António Vicente
Professor Auxiliar Convidado
Economia

António Vicente é funcionário da Comissão Europeia. Atualmente é chefe da equipa política e chefe adjunto da Representação da Comissão em Portugal. Antes disso, foi membro da equipa da Comissão sob o comando do negociador-chefe Michel Barnier, para a relação pós-Brexit (negociador para questões climáticas e ambientais). António entrou na Comissão em 2014 como chefe de gabinete do Comissário Europeu para a Investigação, Ciência e Inovação, e nessa qualidade participou nas reuniões semanais que prepararam as decisões-chave da Comissão Juncker (2014-2019) e ajudou no desenho e negociação do Horizon Europe, o fundo europeu de apoio à ciência e inovação. De 2011 a 2014, foi chefe de gabinete do Secretário de Estado do Primeiro-Ministro Carlos Moedas, onde ajudou a criar e liderar a equipa que serviu de interface entre os Governo português e a “troika” (CE, BCE, FMI) durante o Programa de Ajustamento Português. Tem um Mestrado em Economia pela Nova SBE e um Mestrado em Teoria Política pela London Escola Superior de Economia.

2010 - Mestrado em Economia, Nova School of Business and Economics

2004 - Pós-graduação em Gestão, Nova School of Business and Economics

1999 - Mestrado em Teoria Política, London School of Economics

1998 - Licenciatura em Relações Internacionais, Universidade Técnica de Lisboa, Instituto de Ciências Sociais e Políticas