SOCIALinNOVA-HUB ERA Chair

Para a construção de um centro europeu de investigação em inovação social impulsionado pelo conhecimento

A Inovação Social (IS) traz novas ideias - produtos, serviços, modelos - que satisfazem simultaneamente as necessidades sociais e criam novas relações ou colaborações sociais. Não só são benéficas para a sociedade, como também aumentam a capacidade de acção da sociedade. Contudo, a investigação neste campo emergente é ainda escassa e fragmentada, embora na última década tenha havido um esforço de clarificação teórica e avanço metodológico.

SOCIALinNOVA-Hub visa reforçar a área de Inovação Social na Europa e produzir investigação que tenha um impacto no mundo real.

Além disso, pretende co-criar iniciativas de IS com a comunidade para enfrentar grandes desafios, fomentar a investigação interdisciplinar, ajudar a consolidar a excelência em R&I de forma sustentável, contribuindo ao mesmo tempo para reforçar a Área Europeia de Investigação e expandir a rede de IS a nível internacional.

A nossa equipa irá desenvolver investigação académica de alta qualidade sobre inovação social, enquanto oferece oportunidades de aprendizagem (a estudantes da NOVA SBE e não só) e envolve as comunidades locais (através de eventos e projectos).

Este projeto recebeu financiamento do programa de investigação e inovação HORIZONTE 2020, da Comissão Europeia, ao abrigo do contrato de subvenção n.º 951735.

Investigação com impacto social

A equipa da ERA Chair pretende desenvolver um rico conhecimento empírico e fortes contribuições teóricas sobre três temas principais:

• Colaboração trans-sectorial para a inovação social
  • Inovação social aberta
  • Design e co-criação

Acreditamos que estes são fundamentais para ajudar a criar soluções inovadoras e sustentáveis para os "problemas perversos" / "grandes desafios" que o nosso mundo está a enfrentar.

Os nossos centros de investigação em colaboração - no contexto de inovação aberta e parcerias, entre sectores, privado, público, sem fins lucrativos e sociedade – usam a inovação e design para desenvolverem inovação social que apoia o desenvolvimento sustentável. Procuramos descobrir as condições que desencadeiam e alimentam a produção de novas ideias ou novas práticas e a forma como várias tecnologias afectam estas actividades.

Através do nosso processo de investigação pretendemos desenvolver um ecossistema para co-criar com comunidades locais e actores internacionais para apoiar, participar e apresentar projectos relacionados com a inovação social e a sustentabilidade.

O que temos vindo a fazer

• Recrutamento do titular da ERA Chair, a Professora Anne-Laure Fayard, a Gestora de Projecto, Rita Nascimento, dois Professores Assistentes, um Assistente de Investigação e um Pós-Doutoramento;
  • Desenvolvimento de um plano de divulgação e comunicação, bem como a configuração dos meios de comunicação (branding, redes sociais, website, etc.);
  • Definição de uma agenda e estratégia de investigação;
  • Instalação do DESIS lab e diferentes iniciativas (Social Innovator in Residence, Design Jam, grupo ROSI, workshop de métodos qualitativos, curso Design Thinking for Social Innovation, etc.);
  • Alinhamento com os principais intervenientes internos da escola e reuniões com intervenientes externos do ecossistema IS;
  • Apoio à implementação de projectos de investigação interdisciplinar, através da elaboração de propostas de financiamento e desenvolvimento de novas parcerias;
  • Promoção de oportunidades de criação de redes internacionais (ex. reunião do Conselho Consultivo Internacional, seminários de investigação com investigadores internacionais de topo, etc.);
  • Realização de pesquisas com investigadores e organizações nacionais e internacionais.

Quer manter-se a par e receber notificações sobre futuras vagas nesta área?