SOCIALinNOVA-HUB ERA Chair

Para a construção de um centro europeu de investigação em inovação social

As Cátedras do Espaço Europeu de Investigação (European Research Area – ERA) fazem parte de um pacote de medidas da União Europeia que visa combater a desigualdade de desempenho dos diferentes Estados-membros no que diz respeito a investigação e inovação. Estas disponibilizam posições em universidades, ou outras instituições de investigação elegíveis, com capacidades comprovadas e planos concretos para desenvolver investigação de excelência. As Cátedras ERA destinam-se a investigadores e gestores de projetos de investigação permitindo o desenvolvimento, numa determinada área, do nível de exigência exigido para competir internacionalmente e alargar o cômputo de participação da escola de forma eficaz. Será também esperado que os investigadores levem a cabo as mudanças estruturais necessárias para atingir a excelência de forma sustentável.

Com a Cátedra ERA, a Nova SBE pretende abordar a complexidade dos desafios sociais nos dias de hoje e o poder transformativo de ideias inovadoras, a fim de incentivar e promover a inovação social como um apelo global urgente, que tem de ter resposta tanto de forma prática como no âmbito da investigação.

Esperamos que este projeto venha a impactar o ecossistema de inovação social e seja um contributo fundamental para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas. Na Nova SBE, será delineada uma nova área de investigação em inovação social que incluirá a definição de prioridades de investigação, a garantia de financiamento e o estabelecimento de colaborações e redes internacionais. Será igualmente fundamental assegurar que são introduzidas as mudanças estruturais e sustentáveis necessárias.

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação HORIZONTE 2020, da Comissão Europeia, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 951735.

Nova SBE, uma escola com uma missão

A Nova SBE tem como missão ser uma comunidade dedicada ao desenvolvimento de talento e conhecimento com impacto no mundo. Os nossos objetivos académicos focam-se em três áreas de intervenção: educação, envolvimento da comunidade e investigação.

Enquanto escola, pretendemos estar na vanguarda da inovação, preservando a excelência e o rigor enquanto continuamos a preparar os líderes do amanhã para que possam ser determinantes na construção de um mundo mais aberto, sustentável e inclusivo. Fazemo-lo ao fomentar o desenvolvimento de conhecimento e ao estabelecer uma cultura de impacto na qual todos os agentes sociais pelo mundo fora podem desenvolver e cocriar projetos inovadores.

O detentor da Cátedra ERA terá uma voz ativa e um papel decisivo na estratégia de investigação da escola. A Nova SBE será, por conseguinte, um laboratório vivo através do qual poderá testar, melhorar e levar a cabo o seu projeto e através do qual obterá todos os apoios necessários a quaisquer necessidades futuras.

Candidate-se

Em breve, abrirá o concurso para a contratação do responsável pela Cátedra ERA

A posição disponível para a Cátedra ERA destina-se a um investigador principal que tenha experiência comprovada em investigação na área de inovação social ou outras relacionadas.

Se considera que esta é uma oportunidade única para que um investigador seu conhecido consiga produzir conhecimento que impacte o mundo então passe a palavra. Ajude-nos a garantir que esta oportunidade chega aos candidatos cujo perfil mais corresponde à vaga que teremos disponível.

Quer manter-se a par e receber notificações sobre futuras vagas nesta área?