OceanSchool | Destaque | February 2024
Notícias | 02 fevereiro 2024 OceanSchool | Destaque | February 2024

A OceanSchool é um projeto pedagógico pioneiro no Blue Growth resultante de uma parceria entre a NovaSBE em Portugal e a NHH em Bergen, Noruega, financiado pelos EEA Grants 2020.

Já existem várias iniciativas focadas no desenvolvimento de conhecimentos em diferentes áreas relacionadas com o crescimento azul. No entanto, há uma lacuna em programas de educação e formação em economia dedicados ao crescimento azul. A OceanSchool preenche essa lacuna ao desenvolver uma iniciativa inovadora de curso multidisciplinar em crescimento azul para estudantes de mestrado na NovaSBE e na NHH.

O programa baseia-se na experiência em (i) Economia Ambiental e de Recursos Naturais de escolas de economia líderes na Europa e em (ii) ciências naturais e prática de políticas públicas de instituições públicas reconhecidas pela recolha de dados, pesquisa e aconselhamento em políticas públicas em assuntos marítimos, como o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) (https://www.ipma.pt/pt/index.html).

Na NovaSBE, o programa é concebido tanto para o mestrado em economia, um programa pré-experiência com três semestres, quanto para o mestrado em desenvolvimento internacional e políticas públicas (MIDPP), com o objetivo de atrair tanto praticantes pré-experiência quanto aqueles em meados de carreira. Na Escola Norueguesa de Economia (NHH), em Bergen, Noruega (https://www.nhh.no/en/), o programa é destinado a estudantes no proeminente Mestrado em Ciências em Economia e Administração de Empresas, que oferece tanto uma especialização quanto uma minor em Ambiente e Recursos Naturais.

O Blue Growth é um tema transdisciplinar. Tendo isso em consideração, o currículo do programa foi concebido para proporcionar aos estudantes uma base sólida em economia de recursos e ambiental, com um enfoque nos recursos marinhos. A OceanSchool irá, assim, dotar os estudantes com a competência e habilidades necessárias para desenvolver análises económicas e políticas públicas sobre temas marítimos, contribuindo para a formação da primeira geração especializada de economistas e profissionais relacionados com o Blue Growth em Portugal.

A primeira apresentação do programa decorreu no dia 31 de agosto de 2023 na Nova SBE.

A OceanSchool possibilita o intercâmbio de estudantes e pesquisadores entre as duas instituições. A primeira experência de intercâmbio ocorreu na NHH, de 8 a 19 de janeiro de 2024, com a participação de 11 estudantes portugueses selecionados.

Photo credit: Ingunn Gjaerde/NHH.

O tópico abordado foi Economia da Pesca e foi lecionado pelo Professor Trond Bjørndal (Professor e Diretor do Centro de Economia e Gestão de Recursos Aquáticos - CEMARE, Universidade de Portsmouth, Reino Unido, e Professor II no Colégio Universitário de Aalesund, Noruega).

Link para os cursos:
The Economics of Fisheries Management I
The Economics of Fisheries Management II

Este ano, de 26 de fevereiro a 1 de março, o programa de inverno (Winter School) será realizado no Campus da NovaSBE em Carcavelos, Portugal.

Por fim, o Curso Intensivo de Verão será realizado na NovaSBE na última semana de junho e na primeira de julho de 2024. Espera-se que pelo menos 8 teses de mestrado sejam coordenadas em conjunto durante o programa.

*www.eeagrants.gov.pt