IRS pode apoiar uma causa. Qual escolher? Projeto dá uma ajuda
News | 04 May 2023 IRS pode apoiar uma causa. Qual escolher? Projeto dá uma ajuda

Para sensibilizar os contribuintes para a consignação do IRS a uma das organizações sociais elegíveis, a Fundação ”la Caixa”, o BPI e a Nova SBE criaram uma inédita plataforma Base de Dados Social.

O projeto Base de Dados Social acaba de lançar a campanha “Porque ajudar não custa nada! O meu IRS apoia uma causa!”, que pretende sensibilizar os contribuintes para a consignação do IRS a uma das organizações sociais elegíveis registadas na plataforma Base de Dados Social.

A campanha, que decorre até 30 de junho, procura incentivar o maior número de contribuintes a consignar 0,5% do seu IRS a organizações da economia social.

Com este gesto solidário, os contribuintes podem – sem quaisquer custos adicionais – apoiar causas sociais, ambientais ou culturais com as quais se identificam e, assim, contribuir para melhorar a capacidade de intervenção das organizações sociais e o seu impacto na sociedade.

Para as organizações registadas na Base de Dados Social, a presente campanha é fundamental não apenas para dar a conhecer e divulgar os seus projetos e atividades, como também para promover, através da informação disponibilizada de forma transparente na plataforma, um maior conhecimento e alcance da sua missão junto dos contribuintes.

Após consulta da lista das entidades elegíveis disponibilizada pela Autoridade Tributária e Aduaneira, os contribuintes podem conhecer melhor as iniciativas desenvolvidas pelas organizações na Base de Dados Social e, por fim, submeter a declaração de rendimentos indicando o NIF da entidade beneficiária da sua opção.

A consignação do IRS constitui uma importante oportunidade de financiamento para as organizações da economia social, pelo que, de acordo com Cátia Cohen, Gestora do Projeto no Nova SBE Data Science Knowledge Center “ao apoiarmos uma causa, através da consignação de 0,5% do IRS, estamos a contribuir para aumentar o impacto social destas organizações junto dos seus beneficiários. Esta é uma forma simples e eficaz de retribuir à sociedade e de contribuir para causas que beneficiam todos nós”.

A Base de Dados Social constituiu a maior e mais abrangente plataforma de dados abertos do ecossistema de impacto social português.

Este projeto é desenvolvido no âmbito da Iniciativa para a Equidade Social, uma parceria entre a Fundação ”la Caixa”, o Banco BPI e a Nova SBE, e coordenado pelo Nova SBE Data Science Knowledge Center.

A Base de Dados Social disponibiliza informação sobre as organizações da economia social portuguesas, em diferentes vertentes (área de atividade, objetivos de desenvolvimento sustentável, pessoas – colaboradores, associados, voluntários – atividades, recursos financeiros, enquadramento legal, entre outros). O projeto pretende, assim, promover o conhecimento do setor e contribuir para uma melhor e mais esclarecida tomada de decisão por parte de investidores sociais, empresas, voluntários, colaboradores, entre outras partes interessadas.

What's happening