Emir Sirage
Professor Auxiliar Convidado
Gestão e Organizações

Emir Sirage é um profissional experiente com uma formação diversificada em engenharia, gestão de tecnologia, colaborações internacionais e, na última década, concentrou-se no ecossistema espacial europeu. Com uma carreira que abrange várias organizações e funções de prestígio, tem demonstrado consistentemente uma liderança e conhecimentos excepcionais em vários domínios. Desempenha atualmente as funções de Diretor-Geral Executivo da Agenda New Space Portugal no âmbito do programa Portugal Recovery and Resilience, que representa um investimento estratégico para o sector espacial português e Gestor Executivo do Programa Programa Executivo do CEiiA (Centro de Engenharia e Produto). Anteriormente, ocupou o cargo de CEO e COO no Atlantic International Research Centre (AIR Centre), onde geriu com sucesso a estratégia da organização, as actividades operacionais e o estabelecimento de parcerias estratégicas nas regiões atlânticas. A sua carreira inclui também o cargo de Diretor de Vendas e Desenvolvimento de Negócios na Thales-Edisoft, uma das principais empresas espaciais em Portugal, onde desempenhou um papel fundamental na definição e gestão da estratégia espacial para o departamento da empresa e promoveu relações-chave com as partes interessadas do governo e facilitou a participação em iniciativas importantes no sector espacial. Entre 2009 e 2018, contribuiu significativamente para o ecossistema científico e tecnológico de Portugal como Gestor Sénior de um gabinete de Tecnologia e Parcerias Internacionais na FCT IP. As suas responsabilidades incluíam entre a indústria espacial europeia e o sector da Big Science e as instituições de investigação e indústria portuguesas, coordenando uma agenda estratégica nacional para o sector do Espaço e a gestão de parcerias internacionais num valor superior a 200 milhões de euros. A sua carreira internacional começou no CERN, a Organização Internacional para a Investigação Fundamental em Física de Partículas, como responsável pela transferência de tecnologia gestão das actividades de comercialização da propriedade intelectual e pela promoção das tecnologias do CERN junto de 21 Estados Membros. Para além das suas funções profissionais. Emir tem estado ativamente envolvido em vários cargos de consultor e mentor, contribuindo para o crescimento de empresas em fase de arranque e projectos inovadores em domínios que vão desde a tecnologia espacial, às TI e outros. Tem uma formação académica impressionante, incluindo um mestrado em gestão de sistemas de informação pelo ISEG - Lisboa School, Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa, bem como um MBA Executivo em Gestão de Tecnologia pela École Polytechnique Fédérale de Lausanne (EPFL) e Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial pela Universidade do Minho. Continua a aprofundar os seus conhecimentos, tendo recentemente concluído um programa sobre a Nova Economia Espacial no MIT e é Diretor do programa Space for Business na Nova School Business and Economics. Na sua carreira, tem demonstrado não só um conhecimento técnico e uma perspicácia estratégica excepcionais, mas também um compromisso de promover a inovação, a colaboração internacional e o crescimento de tecnologias emergentes. É um profissional dinâmico cujas contribuições terão impacto nos domínios do espaço, da gestão tecnológica e não só.

2022 - Educação Profissional, programa em linha - Nova Economia Espacial: Tecnologias, Produtos, Serviços e Modelos de Negócio - Massachusetts Institute of Technology (MIT)

2013 - Mestrado em Gestão de Sistemas de Informação  - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão de Lisboa.

2012 - Pós-Graduação em Sistemas e Tecnologias de Informação nas Organizações - ISEG - Instituto Superior de Economia e Gestão.

2007 - MBA Executivo em Gestão da Tecnologia - École Polytechnique Fédérale de Lausanne.

2004 - Mestrado em Gestão da Tecnologia - École Polytechnique Fédérale de Lausanne e UTA - University of Texas at Austin

2002 - Licenciatura em Engenharia e Gestão Industrial - Universidade do Minho

Nova Economia Espacial; Inovação e Geral; Gestão; Economia e Finanças num ecossistema emergente do Novo Espaço;