“Nurturing Innovation": Professora Anne-Laure Fayard Assina Ensaio Colaborativo sobre Inovação na Harvard Business Review
Nova Promove | 02 abril 2024 “Nurturing Innovation": Professora Anne-Laure Fayard Assina Ensaio Colaborativo sobre Inovação na Harvard Business Review

A Professora Anne-Laure Fayard, detentora da cátedra ERA para a Inovação Social na Nova SBE, co-assina um artigo colaborativo publicado na Harvard Business Review sobre processos de inovação e respetivas dimensões exteriores à conceção de uma ideia ou projeto piloto. 

O artigo, intitulado "Nurturing Innovation", reflete sobre o conceito de inovação e olha para as dimensões sociais e humanas extrínsecas às reuniões de brainstorm – desde a criação e fortalecimento de relações de confiança entre os membros de cada equipa à gestão de expetativas e resolução de conflitos entre os mesmos. 

A título de exemplo, são citadas diferentes iniciativas de inovação aberta, entre elas o Project X, da Nova SBE, um projeto de três meses que junta alunos e parceiros corporativos da Escola para a conceção de novas ideias ou resolução de problemas associados à inovação. Também sobre o Project X, é destacado o papel de mentoria e gestão dos intermediadores do programa, um fator essencial para garantir a longevidade e sucesso das novas ideias. 

Ao longo do ensaio, torna-se claro o conceito da inovação como uma viagem longa e colaborativa, que compreende todas as pessoas envolvidas e os seus esforços de modo a obter verdadeiras mudanças a longo prazo. Fica também explícito que, apesar da participação em diversas iniciativas de colaboração intersetorial e de inovação aberta, algumas empresas continuam a ter dificuldades em apoiar o desenvolvimento de ideias inovadoras.   

Para os autores, parte da solução para estes desafios começa por reconhecer que ter grandes ideias não é suficiente – para que esta possa ser bem-sucedida, deve basear-se num processo de curadoria em que um intermediário assume a responsabilidade de desencadear e manter a colaboração entre as pessoas envolvidas.  

O artigo tem como objetivo demonstrar como os intermediários podem apoiar a colaboração ao longo de todo o percurso da inovação. 

O ensaio pode ser lido na íntegra aqui

What's happening