No mês em que se comemoram cinquenta anos de democracia, que balanço podemos fazer da evolução da educação em Portugal desde 1974 até ao presente? E o que ainda está por fazer?
No podcast Da Capa à Contracapa (Fundação Franscisco Manuel dos Santos e Rádio Renascença), foram convidadas a explorar este tema Ana Balcão Reis, Diretora Científica do Centro de Economia da Educação da Nova SBE e Mónica Vieira, Coordenadora Geral da Iniciativa Educação Teresa e Alexandre Soares dos Santos.
Foram discutidas as evoluções mais significativas deste período, como o aumento das taxas de escolaridade e da qualidade da aprendizagem média da população, e destacou-se um dos principais problemas que persiste até aos dias de hoje – as desigualdades de aprendizagem entre alunos de famílias mais favorecidas e mais desfavorecidas.
Foram também abordados problemas mais recentes, como a falta de atratividade da carreira docente, a dificuldade de identificação de problemas de aprendizagem pela supressão das avaliações externas e a dificuldade de integração de alunos estrangeiros não lusófonos nas escolas portuguesas.
Ana Balcão Reis propôs diversas linhas de ação, tais como:
- Investimentos direcionados às escolas com alunos mais desfavorecidos;
- Uma identificação mais precoce de dificuldades de aprendizagem durante o pré-escolar e o 1º ciclo;
- A aposta em equipas multidisciplinares para colmatar desigualdades;
- A atribuição de alguma autonomia de recrutamento às escolas;
- A aposta num ensino profissional mais articulado com as necessidades do tecido social local;
- Mecanismos de indução de professores mais novos por professores-mentores mais velhos.
Oiça aqui o episódio completo.