24 abr '24
Seminários | quarta-feira NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT SEMINAR SERIES | Promover a Diálise Domiciliária em Pacientes com DRT: Um Estudo Comparativo de Modelos de Incentivo.

Na edição deste mês da série de seminários NOVA SBE HEALTH ECONOMICS & MANAGEMENT, Salar Ghamat, Professor Associado de Ciências Operacionais e de Decisão na  Lazaridis School of Business and Economics, da Universidade Wilfrid Laurier, apresenta a sua investigação sobre a promoção da diálise domiciliar para pacientes com doença renal terminal (DRT) através de um estudo comparativo de modelos de incentivo.

RESUMO:

Os financiadores da saúde estão ativamente à procura de métodos para melhorar a qualidade de vida dos pacientes com doença renal terminal (DRT) e diminuir os gastos com tratamentos, aumentando a taxa de diálise domiciliária. Neste artigo, desenvolvemos um modelo teórico de jogo para estudar dois modelos de incentivo, nomeadamente baseados em objetivos e competitivos, oferecidos por um financiador para encorajar os esforços de dois fornecedores heterogéneos no aumento da utilização da diálise domiciliária para pacientes com DRT. Mostramos que o financiador pode alcançar as melhores taxas de diálise domiciliária com ambos os modelos de incentivo, escolhendo cuidadosamente os benchmarks de desempenho. O nosso artigo é o primeiro na literatura sobre pagamento de incentivos a modelar e investigar mecanismos de incentivo compostos, incluindo benchmarks de melhoria e de realização. Estes benchmarks incentivam os fornecedores diversos a trabalhar para alcançar o prémio, independentemente das suas características diferentes. Além disso, somos os primeiros a propor um mecanismo de incentivo competitivo entre os fornecedores de cuidados de saúde na literatura de operações de saúde. Finalmente, apresentamos uma análise numérica que fornece insights sobre as medidas práticas existentes destes modelos de incentivo para o financiador.

👉 Registe-se para este evento aqui: https://forms.office.com/e/DuBkv5d5m7

SOBRE SALAR GHAMAT:

Salar Ghamat é professor associado de Ciências Operacionais e de Decisão na Lazaridis School of Business and Economics, da Universidade Wilfrid Laurier.

Salar recebeu o seu doutoramento em Ciências de Gestão pela Ivey Business School (Universidade de Western) em 2017, Mestrado em Investigação Operacional e Gestão de Ciências pela Universidade de Tilburg e MBA pela Universidade de Bilkent. As suas áreas de investigação incluem gestão estratégica da cadeia de abastecimento e gestão de operações de saúde. Publicou artigos em Gestão da Produção e Operações (POM), Revista Europeia de Investigação Operacional (EJOR), Omega, Ciências da Decisão (DS) e Revista Internacional de Economia da Produção (IJPE).

Linkedin: https://www.linkedin.com/in/salar-ghamat-a5322141

• De 24 abril 2024 14:30