Programas

Mestrado em Gestão

O programa

Mestrado em Gestão

O mestrado em gestão é um programa de três semestres*, concebido para alunos de qualquer área que pretendam ter formação em gestão.

No Ano 1 (primeiro e segundo semestres), o programa inclui disciplinas centrais da área de gestão, mas também áreas de especialidade, cadeiras optativas e workshops e eventos de carreira (Mastering your Career) e módulos de Skills Accelerator. Desta forma, os alunos podem escolher temas específicos que se adequem, de forma ideal, aos seus objetivos académicos e profissionais. Oferecemos uma experiência de aprendizagem personalizada com a qual pode alinhar a sua formação académica a competências profissionais para que se destaque e seja o melhor naquilo que faz.

No Ano 2 (terceiro semestre), os alunos completam o projeto final de mestrado, que equivale a uma dissertação de mestrado. 

*Pode ser necessário realizar um semestre adicional caso realize um intercâmbio.
 

Perfil dos Candidatos

Alunos licenciados de qualquer área. Os candidatos com formação quantitativa mais reduzida poderão ter que participar nos bridging courses.

O mestrado em gestão é dirigido a todos os que acreditam que a mudança só acontece quando conseguimos envolver pessoas e organizações em torno de uma visão maior.

Este programa apresenta-se como a combinação perfeita entre conceitos de gestão e o know-how para os pôr em prática, permitindo o desenvolvimento de competências humanas e profissionais que traduzem uma vantagem definitiva para alcançar o verdadeiro sucesso no mercado de trabalho.

Com perspetivas de negócio internacional, este programa permite uma abordagem prática para enfrentar os desafios do mundo real dentro e fora da sala de aula.

Candidaturas para o semestre de outono 2023/24

As candidaturas para o semestre de outono 2023/24 estão abertas entre o dia 5 de janeiro e o dia 19 de maio de 2023.

Pronto/a para uma experiência de aprendizagem única?

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou ligando para o +351 213 801 699.

1.ª Semana

  • Nova SBE Discovery Week

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias (divididos entre dois níveis de acordo com o background, standard and advanced levels);
  • Optativas;
  • Módulos Skills Accelerator;
  • Visitas de estudo;
  • Programa de Desenvolvimento de Carreira  –Mastering Your Career
  • Programa de Mentoria;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências;

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Optativas;
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional;
  • Visitas de estudo;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fairs, conferências.

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Projeto Final;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.
     

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

  • Finance;
  • Human Resources;
  • Marketing;
  • Statistics;
  • Strategy.
     

*Nota: a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Hospitality & Customer Experience, em parceria com o Westmont Hospitality Group  

Nesta área de especialização, os nossos alunos podem desenvolver e gerir organizações focadas no cliente, liderando o desenvolvimento de novas soluções de customer experience e novos negócios inovadores tendo como base os princípios de Hospitality.

Os alunos terão oportunidade de participar em aulas, conversas e seminários lecionados e apresentados por docentes e consultores internacionais em Hospitality & Customer Experience, por líderes nacionais e internacionais da indústria do turismo e hotelaria e executivos com conhecimento e prática em experiência do cliente em setores como banca, saúde, entretenimento, tecnologia, desporto e retalho.

Esta abordagem integrada e inovadora, que combina conhecimento académico com uma forte ligação com a indústria e experiência prática, dará aos alunos um conjunto de competências e ferramentas necessárias para seguir uma carreira ligada à inovação e customer experience em diferentes setores.

Quer saber como incorporar os princípios de hospitality e customer experience em operações de negócios e como criar e desenvolver novas ideias e serviços para otimizar a experiência do consumidor através de um programa inovador? Consulte as disciplinas obrigatórias:

  • Hospitality Trends
  • Digital Transformation in Hospitality
  • Hospitality & CX Innovation Fundamentals
  • Service Excellence

Disciplina optativa recomendada para os estudantes de Tourism & Hospitality Experience:

  • Hospitality Expansion & Internationalization

A área de especialização em Hospitality & Customer Experience integra ainda um programa de inovação complementar que orientará os alunos por uma jornada empreendedora na qual poderão desenvolver a sua criatividade e competências empreendedoras, os seus próprios projetos e até mesmo iniciar os seus próprios negócios.

A equipa do Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality apoiará os alunos no desenvolvimento de seus projetos de inovação através do contacto regular com parceiros relevantes.

Esta área de especialidade encontra-se apenas disponível para os alunos que se candidatam e iniciam os seus estudos no Fall intake e foram aceites no mesmo.

Não é possível combinar esta área com um double degree, CEMS MIM, intercâmbio e/ou outra área de especialização.

Para mais informações, por favor entre em contacto com a equipa de Admissões da Nova SBE e, aquando da candidatura, não se esqueça de selecionar a área de especialidade.

Sustentabilidade

“Desenvolvimento sustentável é o desenvolvimento que satisfaz as necessidades presentes sem comprometer a capacidade das gerações futuras satisfazerem as suas próprias necessidades.” (Comissão Mundial das Nações Unidas para o Meio Ambiente e Desenvolvimento, 1987)

Por forma a garantir a sustentabilidade global ao longo do tempo, a transição verde pretende responder aos desafios das mudanças climáticas e da degradação ambiental, mas também à necessidade de mudança por uma transformação económica e social, que integra os três pilares do desenvolvimento sustentável – económico, social e ambiental.

É esse o objetivo desta Área de Especialização, lecionada em parceria com a Nova School of Science and Tecnology (FCT). Esta área de especialização é comum aos programas de mestrado em Gestão, Economia e Finanças.

  • Applied Social Entrepreneurship
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Diversity & Inclusion
  • Energy and Climate change
  • Finance and the transition to net zero
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Performance and Progress
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Social Marketing
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change
     
Contabilidade e Auditoria

Gostaria de trabalhar nas áreas de contabilidade, controlo de gestão, auditoria e tributação corporativa? Então considere as seguintes disciplinas:

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Financial Statement Analysis
  • Strategic Costing
  • Strategic Planning and Control
     
Business and Data Analytics 

A análise de dados (Big Data) está a transformar o futuro do digital. Para os executivos dos dias de hoje é fundamental compreender e interpretar dados para identificar novas soluções de negócio. Nesta área de especialidade é necessária uma forte formação em matemática e estatística aplicada para que os alunos sejam capazes de analisar grandes conjuntos de dados e interpretá-los, a fim de ajudar à fundamentação de decisões estratégicas.

  • AI Impact on Business
  • Algorithmic governance
  • Blockchain fundamentals
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics) 
  • Cracking the Sales Code
  • Data Analytics for Finance
  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Introduction to Programming
  • Machine Learning   
  • Marketing Analytics
  • Network Analytics
  • Web 3 a new frontier in business and finance
     
Digital Business 

O digital é uma ferramenta estratégica essencial. Ponha mãos à obra (e a sua cabeça a trabalhar) e descubra como o digital pode ser aplicado para aumentar o número de vendas, impulsionar o desempenho e a produtividade em várias áreas fundamentais de negócio.

  • Big Data Analysis
  • Cracking the Sales Code
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Introduction to Programming
  • Open Innovation
  • Technology Strategy
     
Gestão Financeira

Recursos financeiros, eficiência de custos e eficácia de resultados são termos de gestão que o fazem trabalhar mais e melhor. Dê uma vista de olhos às disciplinas que constam abaixo se pretende ter uma carreira profissional em finanças corporativas.

  • Applied Corporate Finance
  • Auditing
  • Banking
  • Corporate Governance
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Financial Statement Analysis
  • Futures and Options
  • Investments
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Private Equity
     
Inovação e Empreendedorismo

Quer ser o próximo Richard Branson ou Elon Musk? As seguintes disciplinas vão ser a base de que precisa para começar a sua carreira enquanto empresário(a). Ponha mãos à obra e teste se ideias inovadoras, novos produtos ou processos correspondem às necessidades dos consumidores, como financiar uma startup e outros projetos de inovação e como lançar novos produtos e serviços no mercados nacional e internacional.

  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Business Model Innovation
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Entrepreneurship
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Open Innovation
  • Product Design and Development
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Venture Simulation
     
Marketing

Se gosta de comunicar, criar e lançar novos produtos e serviços que acrescentem valor aos clientes, então a especialidade em marketing pode ser a escolha certa para si. Considere as seguintes disciplinas:

  • Advanced Branding and Brand Development
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitave Studies
  • Asian Brands
  • Big Data Analysis
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • E-Commerce and Metaverse
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Integrated Marketing Communications
  • International Marketing Strategy
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Marketing Analytics
  • Principles of Shopper Marketing
  • Product Design and Development
  • Sales & Retailing
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Tourism Marketing
Operations management

Sabe como desenvolver e executar técnicas para melhorar processos de negócio e produção? Com as seguintes disciplinas irá saber. Aprenda a desenvolva processos de negócio sobre gestão de qualidade, atendimento ao cliente, sistemas de inventário, gestão de produção, gestão de logística e gestão de projetos.

  • Hospitality Operations Management
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Project Management
  • Quality Management
  • Sustainable Operations
  • Technology Strategy
     

Gestão Desportiva

A área de especialização em gestão desportiva tem como objetivo proporcionar aos alunos conhecimentos teóricos, competências, ligações e competências pessoais para construir uma carreira na indústria do desporto. Os alunos beneficiam da nossa experiência de gestão interna de renome mundial e do nosso principal parceiro, a Associação Portuguesa de Futebol, e muitas outras instituições internacionais líderes na área de desporto que oferecem oportunidades de estágio.

  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Sports Projects
  • Big Data Analysis
  • International Events Management
  • Leadership and Change Management
  • persuasion and Negotiation
  • Sports Careers Seminar Series
Strategy and international business

Vê o mundo como um grande palco empresarial e institucional? Nesta área de especialidade vai aprender a conhecer e a identificar clientes e concorrentes, as suas forças e fraquezas, os diferentes e complexos ambientes empresariais e institucionais e possíveis limitações de recursos, tendo em conta a realidade internacional.

  • Asian Brands
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Competition Policy
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Digital Strategy and Transformation
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-Commerce and Metaverse
  • Family Business
  • Geoeconomics and International Relations
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • International Business
  • International Events Management
  • Mental Models for Strategy
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Persuasion and Negotiation
  • Small Business Management
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations

 

*Por favor, tenha em consideração que:
- Os alunos podem apenas candidatar-se a uma área de especialização. No entanto, não é obrigatório que escolham uma;
- As áreas de especialização e respetivas disciplinas estão sujeitas a alterações cada ano letivo;
- Algumas disciplinas podem não ser ministradas no ano letivo seguinte;
- Os alunos podem frequentar disciplinas optativas de outros programas de mestrado, caso existam vagas disponíveis;
- Os dados relativos ao ano letivo de 2023/2024 podem sofrer alterações.

Workstreams em Áreas de Especialização

A Nova SBE tem agora workstreams de Empreendedorismo, Comunicação Integrada de Marketing, Gestão de Marcas de Luxo e Estratégia.

Estes workstreams permitem que os alunos aprofundem o seu conhecimento e experiência em áreas específicas e, simultaneamente, façam as disciplinas centrais do programa do mestrado em gestão. Têm um plano de estudos pré-determinado e podem ser associados a um Trabalho de Projeto final pré-definido.Nos primeiros dois semestres, os workstreams combinam áreas funcionais de conhecimento, como estratégia, marketing, finanças, recursos humanos e estatística. Estes permitem que os alunos desenvolvam uma perspetiva integrada de gestão através de disciplinas essenciais para a área de cada um. O terceiro semestre é dedicado Work Project, desenvolvido pelos alunos em cada workstream com a supervisão de um especialista na área. 

Dois exemplos de workstreams:

  • Integrated Marketing Communications [Comunicações Integradas de Marketing]

Este workstream combina um conjunto de cadeiras em que os alunos desenvolvem as suas competências de comunicação de marketing e as aplicam em projetos reais. O stream é dado em parceria com a WPP, a maior empresa de transformação criativa do mundo, que inclui agências como Gray Global Group, Ogilvy, Young & Rubicam, J. Walter Thompson e Hill & Knowlton (entre outras).

O plano de estudos fixo fornece acesso direto a cursos específicos, incluindo comunicação integrada de marketing, Marketing Digital, Gestão de Marcas, e outros, sendo uma chave de sucesso para os futuros gestores construírem competências na área das comunicações de marketing e em marketing.

O stream está associado a um projeto de trabalho final pré-estabelecido, neste caso, um marketing lab, a realizar no terceiro semestre, um projeto prático feito em parceria com empresas. Exemplos de empresas envolvidas são Greenvolt, EMMA, Sogrape, CUF Saúde, EDP e Santander. Este projeto poderá envolver uma viagem de scouting ao mercado em estudo, a ser suportado pelas empresas parceiras. Exemplos recentes envolvem países como o Reino Unido, Bélgica e Hungria.

O stream também inclui outras atividades, tais como WPP Stream talks, visitas a empresas, ou aulas exclusivas.

Este stream é apenas oferecido aos alunos que ingressem no Fall Intake, e a sua candidatura acontece aquando da candidatura a mestrado.

  • Gestão de Marcas de Luxo

A workstream em Gestão de Marcas de Luxo forma os alunos nas áreas de gestão de luxo, moda e conteúdo premium enquanto completam o mestrado em gestão. Foi concebida para alunos com um interesse especial nestes setores.

O plano de estudos inclui disciplinas como Brand Management, Integrated Marketing Communications, Luxury and Fashion Marketing e o seminário de Luxury, que são exclusivas aos alunos deste workstream.

Ao longo do curso, os alunos têm a oportunidade de interagir com especialistas na área de luxury e fashion (LVMH, Richemont, L'Oréal, Farfetch, entre outras).

No terceiro semestre, os alunos desenvolvem o work project, sob a supervisão de um dos especialistas, para empresas de referência no setor, tais como L’Oreal Luxe, Chanel, Cartier (Richemont), Montblanc (Richemont), Boutique dos Relógios ou Reflaunt (uma startup na área da economia circular em moda).

Empregabilidade: Os alunos da workstream de Luxury trabalham agora para empresas como LVMH, Mytheresa e L’Oreal Luxe, por exemplo.

​*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.
*Os alunos que frequentem os workstreams não o podem combinar com CEMS, intercâmbio e/ou outra área de especialização.
*Os workstreams encontram-se apenas disponíveis para os alunos que iniciem os seus estudos e tenham sido aceites no Fall Intake

  • Advanced Branding and Brand Development
  • AI Impact on Business
  • Algorithmic governance
  • Applied Corporate Finance
  • Applied Entrepreneurship
  • Applied Hospitality & CX Innovation
  • Applied Qualitative Studies
  • Applied Quantitave Studies
  • Applied Social Entrepreneurship
  • Applied Sports Projects
  • Asian Brands
  • Asset Management
  • Auditing
  • Banking
  • Better Marketing for Consumer Wellbeing
  • Big Data Analysis
  • Blockchain fundamentals
  • Brand Management
  • Brand Management for Hospitality
  • Brands and Marketing in Asia’s Emerging Markets
  • Business Model Innovation
  • Business Strategy and Practice
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Competition Policy
  • Competitive Strategy: an analytical approach
  • Computational Thinking and Data Science (includes Applied Statistics) 
  • Consumer and Managerial Decision Making
  • Consumer Behavior
  • Corporate Governance
  • Corporate Social Responsibility
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Corporate Valuation
  • Cracking the Sales Code
  • Cross-Cultural Issues for Marketing
  • Customer Relationship Management
  • Data Analytics for Finance
  • Data Curation
  • Data Visualization
  • Derivatives
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Marketing
  • Digital Strategy and Transformation
  • Digital Transformation in Hospitality
  • Diversity & Inclusion
  • Doing Business in China
  • Doing Business in Emerging Markets
  • E-commerce and Metaverse 
  • Economics of Education
  • Economics of Health and Health Care
  • Economics of Health Systems
  • Energy and Climate change
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Entrepreneurship
  • European Union: Governance and Crises
  • Evidence-based practices for wellbeing
  • Family Business
  • Finance and the transition to net zero
  • Financial Crises in History
  • Financial Statement Analysis
  • Fintech Ventures
  • Fundamentals on Environment and Sustainability
  • Futures and Options
  • Game Theory
  • Geoeconomics and International Relations
  • Hospitality and CX Innovation Fundamentals
  • Hospitality Expansion & Internationalization
  • Hospitality Operations Management
  • Impact Investments
  • Impact Makers
  • Innovation and Value Creation Wheel
  • Innovation Management
  • Integrated Marketing Communications
  • International Business
  • International Events Management
  • International Marketing Strategy
  • International Tourism Policy
  • Introduction to Hospitality & Tourism Industry
  • Introduction to Programming
  • Investments
  • Leadership and Change Management
  • Leading Social Enterprises with impact in International Development
  • Luxury and Fashion Marketing
  • Luxury Management
  • Machine Learning   
  • Management in the Public Sector
  • Management of Non-Profit Organizations
  • Marketing Analytics
  • Media and Politics
  • Mental Models for Strategy
  • Mergers, Acquisitions, Restructuring
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Negotiation
  • Network Analytics
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Operations Strategy
  • Organizing for Good in the digital age
  • Performance and Progress
  • Persuasion and Negotiation
  • Pricing Strategies
  • Principles of Shopper Marketing
  • Private Equity
  • Product Design and Development
  • Project Management
  • Quality Management
  • Responsibility and Ethics of Business
  • Revenue Management
  • Sales & Retailing
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Service Excellence
  • Small Business Management
  • Social Marketing
  • Social Media Marketing
  • Special Course: L'Oreal Brandstorm Competition
  • Sports Careers Seminar Series
  • Strategic Costing
  • Strategic errors in organizations
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Strategic Planning and Control
  • Strategy Consulting
  • Strategy Implementation
  • Sustainability Evaluation of Policies, Plans and Projects
  • Sustainable International Business
  • Sustainable Operations
  • System Change
  • Talent Development
  • Technology Strategy
  • The Essence of Philantropy
  • Tourism & Hospitality Consulting
  • Tourism Marketing
  • Value-Based Health Care
  • Venture Simulation
  • Web 3 a new frontier in business and finance 
  • Work & Family
  • WPP Master Class

 

* Please note that for the academic year of 20223/2024 this information may be subject to changes.

Os Skills Accelerator são compostos por 4 áreas. Os alunos devem completar pelo menos 1 módulo de cada área, de acordo com o seu programa de mestrado.

  • Digital

Tecnologia para Gestão: conceitos, ferramentas e software.

  • Ética

O conceito de ética e a sua importância na vida (tanto a nível pessoal como profissional). Exposição a desafios éticos e discussões práticas sobre como lidar com os mesmos.

  • Ligações corporativas/internacionalização

 Atividades relacionadas com carreira e mercado de trabalho e organizadas pelo gabinete de carreiras, clubes de alunos ou corpo docente. Dependendo do módulo selecionado, parceiros corporativos e outras empresas poderão ser convidadas a participar. As competências que pode adquirir e/ou acelerar: autoconsciência, colaboração, eficácia do trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas, conhecimento do mercado de trabalho, rede de ex-alunos.

  • Liderança

Conceitos e dicas de liderança: autoliderança e liderança de outros.

 

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Projeto Final

Como requisito para a obtenção do diploma, os alunos deverão realizar um projeto final (dissertação) no último semestre do mestrado. Há três formatos disponíveis:

Field Lab
Os alunos concentram-se num tema específico ou num tópico de natureza mais aplicada para propor soluções para um problema concreto e real num contexto específico (grupal).

Estágio de Investigação Aplicada
Os alunos desenvolvem soluções para resolver um problema identificável em ambiente empresarial, através de um estágio, relevante para o ciclo de estudos que frequentam.

Directed Research*
Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica, realizando investigação aplicada numa área relevante.


*Este formato é geralmente indicado quem pretende continuar com os seus estudos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS - European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

30 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

28 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de Skills Accelerator

30 ECTS
No Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 
É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

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