Recuperação das aprendizagens perdidas na pandemia - audição no Parlamento
Notícias | 20 dezembro 2022 Recuperação das aprendizagens perdidas na pandemia - audição no Parlamento

Ana Balcão Reis, Pedro Freitas e Susana Peralta foram convocados para uma audição conjunta no Parlamento no contexto da monitorização e avaliação do "Plano de Recuperação de Aprendizagens 21|23 Escola+". Este plano, implementado para fazer face aos desafios que a pandemia colocou no processo de aprendizagem dos alunos portugueses, foi abordado pelos três investigadores da Nova SBE através da apresentação do estudo “Aprendizagens perdidas devido à pandemia: uma proposta de recuperação”.

Os investigadores assinalaram, a deputados de todos os grupos parlamentares, que a estrutura das provas de aferição não permite comparar o desempenho atual dos alunos portugueses com o período pré-pandemia. Frisaram também que é necessária mais informação sobre quantos alunos estão a beneficiar do plano de recuperação de aprendizagens e sobre as características desses alunos. Por fim, recomendaram a utilização dos dados das provas de aferição de 2022 para identificação dos alunos que mais precisam de apoio, para ser possível dirigir recursos extra para esses alunos, nomeadamente tutorias ou escolas de verão.

Na mesma audição foram ouvidos a Professora Margarida Gaspar de Matos e o Diretor Geral da DGEEC, Nuno Rodrigues, que apresentaram o desenvolvimento do Observatório das Competências Socioemocionais.

Pode assistir aqui a esta audição.