Inteligência Artificial: há um curso online e gratuito
News | 19 May 2021 Inteligência Artificial: há um curso online e gratuito

Nas “Conversas do Confinamento”* falei da Inteligência Artificial (IA) com três mulheres** – Bruna Riboldi, Lénia Mestrinho e Patrícia Xufre – que estão bem por dentro do assunto: professoras, diretoras e responsáveis por projetos que exploram as potencialidades da IA em diversas áreas.
Afinal, de que forma nos podemos preparar para aproveitar essas potencialidades e o que faz a AI nos dias de hoje? Existe o curso “Elementos de Inteligência Artificial”, online, gratuito e em Português, que está disponível para poder fazer ao seu ritmo e tempo disponível – através da Nova SBE.

Além disso, falamos sobre o Projeto de Ciência de Dados para prever a Nefropatia Diabética: vencedor da primeira edição do programa Data for Change e foi desenvolvido em parceria com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP).

A Nefropatia Diabética é uma condição crítica que descreve a perda gradual da função renal, podendo levar a danos irreversíveis nos rins. Segundo o Observatório Nacional da Diabetes, uma em cada três pessoas com diabetes desenvolve a nefropatia.

Adiar ou prevenir esta condição traduz-se numa melhoria da qualidade e prolongamento da esperança média de vida dos pacientes diabéticos, impactando também o orçamento público a nível de saúde, uma vez que ao progredir na doença, os tratamentos ficam mais complexos e dispendiosos, podendo chegar à diálise ou transplante renal. Por se tratar de uma condição que evolui silenciosamente nos estágios iniciais, os primeiros sinais de nefropatia diabética são críticos para prevenir ou retardar a progressão da doença.

Foram utilizados dados transacionais históricos, registados durante as visitas dos pacientes à APDP, os quais permitem fazer uma caracterização sociodemográfica e clínica dos diabéticos. Como resultado, a equipa do DSKC desenvolveu um modelo para prever a probabilidade de desenvolvimento da nefropatia diabética de nível três, num horizonte temporal de três e cinco anos. Para além da probabilidade, a ferramenta também indica o impacto de cada variável analisada sobre o resultado final, permitindo que as equipas médicas atuem proativamente, evitando assim o surgimento ou a progressão da doença. O projeto está em curso e foi iniciado em 2019.

*O que são as “Conversas do Confinamento”? Perante um novo confinamento geral, em Portugal, iniciado a 15 de janeiro de 2021, decidi começar uma série de entrevistas, de forma a dar a conhecer o trabalho de muitas mulheres, em várias áreas, mas sobretudo no trabalho em prol do outro, na saúde, sexualidade, no desenvolvimento pessoal, no auto-conhecimento e nas viagens, claro!

Entrevistas que trouxessem conhecimento e inspiração durante todo o confinamento.

Essas entrevistas foram o primeiro passo para criar o site Mulheres em Viagem, que é um site irmão do Viaje Comigo.

Mulheres em Viagem… porque a vida é uma viagem!

 

What's happening