Os cadernos que outrora fizeram parte de todas as salas de aula, foram gradualmente substituídos por computadores portáteis ou tablets até aos dias de hoje, em que as interações entre alunos e professores são cada vez mais digitais, sobretudo naquela que já é considerada a era da Inteligência Artificial.
Esta tendência chamou a atenção de Nikola e Dominik, dois alunos de intercâmbio suíços que estudaram na Nova SBE durante o segundo semestre de 22/23 e que reconheceram a dificuldade de alguns alunos em compatibilizar os estudos a tempo inteiro com uma vida social ativa.
"Depois de falarmos com pessoas na Nova SBE, bem como com alunos na Alemanha, Suíça e Canadá, percebemos que o principal desafio para muitos não era organizar os seus materiais de estudo, mas sim o processo moroso de os criar (por exemplo, escrever resumos de estudo e flashcards)", explicam os ex-alunos.
No âmbito da cadeira de Empreendedorismo, lecionada pelo Professor Miguel Duarte, Nikola e Dominik juntaram forças com outros três alunos de intercâmbio da Nova SBE oriundos do Canadá e, juntos, tiveram a ideia de criar uma plataforma que ajudasse os alunos a estudar e lhes libertasse tempo para a sua vida social.
O curso de Empreendedorismo da Nova SBE foi um fator fundamental para que a ideia dos alunos se tornasse naquilo que é hoje: uma plataforma baseada em Inteligência Artificial que ajuda alunos a criarem cartões de estudo.
"Abrir uma empresa não era o nosso plano inicial", explica a equipa. No entanto, motivados pelo professor Miguel Duarte da Nova SBE, Nikola e Dominik começaram a transformar a sua ideia num projeto real. "Os professores da Nova SBE, especialmente Miguel Duarte e Teresa Mannebach, foram uma parte fundamental do nosso percurso. Queriam genuinamente ajudar-nos a ter sucesso e o seu apoio personalizado fez uma enorme diferença. A Nova SBE proporcionou o ambiente perfeito para passarmos de uma ideia a uma startup de sucesso, transformando o nosso projeto de curso de empreendedorismo numa realidade", afirma a equipa da Studyflash.
Durante o seu percurso na Nova SBE, os dois alunos desenvolveram o protótipo inicial da Studyflash, incluindo a página de destino e um produto mínimo viável (MVP).
Mesmo depois de deixarem a Nova SBE e Portugal, Nikola e Dominik continuaram a trabalhar no seu projeto, com o apoio dos professores da Nova SBE. "Mantivemos um contacto regular durante o verão e até fomos autorizados a apresentar o nosso projeto no novo curso de empreendedorismo do Professor Miguel", explica a equipa.
Hoje, com a ajuda e ao apoio da Nova SBE, a Studyflash é uma plataforma online estabelecida. Para a utilizarem, os alunos apenas têm de carregar diapositivos em formatos PowerPoint ou PDF para que a plataforma gere automaticamente cartões com a matéria resumida, em poucos minutos. Depois, "um modo integrado de repetição espaçada facilita uma aprendizagem eficiente e melhora comprovadamente a retenção de conhecimentos (apoiada por consenso científico)", explicam os criadores da plataforma.
Neste momento, o Studyflash tem uma base de utilizadores de milhares de estudantes. A equipa olha para o futuro com esperança e, para concretizar as suas ambições, está agora a trabalhar em algumas novas funcionalidades. "Estamos a trabalhar ativamente em avanços técnicos, como a implementação de processamento de imagem, que irá melhorar o tratamento gráfico e expandir a nossa base de utilizadores (por exemplo, crucial para os estudantes de medicina aprenderem anatomia). A nossa visão vai para além da memorização; o nosso objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem abrangente. Para além de melhorar a recordação, pretendemos promover a compreensão através da introdução de um assistente de IA capaz de explicar tópicos complexos", afirma a equipa Studyflash.