Conferências do Estoril: Paz, Políticas, Planeta, IA & Tecnologia e Longevidade no Centro da Discussão da 9ª Edição
Nova Promove | 02 abril 2024 Conferências do Estoril: Paz, Políticas, Planeta, IA & Tecnologia e Longevidade no Centro da Discussão da 9ª Edição

‘Time to ReThink’ é o tema da 9.ª edição das Conferências do Estoril, que volta ao Campus de Carcavelos da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), nos dias 24 e 25 de outubro de 2024, propondo o diálogo em direção a uma ação coletiva para superar os mais prementes desafios globais. Paz, Políticas, Planeta, Inteligência Artificial & Tecnologia e Longevidade são os cinco pilares que vão orientar a reflexão dos inúmeros líderes, nacionais e internacionais, convidados a estar presentes.  

Sob organização da Nova SBE e da NOVA Medical School, as Conferências do Estoril contam este ano, pela primeira vez, com a parceria do Digital Data Design Institute de Harvard (D^3), um prestigiado Instituto de Harvard dedicado ao estudo do impacto das novas tecnologias no mundo e que se junta à coorganização do evento com a Câmara Municipal de Cascais e o Turismo de Portugal.   

2024 é um ano de transformação profunda - desde a II Guerra Mundial que não havia tantos conflitos armados e guerras devastadoras  (Nações Unidas, 2023). Neste ano haverá mais eleições e consequentes mudanças geopolíticas (The Economist, 2023) e a transição demográfica intersecta todas as alterações e transições, pois a partir deste ano a população com mais de 65 anos começa a ultrapassar a população com menos de 18 anos (OMS, 2023). A tecnologia e a inteligência artificial (IA) continuam em desenvolvimento exponencial, ao mesmo tempo que a degradação ambiental atinge níveis alarmantes, com seis dos nove limites planetários já ultrapassados (Science, 2023).  

Neste contexto, as Conferências do Estoril 2024 propõem um debate incisivo e abrangente sobre os desafios mais prementes e com mais impacto no futuro, na certeza de que é imperativo reavaliar o nosso pensamento e ações para impulsionar o progresso coletivo.  

‘Renovamos, nesta edição das Conferências do Estoril, o nosso compromisso de inspirar a sociedade a promover um mundo melhor. Queremos reafirmar o nosso papel e contribuir mais uma vez para a ação que melhora a vida das pessoas, em todas as suas vertentes’, refere a Diretora Executiva das Conferências do Estoril, Laurinda Alves.  

Apresentando-se como uma iniciativa local com impacto global, as Conferências do Estoril voltam a convocar a sociedade civil, políticos, líderes mundiais e, sobretudo, as novas gerações para um debate inspirador que valoriza a ciência, abraça o potencial da tecnologia e da IA como aliados para o progresso, respeita a natureza e privilegia soluções baseadas nos sistemas vivos, ao mesmo tempo enfatiza abordagens holísticas de bem-estar, capacitando as pessoas para se tornarem agentes de mudança e combate a polarização, reforçando a importância do multilateralismo. 

What's happening