Observatório da Despesa em Saúde 06 | Fevereiro 2024 | Despesa Corrente em Saúde na Guiné-Bissau
Notícias | 15 março 2024 Observatório da Despesa em Saúde 06 | Fevereiro 2024 | Despesa Corrente em Saúde na Guiné-Bissau

O Observatório da Despesa em Saúde pretende promover a análise regular das dinâmicas de evolução da despesa em saúde. Isto inclui análises relativas ao Orçamento do Estado, execução orçamental, pagamentos em atraso, fontes de financiamento do sistema de saúde, entre outras dimensões.

Esta publicação analisa a despesa corrente em saúde na Guiné-Bissau - país com o qual Portugal coopera em diversos domínios, através de acordos bilaterais e multilaterais, no sentido de combater a pobreza e de promover um desenvolvimento sustentável.

No início do século XXI, a despesa doméstica pública era a maior componente da despesa corrente em saúde na Guiné-Bissau (46,68%). Contudo, em 2010 verificou-se um decréscimo acentuado na despesa doméstica pública corrente em saúde per capita (redução de 60,76%), em parte devido à instabilidade política. A redução da despesa pública em saúde traduziu-se num aumento das despesas diretas das famílias, o que se repercutiu num aumento da percentagem população colocada em situação de pobreza extrema devido a despesas em saúde. Apesar da redução da despesa doméstica pública em saúde na Guiné-Bissau nas últimas duas décadas, a cobertura universal de saúde aumentou, em parte devido à colaboração de doadores externos. 

Este relatório faz parte da Social Equity Initiative, uma parceria entre a Fundación "la Caixa", o BancoBPI e a Nova School of Business and Economics.

Autores do estudo: Pedro Pita Barros e Carolina Borges da Cunha Santos.

What's happening