Onesta: Alunas da Nova SBE Apresentam Ideia Para Mitigar Problemas de Saúde Mental nos Jovens
Sociedade | 30 maio 2023 Onesta: Alunas da Nova SBE Apresentam Ideia Para Mitigar Problemas de Saúde Mental nos Jovens

Os problemas de saúde mental entre os/as jovens estão a aumentar a um ritmo crescente. Apesar de existirem muitas soluções tecnológicas que permitem que as pessoas estejam ligadas, as mesmas não impedem sentimentos de solidão. Dorra Ben Tahar, Hannah Langenbach, Julia Rodriguez-Bustelo Fricke e Lilian Friedrich, quatro alunas da Nova SBE, querem combater esta crise. 

Para o fazer, criaram a Onesta - Your Safe Space, uma aplicação que liga alunos/as a outros/as alunos/as e licenciados/as em psicologia que trabalharão como voluntários/as, de forma a fornecer apoio rápido, barato e conveniente entre pares. A ideia permite obter benefícios como um sentimento de comunidade e de pertença, uma maior ligação social, apoio emocional devido à constituição de um espaço seguro virtual e a fases semelhantes da vida, entre muitos outros.  

A Onesta foi o projeto vencedor da última edição do Problemattic Ideathon, uma plataforma que liga geradores/as de ideias, financiadores/as, programadores/as de software, designers, investigadores/as UX, etc., com o objectivo de abordar desafios sociais. As 4 alunas conceberam a ideia e o respetivo protótipo no curso “Organizing for Good in the Digital Age”, do professor Paolo Leone. Nesta formação, centrada em projetos de impacto, Paolo Leone, Professor Assistente de Inovação Social e membro da Cátedra ERA de Inovação Social, os alunos são apoiados na criação de novas aplicações capazes de respondes aos desafios sociais modernos. Mais do que uma ideia, a Onesta é um exemplo de como o ensino pode ir muito além da sala de aula e apoiar a criação de soluções de impacto e valor para a sociedade.  

Ao vencerem o Hackathon, os primeiros passos da Onesta passarão pela abordagem a alunos/as de psicologia ou psicoterapia nos seus mestrados para ajudar os/as primeiros/as utilizadores/as da aplicação, que serão alunos/as da Nova SBE. As sessões podem ser agendadas com antecedência, mas, no futuro, a aplicação também pretende fornecer apoio imediato através da criação de uma linha direta entre os alunos de psicologia registados, utilizando inteligência artificial, ou redirecionando-os para uma linha direta institucional em casos muito urgentes. 

O projeto-piloto vai arrancar na Nova SBE no início de setembro. Até lá, utilizadores/as e prestadores/As de serviços serão convidados/as a testar a plataforma e o conceito geral, ajudando a melhorar a marca e a clarificar a sua estratégia. Paralelamente, Dorra, Hannah, Julia e Lilian vão realizar mais investigação através de inquéritos qualitativos e quantitativos e entrevistas, recolhendo feedback, orientação e treino de anteriores juízes/as, investidores/as e outros/as empresários/as de sucesso. Para além disso, as alunas vão continuar na procura por potenciais parcerias com novos/as parceiros/as como o gabinete de Well-being da Nova SBE ou outras entidades com conhecimentos jurídicos, tecnológicos ou psicológicos.  

Por último, à medida que o projecto evolui, o grupo está a trabalhar com Sean Tierney (o principal investidor contribuinte da Onesta e fundador da Problemattic) para coordenar o projecto e definir os próximos passos.

What's happening