Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal
Notícias | 13 julho 2023 Da desigualdade social à desigualdade escolar nos municípios de Portugal

Foi hoje publicado um estudo do EDULOG (Fundação Belmiro de Azevedo), que explorou o impacto do contexto socioeconómico dos alunos nos seus resultados escolares nos 278 municípios de Portugal Continental.

A partir de uma análise aos percursos escolares e aos resultados das provas nacionais de todos os alunos do ensino básico ao secundário que frequentaram escolas públicas e privadas entre 2007-08 e 2017-18, a equipa de investigação identificou municípios em que as desigualdades socioeconómicas resultam em grandes desigualdades nos resultados escolares dos alunos e outros municípios onde as mesmas desigualdades se traduzem em diferenças mínimas nos resultados escolares dos alunos.

Percebeu-se assim que alunos com condições socioeconómicas iguais têm resultados escolares muito diferentes consoante o município onde vivem.

Foi identificado um claro padrão espacial, que nos revela que é no norte e no centro do país que os alunos de contexto socioeconómico baixo têm melhores desempenhos e na Área Metropolitana de Lisboa e a sul do Tejo que têm piores desempenhos.

Numa tentativa de compreender os mecanismos por detrás destas disparidades, verificou-se que o desempenho destes alunos tende a ser pior nos municípios com maior densidade populacional (aqueles que têm maiores desigualdades entre rendimentos) e nos municípios onde os alunos de diferentes condições socioeconómicas são segregados entre escolas. Por outro lado, o desempenho de alunos de condição socioeconómica baixa é melhor em municípios com um setor secundário mais ativo, com maior empregabilidade da população jovem e com maior nível de coesão social e de estabilidade nas estruturas familiares.

O relatório do estudo encontra-se disponível para download, e faz-se acompanhar de uma plataforma para visualização de dados que permite a exploração dos mesmos através de diferentes combinações (por anos de escolaridade, medidas de desempenho, disciplinas, características dos municípios) num mapa de Portugal e num gráfico de dispersão. Os resultados podem ser agregados por municípios ou por regiões (NUTS).

O relatório foi apresentado ontem por Luís Catela Nunes, num evento na Assembleia da República que contou com a intervenção do Presidente da Comissão de Educação e Ciência Alexandre Quintanilha e com um levantamento de questões por parte de membros da audiência, entre os quais estiveram presentes deputados de diferentes grupos parlamentares.

A equipa de investigação foi coordenada por Luís Catela Nunes e composta por Pedro Carneiro (University College London), Miguel Estevinho Nunes (Nova SBE e European University Institute), Pedro Freitas, Alice Chaves e Sara Cal (Nova SBE). A análise foi feita a partir das bases de dados da DGEEC (Direcção-Geral de Estatísticas da Educação e Ciência) e do PISA (Programme for International Student Assessment).

Aceda aqui ao relatório

E aqui à plataforma para visualização de dados