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Mestrado em Análise de Negócio

 
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Mestrado em Análise de Negócio

O mundo está cada vez mais dependente de algoritmos e dados para ajudar à tomada de decisão. As organizações, públicas ou privadas, com ou sem fins lucrativos, utilizam sistemas baseados em dados para dar apoio às funções de gestão. No entanto, estas carecem de conhecimento e pessoas que saibam não só integrar novas tecnologias e ajustar os seus sistemas, mas também que detenham a cultura necessária para os alavancar.

Estas organizações precisam de “tradutores” – i. e. pessoas que compreendam organizações e problemas de gestão, como usar tecnologia e informação para os resolver e como criar sistemas internos e externos que viabilizem este ecossistema.

O currículo proposto é inovador e corresponde às necessidades referidas pelas organizações, nacionais e internacionais, e é lecionado por um corpo decente especializado e maioritariamente focado em investigação, que pertencente ao Centro de Investigação da Nova SBE. Este, por sua vez, foi classificado como “Excelente” na última avaliação da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.

Contando com a colaboração do departamento de informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da NOVA, o mestrado em análise de negócio combina competências técnicas e pessoais de gestão com as tecnológicas.

Esta multidisciplinaridade permite a atração de perfis com formação de 1.º ciclo (licenciatura) nas áreas de ciências, tecnologia, engenharia ou matemática e ainda de economia, finanças ou gestão.

Objetivos

O mestrado em análise de negócio visa o desenvolvimento de sólidas competências técnicas e organizacionais, de pensamento crítico e comunicação de liderança. Foi concebido para futuros gestores e líderes de organizações (públicas ou privadas, empresariais, com ou sem fins lucrativos) num contexto cada vez mais dependente de algoritmos e sistemas híbridos (homem-máquina) para a tomada de decisão. Está, assim, focado na formação de gestores-tradutores, que saibam compreender organizações e problemas de gestão e saibam, também, usar tecnologia e informação para os resolver.

Perfil dos Candidatos

Alunos licenciados com formação em matemática e programação (nível básico de um programa de 1.º ciclo), das áreas de ciências, tecnologia/ciência da computação, engenharia, economia, finanças ou gestão. Os candidatos com poucos conhecimentos de programação terão obrigatoriamente que participar no curso de transição Python/Coding for Business, que decorre em agosto.

O mestrado em análise de negócio foi concebido para quem pretende gerir organizações orientadas por data, transformar dados concretos em narrativas e frameworks, a fim de melhorar as decisões humanas e inspirar compromissos.

Este programa de mestrado está focado na formação de gestores para que saibam compreender as organizações e os seus problemas de gestão, como usar a tecnologia e os dados para os resolver, como criar sistemas internos e externos que viabilizem este ecossistema e como liderar projetos e equipas interdisciplinares, a fim de serem capazes de resolver problemas e executar decisões complexas utilizando dados.

É também dado especial destaque às limitações das decisões baseadas em dados, bem como às restrições éticas e legais atuais e ao papel dos sistemas cognitivos humanos.

Candidaturas para o semestre de outono 2023/24

As candidaturas encontram-se encerradas.

Para mais informações, contacte-nos através do e-mail leadyourfuture@novasbe.pt ou ligando para o +351 213 801 699.

O Project-Based Learning (PBL) é uma experiência única de aprendizagem. Esta vertente permite que os alunos trabalhem num desafio baseado em dados, inserido num contexto concreto, desde o início do programa, no qual podem aplicar os seus conhecimentos e ferramentas à medida que os adquirem na sala de aula e com a ajuda de uma equipa de mentores.

Os alunos vão também aprender e crescer com organizações parceiras por terem de fazer a ponte entre o desafio de negócio e a solução baseada em ciência de dados. Esta experiência é desenhada para alunos que pretendem criar e executar ferramentas de curadoria de dados e desenvolver as suas competências técnicas.

Os alunos farão parte de uma equipa interdisciplinar à qual será designada um projeto específico de ciência de dados, com duração de 18 meses (três dois semestres). No terceiro semestre, os alunos serão convidados a apresentar as principais análises, metodologias e conclusões através das suas dissertações de mestrado.

  • Critérios de seleção

1.º PASSO – Nota de avaliação da disciplina optativa ""Project Scoping"": nota intermédia/final da disciplina. Dado que esta não é obrigatória, caso queira candidatar-se ao Project-Based Learning terá de se inscrever neste curso no T1;

2.º PASSO – Nota de avaliação do questionário técnico: um questionário a realizar durante o T1, que avalia as competências dos alunos em estatística e programação;

3.º PASSO – Competências transversais e entrevista (caso seja necessário).

  • Vantagens para os alunos
  1. Ganhe 18 meses de experiência profissional numa organização data-driven;

  2. Desenvolva as suas competências através de um desafio concreto baseado em dados;

  3. Aprenda com os seus colegas, colaboradores da organização e mentores;

  4. Descubra como pode utilizar a análise de dados para solucionar importantes problemas sociais;

  5. Aumente as suas hipóteses de contratação e a sua rede criando, desde cedo, ligações com o mercado.

  • Como funciona

- Cada projeto será desenvolvido por uma equipa de três a cinco alunos de mestrado, de diferentes backgrounds, durante 18 meses;

- Cada equipa será apoiada por um data science mentor – um profissional com elevada experiência e forte domínio técnico, que ajudará a fundamentar as principais decisões da equipa;

- Cada equipa será, também, apoiada por um gestor de projeto/tradutor Business & Management Mentor – um profissional com elevada experiência e conhecimento sólido em desenvolvimento de projetos técnicos

- Os projetos de ciência de dados serão desenvolvidos juntamente com uma organização parceira (empresa/ONG/agência governamental), que partilhará um desafio que terá de ser resolvido pela equipa através de ciência de dados.

  • Exemplos de possíveis desafios baseados em dados

- Identificar crianças em risco de não serem vacinadas a fim de melhorar as taxas de vacinação (saúde);
- Desenvolver uma abordagem com base em análise de dados para uma gestão sustentável do turismo (turismo);
- Prever o desemprego de longa duração para reinserir pessoas no mercado de trabalho de forma mais eficaz (emprego);
- Prever o risco de incumprimento de crédito no setor bancário (banca);
- Reduzir a corrupção nos processos de compras públicas (transparência governamental);
- Melhorar a resposta das equipas de emergência a acidentes de trânsito para otimizar a segurança (transportes).

*Os projetos disponíveis para o período de 2023/2024 serão partilhados com os alunos no início do programa.

1.ª Semana

  • Nova SBE Discovery Week.

 

1.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Optativas;
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional;
  • Visitas de estudo;
  • Programa de Desenvolvimento de Carreiras –Mastering Your Career;
  • Programa de mentoria;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.

 

2.º Semestre (30 ECTS) 

  • Disciplinas obrigatórias;
  • Optativas;
  • Módulos de Desenvolvimento Profissional;
  • Visitas de estudo;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.

 

3.º Semestre (30 ECTS)

  • Work Project;
  • Seminários regulares, eventos de networking, Nova SBE Career Fair, conferências.

 

Além do programa habitual de mestrado, programas internacionais como CEMS MIM ou o programa de intercâmbio podem exigir um semestre adicional.

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

  • Advanced Data Analysis;
  • Digital Markets;
  • Data Curation;
  • Modelling Business Decisions;
  • Data Visualization;
  • Data Ecosystems and Governance in Organizations;
  • Machine Learning.
     

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

  • Advanced Programming for Data Science
  • AI Impact on Business
  • Algorithmic Governance
  • Applied Entrepreneurship
  • Asset Management
  • Big Data Analysis
  • Blockchain fundamentals
  • Business Analytics Special Project
  • Business Model Innovation
  • Circular Economy:  Eliminate, Circulate and Regenerate
  • Competition Policy
  • Competitive Strategy: an analytical approach
  • Corporate Strategy and Transformation
  • Cracking the Sales Code
  • Customer Relationship Management
  • Data Analytics for Finance
  • Derivatives
  • Design and Construction of Data-Centric Apps 
  • Design Thinking for Social Innovation
  • Digital Marketing
  • Economics of Health and Health Care
  • Energy and Climate change
  • Entrepreneurial Finance & Venture Capital
  • Entrepreneurial Strategy
  • Financial Modeling
  • Fintech Ventures
  • Game Theory
  • Innovation Management
  • Marketing Analytics
  • Modeling Business decisions for Operations
  • Network Analytics
  • Open Innovation
  • Operations Management
  • Product Design and Development
  • Project Scoping
  • Quality Management
  • Science-Based Entrepreneurship and Innovation
  • Strategic Foresight and Scenario Planning
  • Sustainable Operations
  • Technology Strategy
  • Web 3, a new frontier in business and finance
  • Web and Cloud Computing

 

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2023/2024 pode estar sujeita a alterações.

Os Skills Accelerator são compostos por 4 áreas. Os alunos devem completar pelo menos 1 módulo de cada área, de acordo com o seu programa de mestrado.

  • Digital

Tecnologia para Gestão: conceitos, ferramentas e software.

  • Ética       

O conceito de ética e a sua importância na vida (tanto a nível pessoal como profissional). Exposição a desafios éticos e discussões práticas sobre como lidar com os mesmos.                                                 

  • Ligações ao mercado de trabalho

Atividades relacionadas com carreira e mercado de trabalho e organizadas pelo gabinete de carreiras, clubes de alunos ou corpo docente. Dependendo do módulo selecionado, parceiros corporativos e outras empresas poderão ser convidadas a participar. As competências que pode adquirir e/ou acelerar: autoconsciência, colaboração, eficácia do trabalho de equipa, pensamento crítico e resolução de problemas, conhecimento do mercado de trabalho, rede de ex-alunos.

  • Liderança

Conceitos e dicas de liderança: autoliderança e liderança de outros.

 

*É importante notar que a informação referente ao ano letivo de 2022/2023 pode estar sujeita a alterações.

Na meta final

Projeto Final

Como requisito para a obtenção do diploma, os alunos deverão realizar um projeto final (dissertação) no último semestre do mestrado. Há três formatos disponíveis:

Field Lab
Os alunos concentram-se num tema específico ou num tópico de natureza mais aplicada para propor soluções para um problema concreto e real num contexto específico (grupal).

Estágio de Investigação Aplicada
Os alunos desenvolvem soluções para resolver um problema identificável em ambiente empresarial, através de um estágio, relevante para o ciclo de estudos que frequentam.

Directed Research*
Os alunos aplicam os seus conhecimentos e competências a um problema de natureza científica, realizando investigação aplicada numa área relevante.
 

*Este formato é geralmente indicado para quem pretende continuar os seus estudos.

ECTS isto, ECTS aquilo

Como funciona o sistema de classificação de ECTS?

A classificação tem por base o Sistema Europeu de Transferência de Créditos (ECTS – European Credit Transfer System), uma escala de classificação desenvolvida para melhorar a compreensão e a comparação das notas atribuídas, de acordo com os diferentes sistemas nacionais.

Fizemos as contas por si, de modo que a atribuição de ECTS por componente curricular divide-se da seguinte forma:

33,5 ECTS
em disciplinas obrigatórias incluindo atividades Mastering Your Career
(disciplinas de preparação não incluídas)

24,5 ECTS
em disciplinas optativas (mínimo)

2 ECTS
em módulos de desenvolvimento profissional

30 ECTS
no Work Project

Total para conclusão do mestrado: 90 ECTS 

É necessário um mínimo de 90 ECTS para completar o mestrado. Se precisar de 120 ECTS para continuar os seus estudos, o aluno pode prolongar o mestrado por um semestre com disciplinas optativas (28 ECTS) e módulos (2 ECTS).

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