José Cardoso da Costa
Professor Auxiliar Convidado
Economia

José Miguel Cardoso da Costa é Professor Auxiliar Convidado da Nova School of Business and Economics onde leciona atualmente a cadeira de Princípios da Macroeconomia. No passado também ensinou Matemática e outras disciplinas de Macroeconomia na NovaSBE.

Recebeu o seu PhD pela NovaSBE em 2010, com a sua tese Optimal Public Debt Management, depois de concluir o Mestrado na London School of Economics em 2011 e a Licenciatura na Universidade de Coimbra, em 2000.

José Miguel é também economista senior no Banco de Portugal, trabalhando na divisão de políticas monetárias do Departamento de Economia e Investigação. No passado ele trabalhou vários anos no IGCP - Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública, liderando a Unidade de Investigação e Reporte entre 2011 e 2018. Nesse papel, trabalho em estreita relação com o Ministro das Finanças e várias instituições internacionais, incluindo agências de rating e investidores internacionais, bem como a IMF e instituições Europeias durante o programa de ajuste EU-IMF 2011-2014 e consequente periodo de vigilância.

Os seus interesses de investigação variam entre políticas monetárias e fiscais, com particular foco nas implicações para o balanço e gestão de dívida pública do banco central.

2010 - Doutoramento em Economia - Nova SBE

2001 - Mestrado em Economia - London School of Economics

2000 - Licenciatura em Economia - Universidade de Coimbra

Gestão de dívida pública; Políticas monetárias e fiscais.

• Costa, José Miguel da, Lewis, Vivien (2017). Fiscal policy and inflation in a monetary union. Economica, 84 (336), 779-796.