Entrepreneurial Human Capital and Firm Dynamics
Destaques | 19 abril 2021 Entrepreneurial Human Capital and Firm Dynamics

Este artigo mostra que o capital humano dos empreendedores é um dos principais motores da dinâmica das empresas, com base em dados administrativos sobre o universo de empresas e trabalhadores em Portugal. As empresas criadas por empreendedores com níveis de escolaridade mais elevados são maiores à entrada e apresentam um crescimento mais elevado ao longo do seu ciclo de vida. De forma consistente com um efeito sobre o crescimento, a espessura da cauda direita da distribuição do tamanho das empresas aumenta com a escolaridade do empreendedor. Os dados apontam para vários mecanismos subjacentes, entre os quais a adopção de tecnologia desempenha o papel mais importante. A contabilização do efeito da escolaridade dos empreendedores na dinâmica das empresas pode aumentar substancialmente o retorno agregado da educação e a fracção das diferenças de rendimento entre países explicadas pelo capital humano e físico.

Aceder ao paper: https://bit.ly/3afscd9