Nova SBE Celebra Dia Internacional da Mulher Com Arranque de Iniciativa Alargada Sobre Disparidade de Género
Nova Promove | 05 março 2024 Nova SBE Celebra Dia Internacional da Mulher Com Arranque de Iniciativa Alargada Sobre Disparidade de Género

Identificar e discutir as barreiras invisíveis associadas a padrões culturais e sociais do papel da Mulher na sociedade é um dos grandes objetivos do evento que, durante todo o dia 8 de março, na Nova SBE, vai potenciar a co-criação de soluções capazes de acelerar o fim da disparidade em Portugal e no Mundo. Este é um tema que, segundo estimativas do Fórum Económico Mundial, demorará 131 anos a ser resolvido. 

O programa inclui, entre outros momentos, a apresentação da Carta de Compromisso para a Igualdade de Género (composta e validada por +30 empresas que compõem o Cluster focado no Objetivo Desenvolvimento Sustentável número 5) pela GRACE (associação focada em acelerar o desempenho sustentável das empresas portuguesas) e a apresentação dos principais resultados do Relatório da McKinsey “Women Matter 2023” para o Contexto Empresarial Português.  

De entre as várias presenças confirmadas destaque para a de Jacqueline de Montaigne (conceituada muralista que faz parte do top 100 mundial) que apresentará em primeira mão o novo mural criado a propósito do Dia Internacional da Mulher, num edifício vizinho da Nova SBE; Ariana Simões de Almeida (especialista em igualdade de género das Nações Unidas) que apresentará a evolução histórica do problema, alertando para os principais conceitos-chave e barreiras sistémicas que desaceleram o ritmo da mudança; e a Professora Jenny Hoobler (especialista nos temas de Diversidade e Inclusão na Nova SBE) que apresentará as principais questões que estão a ser investigadas, atualmente, nesta área.  

O Mind the (Gender) Gap encerra com uma sessão de co-criação com a audiência de onde resultarão projetos vencedores que endereçam o problema da disparidade de género e que a Nova SBE propõe implementar, entregando resultados no ano seguinte (8 de março 2025).  

“A luta pela igualdade de género não pode ser simplificada a uma questão de quotas. Trata-se de um problema complexo que exige uma abordagem sistémica e contínua”, afirma Daniela Afonso, Head of Diversity, Equity & Inclusion na Nova SBE. A responsável acrescenta ainda que “na Nova SBE, comprometemo-nos a ser uma plataforma que potencia a reflexão sobre o tema e a necessária desconstrução das mentalidades que perpetuam um papel desigual das mulheres na nossa sociedade”.  

O dia 8 de março de 2024 marca o arranque da iniciativa alargada da Nova SBE dedicada à Disparidade de Género. Durante o período de um ano, a escola compromete-se a criar iniciativas e a implementar ações que potenciem o debate e a discussão de temas relacionados com a igualdade de género, como sejam, desafios críticos para o progresso económico, evolução das mulheres a cargos de liderança e progressão profissional, obstáculos no acesso ao mercado de trabalho, reconhecimento do trabalho, equilíbrio vida profissional-familiar, discrepâncias de remuneração, formação académica, entre outras. 

What's happening