Ações que impactam

Que temos estado a fazer?

Promovemos e fomentamos uma formação que tem como objetivo uma liderança positiva. Inspiramos as pessoas relativamente ao progresso social através da partilha de conhecimento e ao juntar forças com os nosso principais parceiros. Os nossos projetos refletem a nossa ambição em ter um impacto significativo em cada pessoa que alcançamos e na sociedade em geral. Passo a passo, estamos a dar um contributo para atingir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.

Veja os nossos projetos.

Parceiros em nome do progresso
Juntar forças

Parceiros em nome do progresso

Colaboramos com diferentes parceiros nos nossos projetos, como Fundação Calouste Gulbenkian, Fundação Amélia de Mello, Randstad e Rui Diniz. O Nova SBE Leadership for Impact Knowledge Center também colabora com vários clubes e associações da Nova SBE como o oikos Lisbon, o Nova Social Consulting, o Nova Junior Consulting e a Nova SBE Students’ Union (Nova SU).

Os nossos projetos em curso

O Inclusive Communiy Forum (ICF) é uma iniciativa dedicada à vida das pessoas com deficiência que tem como objetivo promover uma comunidade mais inclusiva.

O ICF pretende construir uma rede composta por todos os que intervêm na vida das pessoas com deficiência, desafiando-os a ter um papel ativo na cocriação de soluções que sejam resposta aos maiores desafios para a inclusão. Desta forma, o ICF reúne as pessoas com deficiência, as suas famílias e amigos, os alunos, académicos e staff da Nova SBE, as IPSS na área da deficiência, as empresas, as escolas, e pessoas da comunidade em geral, para cocriar novas soluções para estes desafios sociais.

Por sua vez, as soluções cocriadas são testadas em projetos piloto, assegurando-se a sua sustentabilidade e escala no pós-piloto, a sua comunicação e a divulgação de boas práticas.

Dada a dimensão e complexidade do tema em questão, o ICF identificou dois temas centrais para a promoção de uma comunidade mais inclusiva: a Empregabilidade e a Educação das pessoas com deficiência.

Pode saber mais sobre este projeto em https://www2.novasbe.unl.pt/pt/icf.

Equipa:

  • Isabel Almeida e Brito
  • Frederico Oliveira Pinto
  • Margarida Castro Caldas
  • Maria Castro e Almeida

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

 

 

O programa Social Leapfrog é um programa de reflexão e capacitação customizado para organizações sociais híbridas. Com a duração de três anos, tem como objetivo ajudar as organizações a “dar um salto” no que diz respeito a impacto e sustentabilidade. O programa pretende envolver toda a comunidade da Nova SBE (alunos, alumni, professores, staff e parceiros) através de projetos com alunos (dissertações de mestrado, clubes de alunos e estágios pro bono), formação tradicional da escola (cadeiras de mestrado e programas da Nova SBE Executive Education), programas de mentoria e coachingworkshops com docentes da escola, entre outros.

A edição-piloto teve início em 2019 e conta com sete organizações sociais da Área Metropolitana de Lisboa: A Barragem, Ajuda de Mãe, Alzheimer Portugal, Biovilla, Cercica, Mezze e Semear. Já a segunda edição está a iniciar a fase de experiência com nove organizações de diferentes partes do país. São estas:   Aria, Arcil, Associação Salvador, CECD, Centro Social de Soutelo, CRESCER, Fundação Dr. José Lourenço Júnior, Just a Change, U.Dream, Vila com Vida. Saiba mais aqui.

Este programa enquadra-se na parceria entre a Nova SBE, a Fundação “la Caixa” e o BPI, a Iniciativa para Equidade Social, que visa impulsionar o setor social em Portugal a longo prazo. Saiba mais aqui.

Para mais informações, por favor envie um e-mail para social.leapfrog@novasbe.pt.

Equipa:

  • Carmen Lages
  • Talita Feliciano
  • Inês Rola Pereira

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

8- Decent Work and Economic Growth

16 – Peace, Justice and Strong Institutions

17 – Partnerships for the Goals

O Observatório de Liderança e Bem Estar é um projeto de investigação com início em 2018/2019 com o objectivo de estudar líderes sobre suas visões de natureza social, empresarial, pessoal e de capital humano. Esse estudo preliminar deu origem ao Relatório de Liderança 2020.

Atualmente, a actividade do Observatório está sob a orientação académica da Professora Filipa Castanheira e do Professor Pedro Neves que desenvolvem um estudo sobre Technostress, um efeito eminente da dependência da tecnologia no desenvolvimento da atividade laboral que tem impacto negativo sobre a performance e a qualidade de vida dos recursos humanos das organizações. 

Equipa:

  • Filipa Castanheira
  • Pedro Neves
  • Inês Dias da Silva

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados: 

3 - Saúde e bem estar 

8 – Trabalho decente e crescimento económico.

A missão do Centro é fazer avançar e dissiminar conhecimento em paradoxos e pluralidade, não só dentro das organizações, mas na sociedade em geral, para proteger o pluralismo, a diversidade e a democracia contra as forças que dividem, polarizam  e impedem o diálogo. 

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação Horizon 2020 da União Europeia.

Conheça melhor o centro no sua página online:  https://www.paradoxandorganization.com/

Equipa:

  • Miguel Pina e Cunha
  • Aníbal Lopez

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

4- Quality Education

8- Decent Work and Economic Growth

10- Reduced Inequalities

16 – Peace, Justice and Strong Institutions

Programa de três dias para executivos, desenhado pela Nova SBE e pela Fundação Calouste Gulbenkian, para apoiar executivos na transformação de seus negócios na ótica da sustentabilidade

Parceria: Calouste Gulbenkian Foundation

Saiba mais aqui.

Equipa:

  • Pedro Oliveira
  • Rita Aragão Ramos

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados: 4 , 8,12 e 17

Um programa intensivo de formação de executivos sobre o contexto e a liderança das organizações sociais, de modo a apoiar o sector social e capacitar os profissionais de negócios a desempenharem funções não executivas em organizações.

Parceria: Fundação “la Caixa” e o BPI

Saiba mais aqui

Equipa:

  • Miguel Alves Martins
  • Rita Aragão Ramos
  • Rita Diniz

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados: 4 and 17

Um programa concebido para estudantes que desejam criar a sua própria empresa social ou desenvolver um projecto de inovação social dentro da organização para a qual trabalham, utilizando uma abordagem prática para melhor preparar futuros agentes de mudança para os crescentes desafios da sociedade.

Parceiro: Fundação Calouste Gulbenkian

Mais informações, clique aqui.

Equipa:

  • Pedro Oliveira
  • Rita Nascimento
  • Rita Aragão Ramos

 

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados: 4 e 17

Fundação Calouste Gulbenkian Cátedra em Economia de Impacto atribuída ao Professor Pedro Oliveira

Fundação Amélia de Mello Cátedra em Liderança atribuída ao Professor Miguel Pina e Cunha

Cátedra do Espaço Europeu da Investigação (ERA – European Research Area) em Inovação Social atribuída à Professora Anne-Laure Fayard

Nossos projetos finalizados

Este estudo forneceu um mapa sistemático de metodologias de avaliação de impacto e uma análise retrospectiva da história e impacto dos "Prémios de Solidariedade BPI" nas partes interessadas entre 2010 e 2018.

Parceiro: BPI | Fundação “La Caixa”

Para mais informações, contactar: lfi@novasbe.pt

A memória empresarial mergulha na história do trabalho, das organizações e da economia. Dos arquivos empresariais do maior grupo económico português do século XX, há lições importantes para ajudar a preparar o caminho para futuras organizações, locais de trabalho e economias. O objectivo deste projeto é trazer estas lições à luz e permitir o acesso à academia, aos profissionais e à sociedade como um todo.

Parceiro: Fundação Amélia de Mello

Equipa:

  • Álvaro Ferreira da Silva
  • Inês Dias da Silva

Para mais informações, contactar: lfi@novasbe.pt

Projeto de parceria co-financiado pelo programa Erasmus+ da UE. Centra-se no problema societal da degradação da terra e desenvolve programas e atividades educacionais num cenário de gestão integrada, baseado em modelos de negócios sustentáveis. 

https://www.rsm.nl/enable/about-us/

A Academy of Purpose tem como objetivo inspirar e fomentar o desenvolvimento pessoal do aluno, ao mesmo tempo em que promove o contato direto com modelos que têm um claro senso de propósito e que podem compartilhar sua experiência, impacto e visões do futuro. A Academy inclui três iniciativas:

Purpose Takeovers - Momentos inspiradores através dos quais a comunidade da Nova SBE se reúne para ouvir convidados surpreendentes e de tirar o fôlego que compartilham as suas experiências significativas;

Social Impact Talks - Conversas poderosas de gestores e empreendedores internacionais capazes de combinar progresso com desempenho

Resilient Leaders - Entrevistas pessoais para indivíduos que foram capazes de superar grandes desafios ou eventos traumáticos e perseguir seus sonhos ou um propósito maior.

Para mais informações, contactar lfi@novasbe.pt.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

4 – Quality Education

Um campo de treino digital intensivo de 2 dias que teve lugar em Junho de 2020, no qual estudantes e mentores se juntaram para resolver os desafios específicos de gestão enfrentados pelas organizações sociais participantes em resultado da pandemia. Contou com a participação de 28 estudantes, 7 mentores, 7 organizações sociais e 2 membros do corpo docente. Este evento foi organizado pelo Role to Play, Impact Experience e o programa Social Leapfrog com o apoio de dois alunos de mestrado e um ex-aluno.

Para mais informações, por favor contacte roletoplay@novasbe.pt.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

16 – Peace, Justice and Strong Institutions

A Nova SBE Impact Experience é responsável pela missão da escola de ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talentos e conhecimentos que impactam o mundo. Produz o Relatório de Impacto anual, ao mesmo tempo que envolve a comunidade para promover o impacto social, concentrando-se na avaliação do impacto e na ativação do impacto.

Clarifica a estratégia da Escola na comunidade, contribuindo para um maior envolvimento e impacto alinhados com os ODS, tornando a Nova SBE responsável pelo impacto que gera.

Do ponto de vista dos alunos, contabiliza e integra todas as oportunidades na área social de que os alunos possam participar, incluindo aulas, estágios sociais, voluntariado e iniciativas de empreendedorismo social.

Após o sucesso desta iniciativa, o projeto passou para a coordenação do Role to Play.

Para mais informações, por favor contacte roletoplay@novasbe.pt.

Objetivos de Desenvolvimento Sustentável abordados:

16 – Peace, Justice and Strong Institutions

Os Alumni orientados para o Impacto da NOVA SBE são uma rede de ex-alunos da Nova SBE que estão envolvidos em iniciativas de impacto social ou iniciaram empresas sociais ou trabalham para organizações que “do well and do good”.

Objetivos:

1. Criar uma rede internacional de profissionais apaixonados por criar impacto social e trabalhar por uma sociedade melhor, ajudando-os a desenvolver os seus laços;

2. Partilhar oportunidades de impacto como estágios, empregos ou ofertas de voluntariado disponibilizadas por qualquer tipo de organização alinhada com os valores do grupo (Empresas Sociais, Investidores de Impacto, Organizações Sem Fins Lucrativos, Empresas, Administrações Públicas, Organizações Internacionais de Desenvolvimento e outras). ;

3. Joga como uma plataforma para a inspiração e desenvolvimento de oportunidades de impacto social de qualquer tipo (Iniciativas Locais, Iniciativas de Empresas Sociais, etc)

Este grupo reuniu-se cara a cara pela primeira vez em janeiro de 2018, para partilhar histórias inspiradoras entre si, aprender mais sobre o setor social e as várias iniciativas do centro de Liderança para Impacto.

Assim como o Social Impact Experience,  esta iniciativa agora faz parte do Role to Play.

Para mais informações, por favor contacte roletoplay@novasbe.pt.

As Social Impact Talks foram dedicadas a inspirar e difundir ideias através de poderosas conversas de gestores/as e empresários/as que são capazes de conduzir um impacto real através das suas experiências profissionais ou pessoais.

Esta iniciativa visou fomentar a aprendizagem, fornecendo exemplos de vida e inspirando futuros líderes, nomeadamente aos alunos do Mestrado da Nova SBE. O projecto visou também reunir importantes materiais de investigação a partir de entrevistas conduzidas pelo corpo docente.

Organizado pelo Leadership for Impact Knowledge Center, as Palestras de Impacto Social tiveram lugar mensalmente no Campus de Carcavelos da Nova SBE e foram abertas a estudantes e ao público em geral. Durante 1h30m, um convidado dava uma palestra centrada no impacto com base na sua experiência e depois interagia com o público através de perguntas e respostas.

Para mais informações, contactar: lfi@novasbe.pt

Projecto de parceria co-financiado pelo programa Erasmus+ da UE. Centra-se no problema societal de ameaças à segurança e defesa e desenvolve programas educacionais e atividades sobre gestão de segurança internacional.

https://www.ism-ka.eu/

A Nova SBE Summer School The Lisbon Experience: Entrepreneurship & Social Innovation: foi um exercício de imersão no qual os alunos puderam experimentar a excelência académica do corpo docente da Nova SBE e do ecossistema empreendedor de Lisboa e Cascais.

Durante dez dias intensivos, a escola de verão ofereceu uma mistura de master classes, viagens de campo e oficinas em torno de três temas: empreendedorismo, inovação social e liderança responsável. Através do aprendizado de ação, os participantes tiveram aulas com o corpo docente da Nova SBE, conheceram empreendedores e investidores, trabalharam em desafios reais e aproveitaram a vibrante experiência de verão em Lisboa/Cascais.

Metas de aprendizagem:

  • Compreender o processo empreendedor, com base em casos reais;
  • Aplicar métodos de inovação para abordar os desafios sociais atuais;
  • Realizar o potencial de liderança do aluno como empreendedor;
  • Compreender o ecossistema empreendedor específico de Lisboa;
  • Fazer escolhas sensatas sobre a sua futura educação e carreira.

Para mais informações, por favor contacte lfi@novasbe.pt

O CEMS é uma Aliança Global das 31 principais escolas de negócios, mais de 70 empresas multinacionais e 7 ONG que juntas oferecem o CEMS MIM, Master’s in International Management.

O Responsible Global Leadership Challenge (Desafio de Liderança Global Responsável) foi um seminário de dois dias que reuniu representantes de parceiros corporativos e sociais, professores e estudantes do CEMS, para uma oportunidade de aprendizagem experiencial.

Os alunos do CEMS tiveram a oportunidade de explorar a responsabilidade pessoal no contexto de ser um futuro líder/gestor, começando a compreender melhor os seus valores pessoais, o seu impacto na tomada de decisões e como isso, por sua vez, afeta outras pessoas e a sociedade.

Para mais informações, por favor contacte lfi@novasbe.pt

Este programa foi desenvolvido em conjunto com a reitoria da Universidade Nova. Por um lado, tinha como objetivo promover a formação em 4 universidades africanas para que pudessem responder melhor a desafios sociais e económicos dos locais onde estão inseridas. Por outro lado, tinha em vista a promoção de desenvolvimento local de forma sustentável e inclusiva. 

Participaram 32 membros do corpo docente de 4 universidades africanas parceiras — Universidade Agostinho Neto (Luanda), Universidade Katyavala Bwila (Benguela), a Universidade Eduardo Mondlane (Maputo) e a Universidade Lúrio (Nampula) — de 4 áreas de conhecimento: Economia, Ciências Sociais, Saúde e Engenharia. 
 

Testemunhos de estudantes:

“A experiência em empreendedorismo social tem sido fantástica e será partilhada com os meus estudantes e colegas através de seminários.”

Fidel Bilika, Universidade Lúrio (2018) 

Para mais informações, por favor contacte lfi@novasbe.pt