O Nova SBE Data Science Knowledge Center e a DSPA - Data Science Portuguese Association juntaram-se para criar o prémio Data Changemaker of the Year 2024, com o objetivo de reconhecer pessoas e entidades que se destacaram através de projetos na área da ciência dos dados com elevado impacto social ou ambiental.
As candidaturas decorrem até 31 de agosto para atribuição do prémio nos DSPA Insights, evento que decorre a 18 e 19 de setembro na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.
Com o novo prémio pretende-se identificar e distinguir pessoas, iniciativas, e organizações - com ou sem fins lucrativos - que desenvolveram projetos de análise e/ou modelação de dados com elevado impacto social ou ambiental.
Os candidatos poderão ser de qualquer área, como saúde, emprego, ambiente ou educação, como são exemplos a otimização da alocação de pacientes a médicos, a identificação de fatores que levam ao abandono escolar, a avaliação do risco de reincidência de reclusos, a melhoria da entrega de serviços de emergência, a eficácia de estratégias de intervenção com pessoas sem abrigo, o aumento das taxas de vacinação ou a previsão de desemprego de longa duração.
"A Data Science e a AI estão a transformar a nossa sociedade e economia, impulsionando a inovação em diversos setores. Reconhecer os profissionais e projetos disruptivos que fazem a diferença é essencial para promover o crescimento e a inovação contínua na nossa comunidade", refere Guilherme Ramos Pereira, diretor executivo da DSPA.
O Nova SBE Data Science Knowledge Center traz a sua experiência em ciência de dados para o bem-estar social para esta iniciativa. "Enquanto parceiros institucionais da DSPA, queremos fomentar a literacia em torno da ciência de dados, mostrando como é que os dados e a tecnologia podem impulsionar a mudança e o impacto positivo na sociedade", afirma Lénia Mestrinho, diretora executiva do Nova SBE Data Science Knowledge Center.