Rita Dias Pereira, pós-doutorada em Economia, vence a bolsa Horizon Europe - Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA Postdoctoral Fellowships 2023)
Notícias | 19 abril 2024 Rita Dias Pereira, pós-doutorada em Economia, vence a bolsa Horizon Europe - Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA Postdoctoral Fellowships 2023)

Rita Dias Pereira, pós-doutorada em Economia, ganhou uma bolsa Horizon Europe - Marie Sklodowska-Curie Actions (MSCA Postdoctoral Fellowships 2023) com o artigo "Rumo a uma compreensão das redes sociais: Os efeitos na saúde, bem-estar e suscetibilidades genéticas (SOCIAL)", que procura avaliar o impacto das redes sociais na saúde e bem-estar.

👏 PARABÉNS!

SOBRE O ARTIGO:


Título: Rumo a uma compreensão das redes sociais: Os efeitos na saúde, bem-estar e suscetibilidades genéticas (SOCIAL)

Resumo: Em 2022, 63% da população mundial utilizava ativamente as redes sociais, gastando, em média diária, 2 horas e 27 minutos nessas plataformas. Apesar da sua ampla adoção, a nossa compreensão do impacto das redes sociais na saúde e bem-estar continua limitada, principalmente devido à falta de disponibilidade de dados sobre o uso das redes sociais. SOCIAL aproveita-se de vários conjuntos de dados únicos e adota uma abordagem abrangente para investigar os efeitos e suscetibilidades associadas ao uso das redes sociais. Este conhecimento é fundamental para conceber regulamentações inteligentes e eficazes que promovam o bem-estar individual numa era de rápida evolução digital.

Esta proposta introduz uma perspetiva inovadora na pesquisa sobre redes sociais. Tem como objetivo estudar a fuga de informação do Facebook em 2021, a proibição do TikTok em dispositivos governamentais em 2022, a transição do Instagram para um feed algorítmico em 2016 e a Lei dos Serviços Digitais da UE de 2024, examinando o seu impacto nos utilizadores das redes sociais. Além disso, investiga os fatores genéticos que influenciam os padrões de utilização das redes sociais, utilizando dados genéticos moleculares e um desenho dentro da família para explorar se as suscetibilidades genéticas a distúrbios mentais contribuem para os padrões de utilização das redes sociais.

What's happening