Alunos/as da Nova SBE Chegam à Final do Desafio “Team Up for Climate” e Participam no Earth University da UNESCO
Nova Promove | 13 dezembro 2022 Alunos/as da Nova SBE Chegam à Final do Desafio “Team Up for Climate” e Participam no Earth University da UNESCO

Cinco alunos/as da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) estão entre as equipas finalistas do “Team up for Climate”, um desafio promovido pela Fundação Egis no qual alunos de todo o mundo são convidados a criar ou a juntar-se a uma equipa e, através desta, ter contribuições para o tema “adapting and living together in the face of climate risks” [adaptarmo-nos e vivermos juntos perante riscos climáticos].

Os alunos e alunas da Nova SBE Federico Syd Ascia, Alina Straub, Emma Nicora, Tomás Laranjo e Giulia Casula (mestrado em empreendedorismo de impacto & inovação, mestardo em análise de negócio e mestrado em gestão) são os membros da Impact Seekers, uma equipa multidisciplinar e international de países como Itália, Bélgica e Portugal.

Enquanto uma das equipas vencedoras do desafio “Team up for Climate”, foram convidados/as a apresentar o seu projeto, no dia 26 de novembro, em Paris, no Earth University da UNESCO, um evento europeu que aborda temas como biodiversidade, ciência e novas tecnologias, consumo, comida, finanças sustentáveis, entre outros, e que é aberto a toda a sociedade civil.

O projeto da Impacted Seekers propôs um sistema integrado composto por múltiplos sensores que monitorizasse as florestas e pudesse emitir dados que emitassem alarmes em tempo real via uma app a fim de prevenir e prever fogos em Portugal. Este foi um dos quatro projetos a receber um prémio durante a sessão "Adapting to an overheated Planet" [Como Adaptarmo-nos a um Planeta Sobreaquecido] no evento Earth University, da UNESCO, no qual apresentaram o seu projeto a mais de 150 líderes e especialistas e partilharam o seu conhecimento e visão do mundo.
 


Impact Seekers developed their idea and first prototype in Professor Anne-Laure Fayard's course Design Thinking for Social Innovation at Nova SBE last Spring and were chosen as one of the winning teams of the Egis Foundation challenge about adapting to climate change. “ I am always thrilled when I see students use their design thinking skills to develop innovative solutions to complex environmental and social problems”, Fayard said.

A equipa Impact Seekers desenvolveu o seu projeto e primeiro protótipo na cadeira da Nova SBE Design Thinking for Social innovation, da professora Anne-Laure Fayard, tendo sido a selecionada, na passada primavera, como uma das equipas vencedoras do desafio da Fundação Egis sobre a adaptação às mudanças climáticas. “É sempre uma grande emoção ver alunos a utilizar competências de design thinking para desenvolver soluções inovadoras para problemas ambientais e sociais”, salientou Fayard.

Os alunos/as têm agora melhorado o protótipo para transformar este projeto numa startup. Parabéns aos nossos talentosos alunos!

Para saber mais sobre este desafio, por favor consulte esta página (conteúdo em inglês).

What's happening