O recém-criado Instituto da Nova SBE dedicado às Políticas Públicas – Nova SBE Public Policy Institute – anuncia a 1.ª edição do Public Policy Debate Competition.
Trata-se de uma iniciativa, dirigida a jovens universitários de todo o país, que incentiva o estudo, promove o debate e potencia a reflexão sobre políticas públicas. Ao todo, 16 equipas, compostas por 3 a 5 membros, participarão na competição que desafia os jovens a refletirem sobre políticas públicas contrariando cenários que perpetuam visões preconcebidas e exploram, de forma justa e critica, pontos de vistas opostos. A iniciativa enfatiza a necessidade de compreender argumentos (a favor e contra cada política) para formar opiniões informadas e promover o estudo e a exposição de ideias no contexto das políticas públicas.
Inspirado na tradição da Oxford Union, cada debate parte de uma proposição (por exemplo, "A União Europeia deve cobrar um imposto sobre o carbono") previamente comunicada a ambas as equipas. A designação aleatória do ponto de vista que é defendido por cada equipa apenas é comunicado no inicio do debate, forçando a preparação prévia dos argumentos, a favor e contra, por ambas as equipas. O debate propriamente dito, com a duração total de 15 minutos para as duas equipas, é avaliado por um júri composto por um grupo de especialistas em Politicas Públicas. Todos os debates, e comentários do júri, são conduzidos em inglês.
A primeira fase da competição, agendada para fevereiro de 2025, determinará as quatro equipas que irão participar nos debates das semifinais e finais, que se realizarão no dia 10 de abril de 2025 no campus de Carcavelos da Nova SBE.
As candidaturas para a 1ª edição do Public Policy Debate Competition, abertas até ao próximo dia 30 de novembro, podem ser feitas mediante o envio de uma proposta de candidatura para o e-mail do Nova SBE Public Policy Institute. Mais informações aqui.