Studyflash: Revolucionar o estudo através da inteligência artificial
Nova Promove | 31 outubro 2023 Studyflash: Revolucionar o estudo através da inteligência artificial

Os cadernos que outrora fizeram parte de todas as salas de aula, foram gradualmente substituídos por computadores portáteis ou tablets até aos dias de hoje, em que as interações entre alunos e professores são cada vez mais digitais, sobretudo naquela que já é considerada a era da Inteligência Artificial.

Esta tendência chamou a atenção de Nikola e Dominik, dois alunos de intercâmbio suíços que estudaram na Nova SBE durante o segundo semestre de 22/23 e que reconheceram a dificuldade de alguns alunos em compatibilizar os estudos a tempo inteiro com uma vida social ativa.

"Depois de falarmos com pessoas na Nova SBE, bem como com alunos na Alemanha, Suíça e Canadá, percebemos que o principal desafio para muitos não era organizar os seus materiais de estudo, mas sim o processo moroso de os criar (por exemplo, escrever resumos de estudo e flashcards)", explicam os ex-alunos.

No âmbito da cadeira de Empreendedorismo, lecionada pelo Professor Miguel Duarte, Nikola e Dominik juntaram forças com outros três alunos de intercâmbio da Nova SBE oriundos do Canadá e, juntos, tiveram a ideia de criar uma plataforma que ajudasse os alunos a estudar e lhes libertasse tempo para a sua vida social.

O curso de Empreendedorismo da Nova SBE foi um fator fundamental para que a ideia dos alunos se tornasse naquilo que é hoje: uma plataforma baseada em Inteligência Artificial que ajuda alunos a criarem cartões de estudo.

"Abrir uma empresa não era o nosso plano inicial", explica a equipa. No entanto, motivados pelo professor Miguel Duarte da Nova SBE, Nikola e Dominik começaram a transformar a sua ideia num projeto real. "Os professores da Nova SBE, especialmente Miguel Duarte e Teresa Mannebach, foram uma parte fundamental do nosso percurso. Queriam genuinamente ajudar-nos a ter sucesso e o seu apoio personalizado fez uma enorme diferença. A Nova SBE proporcionou o ambiente perfeito para passarmos de uma ideia a uma startup de sucesso, transformando o nosso projeto de curso de empreendedorismo numa realidade", afirma a equipa da Studyflash.

Durante o seu percurso na Nova SBE, os dois alunos desenvolveram o protótipo inicial da Studyflash, incluindo a página de destino e um produto mínimo viável (MVP).

Mesmo depois de deixarem a Nova SBE e Portugal, Nikola e Dominik continuaram a trabalhar no seu projeto, com o apoio dos professores da Nova SBE. "Mantivemos um contacto regular durante o verão e até fomos autorizados a apresentar o nosso projeto no novo curso de empreendedorismo do Professor Miguel", explica a equipa.

Hoje, com a ajuda e ao apoio da Nova SBE, a Studyflash é uma plataforma online estabelecida. Para a utilizarem, os alunos apenas têm de carregar diapositivos em formatos PowerPoint ou PDF para que a plataforma gere automaticamente cartões com a matéria resumida, em poucos minutos. Depois, "um modo integrado de repetição espaçada facilita uma aprendizagem eficiente e melhora comprovadamente a retenção de conhecimentos (apoiada por consenso científico)", explicam os criadores da plataforma.

Neste momento, o Studyflash tem uma base de utilizadores de milhares de estudantes. A equipa olha para o futuro com esperança e, para concretizar as suas ambições, está agora a trabalhar em algumas novas funcionalidades. "Estamos a trabalhar ativamente em avanços técnicos, como a implementação de processamento de imagem, que irá melhorar o tratamento gráfico e expandir a nossa base de utilizadores (por exemplo, crucial para os estudantes de medicina aprenderem anatomia). A nossa visão vai para além da memorização; o nosso objetivo é proporcionar uma experiência de aprendizagem abrangente. Para além de melhorar a recordação, pretendemos promover a compreensão através da introdução de um assistente de IA capaz de explicar tópicos complexos", afirma a equipa Studyflash.