Investigação | 22 dezembro 2022 Nova SBE Entre as Escolas com Mais Investigadores no TOP 30 em Produtividade de Investigação em Economia em Portugal

Segundo o relatório The state of Portuguese research in economics: 20 years after, a Nova School of Business & Economics (Nova SBE) é não só a escola com mais investigadores no TOP 30 do estudo, mas também uma das com mais docentes entre os mais citados nos últimos 20 anos.

Os investigadores Mariana Barbosa e Paulo Guimarães publicaram recentemente o relatório The state of Portuguese research in economics: 20 years after, um documento que analisa o estado da investigação na área de economia em Portugal, e a Nova SBE destaca-se por ser a instituição de ensino com mais investigadores no TOP 30. Adicionalmente, a escola tem, também, quatro docentes – Miguel Ferreira, Pedro Santa Clara, Pedro Portugal e José Tavares – no ranking dos investigadores mais citados.

O professor Miguel Ferreira é, segundo este estudo, o número um dos investigadores mais citados nos últimos 20 anos (2001-2019), uma classificação na qual os docentes Pedro Santa Clara, Pedro Portugal e José Tavares também fazem parte. O documento também analisa a produtividade dos investigadores em publicações de renome e também aqui a Nova SBE se destaca através dos feitos de Miguel Ferreira, Pedro Santa Clara, João Santos, Pedro Pita Barros e Pedro Vicente.

Publicado no Portuguese Economic Journal, uma publicação de renome para estudos teóricos, empíricos ou aplicados sobre economia, o relatório The state of Portuguese research in economics: 20 years after analisa o estado da investigação nesta área em Portugal com ênfase no período entre 2000 e 2019. Com base em publicações, citações e a situação dos investigadores desta área, o documento apresenta o número de estudos em publicações internacionais que mostram afiliação com instituições de ensino e autores portugueses e a Nova SBE destaca-se por ser a escola com mais investigadores no ranking dos mais citados.

Há mais de 40 anos que a Nova SBE aposta em conhecimento que impacta o mundo e este é mais um reconhecimento da variedade e multiplicidade de investigação de alta qualidade que decorre na escola.