do progresso

Colaboramos com diferentes parceiros nos nossos projetos, como a Fundação Calouste Gulbenkian, a Fundação Amélia de Mello, a Randstad e Rui Diniz. O Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center também colabora com vários clubes e associações da Nova SBE como o GreenNova, o Nova Social Consulting, o Nova Junior Consulting e a Nova Students’ Union (Nova SU).

Os nossos Projetos

O Inclusive Communiy Forum (ICF) é uma rede e plataforma de co-criação que visa abordar a inclusão de pessoas com deficiência em Portugal durante 5 anos. Ele é desenvolvido por uma equipa dedicada do LFI, usando a nossa “metodologia Wavemaking”, que segue um processo de aceleração vertical, em paralelo com uma abordagem multi-stakeholder.

Reúne os beneficiários-alvo, estudantes, académicos, ONGs, empresas e a sociedade em geral, para co-criar novas ideias para este desafio social, pilotar e dimensionar novas soluções e desenvolver e comunicar as melhores práticas.

A cada três semestres, o ICF identifica um tema central para a promoção de uma comunidade mais inclusiva. Em 2018 o tema era Emprego e agora estamos a começar a abordar a Educação.

Pode saber mais sobre este projeto em http://www.icf.novasbe.pt/.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

 

A Academy of Purpose tem como objetivo inspirar e fomentar o desenvolvimento pessoal do aluno, ao mesmo tempo em que promove o contato direto com modelos que têm um claro senso de propósito e que podem compartilhar sua experiência, impacto e visões do futuro. A Academy inclui três iniciativas:

Purpose Takeovers - Momentos inspiradores através dos quais a comunidade da Nova SBE se reúne para ouvir convidados surpreendentes e de tirar o fôlego que compartilham as suas experiências significativas;

Social Impact Talks - Conversas poderosas de gestores e empreendedores internacionais capazes de combinar progresso com desempenho

Resilient Leaders - Entrevistas pessoais para indivíduos que foram capazes de superar grandes desafios ou eventos traumáticos e perseguir seus sonhos ou um propósito maior.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

A Nova SBE Impact Experience é responsável pela missão da escola de ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talentos e conhecimentos que impactam o mundo. Produz o Relatório de Impacto anual, ao mesmo tempo que envolve a comunidade para promover o impacto social, concentrando-se na avaliação do impacto e na ativação do impacto.

Clarifica a estratégia da Escola na comunidade, contribuindo para um maior envolvimento e impacto alinhados com os ODS, tornando a Nova SBE responsável pelo impacto que gera.

Do ponto de vista dos alunos, contabiliza e integra todas as oportunidades na área social de que os alunos possam participar, incluindo aulas, estágios sociais, voluntariado e iniciativas de empreendedorismo social.

Para mais informações, por favor contacte socialimpactexperience@novasbe.pt.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:


O Leadership Observatory é um projeto de pesquisa que começou em 2018/2019 e irá identificar, entrevistar e estudar líderes sobre suas visões de natureza social, empresarial, pessoal e de capital humano.

Sob a orientação acadêmica do professor Miguel Pina e Cunha (PhD) e da professora Filipa Castanheira (PhD), e coordenado por Tomé Salgueiro (aluno de Phd e investigador), este projeto destacará as melhores práticas e tendências de liderança em um Relatório Anual, atuando como um baliza para os líderes presentes e futuros.

O piloto centrar-se-á nos agentes de nível C que trabalham atualmente em Portugal e que alcançaram sucesso profissional e que fomentaram o desenvolvimento da sociedade nas suas muitas abordagens: diversidade e bem-estar no local de trabalho, cuidados ambientais, pobreza ou diferentes preocupações sociais. O atual piloto também conta com a participação do INSPER (Instituto de Educação e Pesquisa - São Paulo, Brasil) como seu primeiro principal parceiro em um esforço de pesquisa que visa expandir-se internacionalmente, possibilitando futuras comparações transculturais.

O Leadership & Society Forum é uma das muitas atividades promovidas pela Cátedra Fundação Amélia de Mello em Liderança. O Fórum anual visa envolver acadêmicos, profissionais e a sociedade em geral, reunindo-os em uma discussão ambiciosa focada nos tópicos mais importantes e debatidos da sociedade contemporânea.

Em 2018 o evento focou-se em Paradoxo e Pluralidade e recebeu como guest speakers os convidados Wendy Smith, Linda Putnam e Charles Hampden Turner. Para o programa completo clique aqui

A 24 de maio de 2019 o tema será Paradoxo e Sustentabilidade. Guarde a data!

Mestrado em Impact Ventures (Previsão 2019/2020), Fundação Calouste Gulbenkian Cátedra em Economia de Impacto

Programa focado no projeto, planeado para começar em 2019/2020, onde os alunos vão desenvolver o seu próprio empreendimento com impacto. Este Mestrado permite um compromisso com o Impacto Social, em conjunto com o Empreendedorismo e a possibilidade de fazer uma tese prática, permitindo a obtenção de um diploma acadêmico, além de ter uma experiência prática. Os alunos receberão um Diploma em Venture Builder quando não concluírem o seu projeto de trabalho.

Programa Executivo de Mudanças de Paradigmas, Fundação Calouste Gulbenkian 

Cátedra em Economia de Impacto

Programa de treino de executivos de 3 dias para participantes em cargos de nível C, de organizações que procuram formas de ter um impacto social positivo. Os participantes discutirão possíveis caminhos que as organizações podem seguir para abordar os problemas da sociedade.

Excursões de Estudo Social

(em andamento)Estudantes de universidades parceiras irão conhecer o ecossistema de empreendedorismo social de Cascais e Lisboa, aprendendo com os melhores exemplos de inovação social na área.

Fundação Calouste Gulbenkian Cátedra em Economia de Impacto - a atribuir

Fundação Amélia de Mello Cátedra em Liderança atribuída ao professor Miguel Pina e Cunha

Fundação La Caixa Cátedra em Inteligência de Impacto – a atribuir

European Network for the Advancement of Business and Landscape Education (ENABLE)

Projecto de parceria co-financiado pelo programa Erasmus+ da UE. Centra-se no problema societal da degradação da terra e desenvolve programas e atividades educacionais num cenário de gestão integrada, baseado em modelos de negócios sustentáveis. https://www.rsm.nl/enable/about-us/

International Security Management Knowledge (IMS-KA)

Projecto de parceria co-financiado pelo programa Erasmus+ da UE. Centra-se no problema societal de ameaças à segurança e defesa e desenvolve programas educacionais e atividades sobre gestão de segurança internacional. https://www.ism-ka.eu/

Os Alumni orientados para o Impacto da NOVA SBE são uma rede de ex-alunos da Nova SBE que estão envolvidos em iniciativas de impacto social ou iniciaram empresas sociais ou trabalham para organizações que “do well and do good”.

Objetivos:

1. Criar uma rede internacional de profissionais apaixonados por criar impacto social e trabalhar por uma sociedade melhor, ajudando-os a desenvolver os seus laços;

2. Partilhar oportunidades de impacto como estágios, empregos ou ofertas de voluntariado disponibilizadas por qualquer tipo de organização alinhada com os valores do grupo (Empresas Sociais, Investidores de Impacto, Organizações Sem Fins Lucrativos, Empresas, Administrações Públicas, Organizações Internacionais de Desenvolvimento e outras). ;

3. Joga como uma plataforma para a inspiração e desenvolvimento de oportunidades de impacto social de qualquer tipo (Iniciativas Locais, Iniciativas de Empresas Sociais, etc)

Este grupo reuniu-se cara a cara pela primeira vez em janeiro de 2018, para partilhar histórias inspiradoras entre si, aprender mais sobre o setor social e as várias iniciativas do centro de Liderança para Impacto.

Se é um ex-aluno da Nova SBE e gostaria de fazer parte desta rede, registe-se aqui.

10 Summer School

Status: COMPLETADO - 2 a 11 de julho de 2018

A Nova SBE Summer School The Lisbon Experience: Entrepreneurship & Social Innovation: pretende ser um exercício de imersão no qual os alunos poderão experimentar a excelência académica do corpo docente da Nova SBE e do ecossistema empreendedor de Lisboa e Cascais.

Durante 10 dias intensivos, a escola de verão oferece uma mistura de master classes, viagens de campo e oficinas em torno de três temas: empreendedorismo, inovação social e liderança responsável. Através do aprendizado de ação, os participantes terão aulas com o corpo docente da Nova SBE, conhecerão empreendedores e investidores, trabalharão em desafios reais e aproveitarão a vibrante experiência de verão em Lisboa / Cascais.

Metas de aprendizagem:

• Compreender o processo empreendedor, com base em casos reais;

• Aplicar métodos de inovação para abordar os desafios sociais atuais;

• Realizar o potencial de liderança do aluno como empreendedor;

• Compreender o ecossistema empreendedor específico de Lisboa;

• Fazer escolhas sensatas sobre a sua futura educação e carreira

Status: terminado em janeiro de 2018

O CEMS é uma Aliança Global das 31 principais escolas de negócios, mais de 70 empresas multinacionais e 7 ONGs que juntas oferecem o CEMS MIM, Master’s in International Management.

O Responsible Global Leadership Challenge (Desafio de Liderança Global Responsável) foi um seminário de dois dias que reuniu representantes de parceiros corporativos e sociais, professores e estudantes do CEMS, para uma oportunidade de aprendizagem experiencial.

Os alunos do CEMS tiveram a oportunidade de explorar a responsabilidade pessoal no contexto de ser um futuro líder / gestor, começando a compreender melhor os seus valores pessoais, o seu impacto na tomada de decisões e como isso, por sua vez, afeta outras pessoas e a sociedade.

Estado: concluído em abril 2018 

Este programa foi desenvolvido em conjunto com a reitoria da Universidade Nova. Por um lado, tinha como objetivo promover a formação em 4 universidades africanas para que pudessem responder melhor a desafios sociais e económicos dos locais onde estão inseridas. Por outro lado, tinha em vista a promoção de desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva. 

Participaram 32 membros do corpo docente de 4 universidades africanas parceiras — Universidade Agostinho Neto (Luanda), Universidade Katyavala Bwila (Benguela), a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) e a Universidade Lúrio (Nampula) — de 4 áreas de conhecimento: Economia, Ciências Sociais, Saúde e Engenharia. 
 

Testemunhos de estudantes:

“A experiência em empreendedorismo social tem sido fantástica e será partilhada com os meus estudantes e colegas através de seminários.”

Fidel Bilika, Universidade Lúrio (2018) 

O programa Social Leapfrog é um programa de capacitação customizado para 10 organizações sociais híbridas, com a duração de 3 anos, que tem por objetivo ajudar as organizações a “dar um salto” a nível de impacto e de sustentabilidade, envolvendo toda a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores, staff e parceiros).

O ano de 2019 marca o início do piloto do Social Leapfrog para o qual 8 organizações já foram selecionadas: A Barragem, Ajuda de Mãe, Associação Alzheimer Portugal, Biovilla, Cercica, Restaurante Mezze, Semear e Wave by Wave. A fase de diagnóstico terminou em maio de 2019, em parceria com o clube de alunos Nova Junior Consulting, a sociedade de advogados VdA e a consultora PwC. A fase de implementação irá ter início em setembro de 2019 e as organizações poderão beneficiar de teses de mestrado, cadeiras de mestrado, programas de formação de executivos, mentoria, coaching, e outros serviços oferecidos pela comunidade Nova SBE.

Este programa enquadra-se na recente parceria com o BPI e a Fundação “la Caixa”, a Iniciativa para a Equidade Social, que visa impulsionar o setor social em Portugal com uma visão de longo prazo.

Mais informações: social.leapfrog@novasbe.pt