Pelo 8º ano consecutivo, foram publicados, no Observador, os rankings das escolas de 2023, elaborados pelo Centro de Economia da Educação da Nova SBE.
À imagem dos 3 últimos anos, elaborámos dois rankings diferentes, o ranking de exames finais e o ranking de equidade.
O ranking de exames finais ordena as escolas públicas e privadas pela média das notas dos seus alunos nas 10 provas de 9º e 12º ano que tiveram um maior número de inscritos para exame. Os dados são referentes a 2022-23.
O ranking de equidade compara o desempenho de alunos com o mesmo nível socioeconómico de diferentes escolas públicas, ou seja, entre alunos que recebem Ação Social Escolar (ASE) – um apoio do Estado destinado a quem tem um nível socioeconómico mais desfavorecido. O que é comparado é a percentagem de alunos com ASE que concluíram o ciclo de estudos no tempo esperado em cada escola com a percentagem de alunos com ASE que concluíram o ciclo de estudos no tempo esperado a nível nacional. Os dados são referentes a 2021-22.
Num episódio do Contra-Corrente da Rádio Observador sobre este tema, Catarina Angelo, investigadora do Centro de Economia da Educação da Nova SBE que pertence à equipa que elabora os rankings, frisa que não deve ser dada particular importância a diferenças de décimas nos resultados que alterem ligeiramente a posição das escolas relativamente a anos anteriores.
Aquilo que mais interessa, refere, é perceber se houve mobilidade das escolas entre quartis de distribuição. A esse respeito partilha que, em 2023, existiram fenómenos de mobilidade positiva em várias escolas públicas, que passaram do grupo composto por 25% das escolas com piores notas (1º quartil) para o grupo composto por 25% das escolas com melhores notas (4º quartil).
Nem todos os estabelecimentos de ensino nacionais fazem parte destes rankings, por termos um conjunto de critérios de seleção que garantam a comparabilidade dos resultados entre as escolas, tais como cada escola ter um mínimo de 20 provas realizadas. Por outro lado, nem todas as escolas forneceram os dados de contexto necessários.
Consulte aqui os Rankings das Escolas de 2023