Cascais prepara-se para criar uma verdadeira “Escola de Participação”. Com especialistas de todo o mundo, de 10 a 13 de outubro, com a parceria da Nova School of Business & Economics vai funcionar no novo campus de Carcavelos a Smart Citizenship Academy. Para ocupar cada uma das 50 vagas, os candidatos terão de, em primeiro lugar, apresentar a sua motivação.
Uma autêntica maratona de quatro dias, o curso de outono da Smart Citizenship Academy | Academia de Cidadania Inteligente vai procurar respostas para problemas complexos como medir a qualidade dos Orçamentos Participativos propondo aos alunos a construção de um referencial de indicadores.
Ao mesmo tempo vai ser pedida a construção de um guião para realização de um vídeo educativo ajude a explicar a democracia participativa aos mais jovens. Num verdadeiro teste ao eu democrático de cada um, os alunos vão ser chamados a desempenhar papéis numa sociedade imaginária no âmbito do “Plano B”, um workshop de democracia participativa desenvolvido para estimular a participação através da tomada de decisão.
Discutir sobre “O futuro da democracia” com a ajuda de Daniel Innerarity e Manuel Castells, ou dos Orçamentos Participativos com Stephanie McNulty, Nelson Dias e Giovanni Allegretti são as propostas para a abertura do curso que vai analisar modelos e desafios de Orçamentos Participativos em Cascais (Portugal), Madrid (Espanha), Paris (França) e Sakhalin (Federação Russa).
Saiba mais | Inscreva-se