Lançamento do programa MozambES PES em Nhangau.
Notícias | 08 março 2024 Lançamento do programa MozambES PES em Nhangau.

 

A equipa da MozambES encontra-se no terreno, a preparar a implementação do esquema de conservação de mangais que será desenvolvido em Nhangau. Este programa inovador envolverá os grupos de poupança comunitários localizados em diferentes áreas de Nhangau, atraindo os participantes para uma série de atividades de conservação. Os participantes desempenharão um papel crucial, desde a recolha de sementes até ao cuidado de um viveiro de manguezais e participação em esforços de reflorestamento numa área designada. Em troca, desfrutarão de melhores condições de crédito, com uma taxa de juros mais baixa e ainda um aumento na sua contribuição para o fundo social do grupo.

 

 

 

 

Sobre o MozambES:

Aproximadamente 70% dos moçambicanos dependem de recursos naturais para subsistência. Para reduzir a pobreza, o crescimento deve ser mais inclusivo, e soluções que promovam a gestão sustentável de recursos naturais por comunidades rurais devem ser encontradas.

Assim, a pobreza rural, os direitos comunitários e a gestão de terras não podem ser ignorados para a conservação de recursos. A Província de Sofala (PS) é especialmente vulnerável a eventos climáticos extremos, abrigando os ecossistemas de manguezais mais produtivos do país.

Este projeto visa melhorar o sustento rural das comunidades altamente dependentes de recursos e vulneráveis, promovendo a gestão sustentável de ecossistemas de manguezais urbanos/periurbanos. Ao colaborar com comunidades locais e ONGs, aproveitando a experiência deles no terreno, colocamos pesquisas rigorosas a serviço das comunidades locais e autoridades, considerando a diversidade cultural e socioeconômica da região.

O MozambES recebe financiamento da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT) de Portugal e da Rede Aga Khan para o Desenvolvimento (AKDN) sob o contrato de concessão de subsídios FCT-AGAKHAN/541744715/2019.

Para mais informações, visite: [https://www.mozambes.com/](https://www.mozambes.com/)

What's happening