2ª Escola de Inverno | Uma Semana de Exploração Oceânica e Aprendizagem Perspicaz
Notícias | 08 março 2024 2ª Escola de Inverno | Uma Semana de Exploração Oceânica e Aprendizagem Perspicaz

 

De 26 de fevereiro a 1 de março de 2024, a Nova SBE recebeu a 2ª Escola de Inverno como parte do projeto OceanSchool, envolvendo os participantes numa exploração abrangente das principais questões de gestão oceânica.

A semana destacou palestras cativantes de especialistas de renome, abordando temas como ecossistemas costeiros marinhos, instrumentos de política espacial, a importância da Antártida e o papel dos indicadores socioeconómicos no monitoramento da qualidade oceânica. Estudantes da NHH também mergulharam em aulas práticas de Sistemas de Informação Geográfica (SIG).

A Escola de Inverno não só aprofundou a compreensão, mas também dotou os participantes de ferramentas práticas para a gestão responsável dos recursos oceânicos. Ao concluir o evento, os participantes saíram enriquecidos, promovendo um compromisso coletivo com práticas sustentáveis na proteção dos nossos oceanos.

 

📚 Destaques da Semana:

Ecossistemas Costeiros Marinhos e Desenvolvimento (Segunda-feira): O Prof. Alex Armand liderou uma exploração cativante das ameaças enfrentadas pelos ecossistemas marinhos em países em desenvolvimento, destacando desde a sobreexploração de stocks de peixe até ao impacto da poluição na qualidade da água.

O Papel dos Indicadores Socioeconómicos no Monitoramento da Qualidade das Águas Oceânicas (Terça-feira): Conceição Santos, do Instituto Português do Mar e da Atmosfera, esclareceu a integração de indicadores socioeconómicos com indicadores de qualidade marinha, enfatizando a importância de uma abordagem holística na tomada de decisões.

Sistemas de Informação Geográfica como Ferramentas para a Gestão Oceânica (Terça-feira à Tarde): Zara Teixeira, da Universidade de Coimbra, capacitou os participantes com habilidades fundamentais de Sistemas de Informação Geográfica (SIG), permitindo-lhes explorar dados espaciais para decisões informadas na gestão de recursos marinhos.

Conservação de Ecossistemas Marinhos e Biodiversidade (Quarta-feira): Maria Adelaide Ferreira, da Universidade de Lisboa, discutiu o papel crucial de Áreas Marinhas Protegidas (AMPs) e Outras Medidas de Conservação Eficazes (OECMs) na consecução da ambiciosa meta 30x30, proporcionando insights sobre a importância desses instrumentos para a conservação da biodiversidade.

O Papel da Antártida (Quinta-feira): O Prof. José Xavier, da Universidade de Coimbra, aprofundou-se no papel vital que a Antártida desempenha no nível do mar global, clima e ecossistemas marinhos, explorando os desafios associados a este espaço global partilhado.

Aulas Práticas (Sexta-feira): A semana encerrou com Maria Antonieta Cunha e Sá orientando os participantes em aulas práticas de SIG, aplicando os seus conhecimentos e aprimorando habilidades práticas.

🌍 Conclusão: A 2ª Escola de Inverno foi um percurso de exploração, colaboração e aquisição de conhecimento. Os participantes emergem com uma compreensão mais profunda da gestão oceânica, munidos das ferramentas e perspicácia para contribuir de maneira significativa para o manejo sustentável dos nossos preciosos recursos marinhos.

🤝 Agradecimento a Todos os Participantes, Palestrantes e Organizadores! Um agradecimento sincero a todos que contribuíram para o sucesso desta Escola de Inverno - participantes, palestrantes distinguidos e organizadores dedicados.

🌐 Link para o site do OceanSchool

O OceanSchool é um projeto pedagógico pioneiro em Blue Growth resultante de uma parceria entre a Nova School of Business and Economics, o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) de Portugal e a Norwegian School of Economics (NHH) em Bergen, Noruega, financiado pelos EEA Grants Portugal.

www.eeagrants.gov.pt

What's happening