O Campus de Carcavelos Celebra o Seu Terceiro Aniversário
Aconteceu na Nova | 28 outubro 2021 O Campus de Carcavelos Celebra o Seu Terceiro Aniversário

O campus de Carcavelos da Nova School of Business & Economics (Nova SBE), que foi inaugurado no dia 29 de setembro de 2018 e no qual em tempos constavam apenas tijolos e cimento, é agora um campus que se esforça todos os dias para ser a casa de uma comunidade que se atreve a olhar além, a expandir o horizonte e a ter impacto no mundo.

A Nova SBE precisava de um novo espaço que espelhasse a sua inner persona e as suas aspirações de negócios. Um lugar que albergasse o crescimento académico que fomenta, o seu ensino colaborativo e o seu Nova Way of Life – possibilitado, de forma contínua, pela sua comunidade de cidadãos globais. Carcavelos acabou por ser esse lugar – seguro, acolhedor e emocionante.

Precisando de um espaço maior do que Campolide, no dia 29 de setembro de 2018, a Nova SBE inaugurou o seu novo campus, em Carcavelos. Foi desenhado pelos arquitetos António Barreiros Ferreira e Vítor Carvalho Araújo, a fim de dar resposta à necessidade de maximizar a interação entre alunos, professores, investigadores e parceiros. Em abril de 2019 chegou, inclusive, a ganhar os prémios de Melhor Equipamento Coletivo e Melhor Empreendimento do Ano na 21.ª edição dos Real Estate National Awards.

Desde então, foram escritos novos capítulos da sua história e a escola assinalará isso mesmo ao celebrar o aniversário do campus no dia 29 de outubro. Para tal, a escola receberá vários convidados de renome como Miguel Pinto Luz, Presidente da Fundação Alfredo de Sousa, João Sàágua, Reitor da Universidade NOVA de Lisboa, Manuel Heitor, Ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, o Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo, coordenador da  Task Force do Plano de Vacinação da COVID-19 e Melo e Alexandra Palt, Vice-Presidente Executiva da L'Oréal.

Esta pequena cerimónia de celebração, que decorrerá das 14h00 às 17h00, incluirá a inauguração da Ponte Nuno Fernandes Thomaz. A inauguração será um momento honorífico em memória do falecido Presidente do Conselho de Administração da Fundação Alfredo de Sousa e o seu empenho em apoiar a Nova SBE para se tornar uma das melhores escolas de negócios do mundo.

O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo e Alexandra Palt sentar-se-ão para duas conversas dinâmicas sobre Liderança e Sustentabilidade com Nadim Habib e Pedro Oliveira, docentes da Nova SBE. O Vice-Almirante Henrique Gouveia e Melo é um militar português, que já serviu enquanto Comandante Naval, que ficou largamente conhecido por ter coordenado a Task Force do Plano de Vacinação da COVID-19 em Portugal. Devido à sua excecional capacidade de liderança, sentar-se-á com o Professor Nadim Habib para discutir "A Cultura Portuguesa de Liderança em Tempos de Crise".

O segundo momento importante do dia será a conversa com Alexandra Palt, Vice-Presidente Executiva e Chief Sustainability Officer do Grupo L'Oréal. Tendo trabalhado em organizações especializadas em responsabilidade social corporativa, diversidade, mudança de gestão e sustentabilidade, juntou-se à L'Oréal enquanto Chief Sustainability Officer e sendo responsável pelo lançamento do programa de sustentabilidade da marca "Sharing Beauty With All" [“Partilhar Beleza com Todos”], que aborda o impacto que a empresa tem na sua cadeia de valor. Tornou-se, também, vital para o lançamento da iniciativa Women4Climate desde a sua criação e sentar-se-á com o professor Pedro Oliveira para falar de "The Path to a Sustainable Corporate Future and the Role of Business Schools” [“O Caminho Para um Futuro Corporativo Sustentável e o Papel das Business Schools”].

Uma vez mais, e com os olhos postos no mar, a escola celebrará o seu terceiro aniversário. Para todas as gerações de changemakers que tornaram isto possível e aos futuros líderes que serão a mudança que queremos ver no mundo, obrigado.