Cabo Verde entre os países africanos com informações turísticas mais actualizadas
News | 13 October 2023 Cabo Verde entre os países africanos com informações turísticas mais actualizadas

Cabo Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias são os países africanos onde as informações turísticas estão mais actualizadas e disponíveis, segundo um relatório da Universidade Nova School of Business and Economics, divulgado há dias.

O relatório “Ecossistema de Dados do Turismo em África – Desafios e Oportunidades para um Crescimento Sustentável” está disponível na plataforma WiTH Africa, uma iniciativa da Nova SBE, de 2022, que resulta de uma parceria entre o Nova SBE Data Science Knowledge Center e o Nova SBE Westmont Institute of Tourism & Hospitality.

De acordo com o comunicado, citado pela Lusa, a plataforma WiTH Africa serve para avaliar o estado do fornecimento de dados pela agência nacional de estatísticas de cada país africano e para analisar os dados de turismo disponíveis, a frequência de publicação e os websites onde os mesmos são disponibilizados.

Os países são classificados, com pontuações, através do sistema Ease of Access Score, desenvolvido pela plataforma.

O estudo identifica que os extremos norte e sul do continente africano concentram os países que lideram o pódio da maior e melhor acessibilidade de dados estatísticos, sendo que apenas seis países (Cabo Verde, África do Sul, Marrocos, Tunísia, Tanzânia e Maurícias) terão conseguido a pontuação mais elevada (4 na escala de 0 a 4).

Segundo o estudo, existem diferenças acentuadas no continente:, ou seja, “se no sul e no norte estão as melhores classificações, os restantes países foram classificados apenas como moderados”. Marrocos e Tunísia, na região norte, são os países que registam maior acessibilidade e atualizações mais recentes, enquanto na região sul o destaque vai para a África do Sul, que disponibiliza relatórios estatísticos anuais.

Na África Central, a República Centro-Africana não regista quaisquer dados de turismo, assim como o Gabão, enquanto a República Democrática do Congo revelou ter bons acessos e atualizações recentes. Na África Ocidental, Cabo Verde lidera os países com maior e melhor acessibilidade aos dados, que são disponibilizados num portal web, seguido do Burkina Faso e Serra Leoa.

No leste do continente, Tanzânia e Maurícias lideram na acessibilidade, contrariamente à Somália e ao Burundi que enfrentam inúmeros desafios na actualização de dados, sendo de destacar que 2014 foi a data do último registo de dados no Burundi.

Embora plataformas como a Open Data for Africa (ODFA) tenham promovido a partilha de dados entre os países africanos e organizações como a UNWTO – Organização Mundial de Turismo das Nações Unidas – tenham sido fornecedores de dados importantes, os dados recolhidos no presente relatório permitem aferir que “há uma necessidade urgente de investimentos internos para alargar as fontes de dados e diminuir a dependência externa”.

What's happening