26 set '19
Seminários NOVAFRICA | quinta-feira Seminário com Christa Brunnschweiler

Christa Brunnschweiler, da University of East Anglia, vai apresentar um estudo sobre “Siga o líder: a utilização de vídeos para tornar mais relevante a informação relativa à gestão das receitas dos recursos naturais”. Os doadores internacionais e os formuladores de políticas de desenvolvimento têm promovido a transparência na gestão das receitas dos recursos naturais de países em desenvolvimento ricos nestes recursos como solução para aumentar a responsabilização, combater a corrupção, promover a eficiência governativa, e fomentar o desenvolvimento económico. A evidência sobre os benefícios da transparência é, no entanto, escassa – o que se poderá justificar pelo facto de a informação não chegar muitas vezes à (maioria) da população e, mesmo quando esta chega às pessoas, a exigência por responsabilização ser baixa. Neste artigo, o foco foi neste último aspeto: como poderão as pessoas ser encorajadas e exigir responsibilização quando têm acesso à informação e estão insatisfeitas com a atual gestão das receitas dos recursos naturais? Em particular, poderão os atores modelo inspirar as pessoas a exigir maior responsabilização? Foi criado um estudo experimental no Gana com duas mensagens por vídeo que facultam informação relativa à gestão das receitas de petróleo que concluiu que dar informação pertinente à população poderá ter um impacto, em particular na mudança das atitudes. Levar as pessoas a exigir uma maior responsabilização é mais difícil, e envolver os atores modelo a incentivar os cidadãos a expressarem as suas preocupações relativas à gestão das receitas dos recursos poderá ser eficaz.

Seminário com Christa Brunnschweiler
  • De 26 setembro 2019 14:30