Um Adeus a Ronald Findlay
Sociedade | 10 novembro 2021 Um Adeus a Ronald Findlay

É com profunda tristeza que recebemos a notícia do falecimento de Ronald Findlay, economista e teórico especialista em comércio, um dos maiores especialistas da sua geração.

Ronald Findlay teve uma carreira notável e teve vários contributos determinantes nas áreas de comércio e desenvolvimento. Trouxe uma perspetiva ampla e comparativa à área de economia, tendo dedicado os últimos anos da sua carreira a uma revisão histórica abrangente, algo que só enfatizou o seu profundo conhecimento histórico e as suas competências económicas únicas.

Nasceu em Rangum, Birmânia, durante a ocupação colonial britânica. Tinha uma licenciatura da Rangoon University e um doutoramento do MIT. Trabalhou na Rangoon University primeiro enquanto tutor, depois como professor e finalmente enquanto professor catedrático em economia na Columbia University, Nova Iorque.

Ronald Findlay faz – e fará sempre – parte da história da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) dado que no ano académico de 1995/1996 lhe foi atribuído o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa.

Quando questionado sobre o impacto das suas contribuições, Luís Campos e Cunha, professor da Nova SBE, sublinhou que "Ronald Findlay foi um académico influente nas áreas de comércio internacional e desenvolvimento. Tive a sorte de aprender com ele, através do livro Trade and Specialization, e mais tarde enquanto seu aluno na Columbia [University]. Era um excelente professor e tinha uma personalidade cativante. Teve de fugir duas vezes da Birmânia em circunstâncias dramáticas. Primeiro, enquanto criança, tendo fugido a pé para a Índia a meio da invasão japonesa. E depois teve de fugir da Birmânia novamente devido ao golpe comunista. Era firme nas suas convicções, mas não tinha nunca uma perspetiva amarga da vida. Estes sentimentos, tenho a certeza, são partilhados por todos os seus antigos alunos portugueses. Tinha um grande conhecimento da história de Portugal e era fascinado pelas invasões feitas pelos Portugueses na Ásia, no século XVI. Disse-me que, no liceu, quis aprender português e estudar a nossa história. Na verdade, ele leu tudo o que tinha encontrado em inglês sobre Portugal e fez-me perguntas complicadas sobre isso. Veio à minha escola em diversas ocasiões e, mais tarde, foi-lhe atribuído o grau de Doutor Honoris Causa pela Universidade NOVA de Lisboa. Vou recordá-lo saudosamente.”

A Nova SBE recordá-lo-á e à sua carreira como um testemunho comovente de que é nosso dever acolher as mentes brilhantes que irão transformar o futuro.

What's happening