Sociedade | 24 abril 2023 Nova SBE e Nações Unidas Inauguram Primeiro Centro de Formação de Líderes em Portugal

A Nova School of Business & Economics (Nova SBE), em parceria com o Instituto das Nações Unidas para a Formação e Investigação (UNITAR), inauguraram o primeiro Centro Internacional de Formação para Autoridades e Líderes (CIFAL) em Portugal.

O CIFAL de Cascais vai disponibilizar formações para executivos em sete áreas-chave (Economia Azul e Gestão da Água; Transição Energética e Ação Climática; Empreendedorismo e Inovação; Saúde, Liderança e  Paradoxos ; e Migrações e Espaço) e será o único no mundo com formação nas áreas da Economia Azul e Gestão da Água; Empreendedorismo e Inovação; Saúde e Migrações.

À semelhança dos restantes centos UNITAR espalhados pelo mundo, também o de Cascais irá dedicar-se à promoção dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030 l, através de atividades de capacitação, investigação e partilha de conhecimento.

A presente parceria evidencia o reconhecimento, por parte das Nações Unidas, do trabalho da Nova SBE na produção de conhecimento aplicado, tal como o empenho da escola no desenvolvimento de novas abordagens que ajudem a responder aos desafios mais urgentes da sociedade. Revela, ainda, o forte compromisso e colaboração entre os diferentes decisores e líderes para o desenvolvimento.

A UNITAR está presente em várias regiões do mundo com a missão de capacitar indivíduos, governos e organizações para os desafios globais contemporâneos. Só entre 2019 e 2022, as ações formativas da UNITAR impactaram mais de 825 mil pessoas. A rede de centros CIFAL afiliados da UNITAR é uma plataforma que proporciona oportunidades de formação e aprendizagem, destinadas, em particular, às autoridades locais e líderes da sociedade civil, numa vasta gama de áreas temáticas relacionadas com Governança e Desenvolvimento Sustentável.