O Prof. Pedro Oliveira, Dean da NovaSBE e Diretor Científico do Nova SBE Open & User Innovation Knowledge, vai participar num seminário sobre “Unlocking Innovation in Healthcare: The Case of the Patient Innovation” na HKU Business School no dia 12 de março.
As plataformas multilaterais são novas formas de organização que podem impulsionar a inovação no setor da saúde, dando capacidade aos doentes inovadores e facilitando a comercialização de inovações por e para os doentes. No entanto, a aplicação do roteiro do manual para o modelo de plataforma de outros setores pode revelar-se um desafio, dada a natureza distintiva dos serviços de saúde. Com base no caso de uma plataforma líder de inovação em cuidados de saúde na Europa, examinamos o papel da plataforma na identificação e viabilização do desenvolvimento e difusão de inovações para os pacientes (inovações dos utilizadores desenvolvidas por pacientes e cuidadores informais).
O caso da Patient Innovation é apresentado. O Patient Innovation é uma plataforma online que visa facilitar a partilha de soluções inovadoras desenvolvidas pelos próprios pacientes e cuidadores informais. Mais de 5.000 inovações foram coletadas de uma comunidade de mais de 1 milhão de visitantes anualmente, incluindo 300.000 usuários frequentes de mais de 100 países – atualmente a maior câmara de compensação de inovações relacionadas à saúde na Europa.