Nova SBE lança série de Workshops de Dados gratuitos para Organizações Sociais
News | 18 February 2022 Nova SBE lança série de Workshops de Dados gratuitos para Organizações Sociais

O Nova SBE Data Science Knowledge Center vai organizar 6 workshops sobre o tratamento, a análise e a visualização de dados, completamente dedicados a organizações de impacto social. Para participarem nesta iniciativa gratuita, as organizações apenas necessitam de estar registadas na plataforma Base de Dados Social. O primeiro workshop acontece dia 22 de fevereiro, com a Sociedade de Advogados VdA - Vieira de Almeida & Associados como orador convidado e será sobre o tema “Proteção e Privacidade de Dados” no setor social.

Serão abordados temas relativos ao RGPD (Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados), como a definição de dados pessoais, as suas várias formas de tratamento, os princípios da proteção de dados e os principais riscos subjacentes, entre outros temas, numa vertente teórico-prática com diferentes exemplos e casos de estudo. O registo para o primeiro workshop pode ser feito a partir deste link.

As restantes sessões irão tratar temas como, Fundraising Digital, Estudos de Mercado, Software de Gestão de Organizações Sociais e Tratamento de Dados em Microsoft Excel.

A Base de Dados Social é um projeto pioneiro desenvolvido pela Nova SBE, em parceria com a Fundação “la Caixa” e o BPI, no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social. É a única plataforma portuguesa com o objetivo de disponibilizar informação sobre as organizações portuguesas de impacto social, em diferentes vertentes, como a sua área de atividade, os respetivos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, as suas pessoas (colaboradores, associados, voluntários) e atividades, os seus recursos financeiros, enquadramento legal, entre vários outros.

A plataforma, de dados abertos, pretende fomentar o conhecimento sobre este setor fundamental para a economia portuguesa, permitindo uma melhor tomada de decisão para investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outras partes interessadas, e ainda fomentar e permitir mais e melhores estudos sobre estas organizações.

What's happening