Em 2022, a Nova SBE investiu 3,85 milhões de euros em 14 novos projetos de investigação; desenvolveu 156 trabalhos; publicou 120 artigos e envolveu uma comunidade de 6000 pessoas, comprometidas com um projeto de impacto, rumo a um futuro sustentável.
Já está disponível a 4ª edição do Nova SBE Road to Impact. O documento, que agrega o histórico anual da atividade inerente ao percurso de sustentabilidade da escola e que integra - pelo segundo ano consecutivo - o resumo dos projetos de investigação e estudos mais relevantes desenvolvidos pelos Knowledge Centers e Labs da Nova SBE, revela a performance da escola no caminho da sustentabilidade e impacto na vida das pessoas e da sociedade.
O Road to Impact Report descreve a contribuição da escola em prol do progresso económico socialmente inclusivo e ambientalmente sustentável e avalia a intervenção da comunidade de acordo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), definidos pelas Nações Unidas.
Com uma estrutura inspirada nos Princípios PRME (Principles for Responsible Management Education) o Relatório é estruturado de acordo com as quatro maiores áreas de ação da Nova SBE – Aprendizagem Continua; Investigação & Conhecimento; Transformação Social e Sustentabilidade Organizacional.
Aprendizagem Contínua
Naquele que é um dos seus princípios basilares, o do acesso à educação, a Nova SBE reforçou a sua convicção de que o estatuto socioecomico não deve limitar o potencial académico de qualquer aluno. Por isso, houve uma forte aposta nesta área - Ao todo, foram atribuídas 380 bolsas em 2022 para alunos/as de licenciatura e mestrado, num valor total de 2,1 Milhões de euros, assegurando a aposta inequívoca no seu desempenho académico.
Ainda dentro do âmbito da Aprendizagem Contínua, a Nova SBE aplica os ODS enquanto língua universal e, com isso, procedeu ao mapeamento de todos os programas relacionados com os ODS, avaliando a forma como as cadeiras contribuem para um desenvolvimento sustentável e criando novos programas ou iniciativas educativas 100% focadas na disseminação de conhecimento e resultados relativamente aos ODS.
Para formar cidadãos globais, responsáveis com as competências do futuro que o mundo exige, a Nova SBE integra na sua oferta formativa inúmeras disciplinas relacionadas com os ODS:
- Licenciaturas – 21 disciplinas
- Mestrados – 96 Disciplinas
- Doutoramentos – 9 disciplinas
- Formação de Executivos – 39 programas
O impacto da Aprendizagem Contínua na Nova SBE pode ser lido aqui.
Investigação e Conhecimento
A excelência dos programas académicos da Nova SBE está invariavelmente relacionada com a qualidade dos professores/as e investigadores/as nacionais e internacionais. São eles/as quem proporciona conhecimento inovador sobre desafios sustentáveis para a comunidade académica, decisores políticos, gestores e líderes, em 3 áreas-chave: economia, finanças e gestão.
Atualmente, a Unidade de Investigação da Nova SBE conta com 30 Professores/as Catedráticos/as, 24 Professores/as Associados/as, 41 Professores/as Assistentes, 23 Investigadores/as (Pós-doutoramento e colaboradores) e 82 Alunos/as de Doutoramento a trabalhar em Economia (46%), Finanças (15%) e Gestão (39%).
No âmbito da Investigação e conhecimento, foram vários os projectos desenvolvidos pela investigação da Nova SBE, sendo de especial destaque o estudo The global impact of coastal water contamination on economic Development, do professor Alex Armand, e que trouxe para Portugal a primeira bolsa da ERC em economia (Conselho Europeu de Investigação); a EQUALNovaERA, a mais recente cátedra ERA da Nova SBE que posiciona a escola enquanto referência europeia em investigação sobre desigualdade; e a renovação da parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI Iniciativa para a Equidade Social até 2024.
A listagem completa do impacto da Nova SBE, ao nível da Investigação e Conhecimento, pode ser lida aqui.
Transformação Societal
O impacto social da Nova SBE multiplica-se através do envolvimento contínuo da sua comunidade, da qual fazem parte os Clubes de Alunos, Institutos Académicos, Parceiros Corporativos e Institucionais.
A Nova SBE integra 36 Clubes de Alunos, dos quais, pelo menos 16, estão relacionados com os ODS. Esta comunidade académica foi responsável por mais de 40 projetos de consultoria pro bono, desenvolvidos para organizações sem fins lucrativos e híbridas. Além disso, mais de 50 iniciativas promovidas por Clubes de Alunos foram lançadas à comunidade - artigos de opinião, eventos e podcasts.
Passando para os dois Institutos da Nova SBE, o Nova SBE Haddad Entrepreneurship Institute contou, em 2022, com mais de 120 startups que participaram em iniciativas sendo de destacar a abertura do espaço de coworking do Instituto que atualmente constitui um ponto de encontro de alunos/as, startups, mentores/as, investigadores/as e investidores/as. Já o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality teve 59 aluno/as inscritos/as na área de especialização em hotelaria e gestão de serviços do mestrado em gestão. No mesmo ano, o instituto foi finalista dos Prémios da Formação Turística em Portugal, na categoria de Melhor Projeto Educacional, com a iniciativa ‘Fórum Turismo’.
Por fim, sobre as Parcerias Académicas, destacam-se parceria com a Fundação Calouste Gulbenkian, que se materializou no programa Paradigm Shift (que incentiva líderes de diferentes setores a trazer a sustentabilidade para o centro do diálogo e da ação organizacional), no lançamento de um novo Mestrado em Empreendedorismo de Impacto & Inovação, no desenvolvimento de investigação académica e na oferta de bolsas a alunos/as, PME e organizações sociais.
Conheça melhor o processo de Transformação Societal da Nova SBE em 2022 aqui.
Sustentabilidade Organizacional
Enquanto instituição que procura liderar, inspirar e ser um exemplo, a Nova SBE acredita, acima de tudo, que a transformação deve de vir de dentro. Seguindo a filosofia ‘Walk the Talk’ (colocar a teoria em prática), foram várias as iniciativas que, interna e externamente, complementaram a Jornada dos ODS, iniciada em 2018, aquando da mudança para o campus de Carcavelos.
Em 2022, a Nova aderiu ao Positive Impact Rating (PIR), um ranking internacional que classifica escolas de negócios de acordo com a perspetiva dos/as alunos/as sobre os esforços que fazem para se tornarem escolas sustentáveis e com um impacto positivo. Nesta classificação, que avalia, sete dimensões de impacto relevantes, através das respostas aos inquéritos lançados a alunos/as, a Nova SBE foi classificada com o “Nível 4” (de 5), que a indica como uma “Escola Transformadora”.
Ao nível académico, destacam-se o mapeamento de syllabus de todos os níveis académicos para verificação da existência de, pelo menos, um ODS; tal como o mapeamento da investigação realizada pelos docentes relativamente à Agenda 2030 e, ainda, o desenvolvimento de Modelo de Impacto Nova SBE para avaliação da contribuição da escola em prol do desenvolvimento sustentável e promoção de ações de call to action através do Nova SBE Role to Play. Em paralelo a todas estas iniciativas, foram desenvolvidos vários os workshops e formações sobre ODS para os/as colaboradores/as da Nova SBE.
Por fim, no âmbito institucional, a escola reforçou o seu compromisso com inúmeros/as parceiros/as: renovou a parceria PRME até 2025, iniciou parcerias com a Associação de Empresas Responsáveis (GRACE), para criação e partilha de conhecimento relacionado com voluntariado e com a Fundação Ellen MacArthur, para contribuir e melhorar a economia circular, e concretizou, com a United Nations Global Compact (UNGC), uma avaliação individual para diagnosticar o atual ponto de situação da Nova SBE de acordo com as quatro áreas que a UNGC mais valoriza.
Saiba mais sobre a política de Sustentabilidade Organizacional da Nova SBE aqui.