O Nova SBE Data Science Knowledge Center Está Entre os Grandes Vencedores da Primeira Edição dos Data Science Iberian Awards
Prémios | 09 julho 2021 O Nova SBE Data Science Knowledge Center Está Entre os Grandes Vencedores da Primeira Edição dos Data Science Iberian Awards

A primeira edição dos Curiosity Data Science Awards, lançada pela empresa Statistical Analysis System (SAS), a Data Science Portuguese Association (DSPA) e a Spain AI, decorreu no dia 8 de junho e o Nova SBE Data Science Knowledge Center foi um dos grandes vencedores com o projeto “Prever o Risco de Desenvolver Nefropatia Diabética”, sendo o único português a receber um prémio.

A SAS, juntamente com a DSPA e a Spain AI lançaram a primeira edição dos Curiosity Data Science Awards a fim de reconhecer os projetos com mais impacto desenvolvidos em 2020 em três principais categorias – Data4good, Data4Business, and Data4Innovation – em Portugal e Espanha.

O projeto “Prever o Risco de Desenvolver Nefropatia Diabética”, um dos inúmeros projetos inspiradores do Nova SBE Data Science Knowledge Center, foi o vencedor da categoria Data4good, que distingue projetos de âmbito social, ambiental ou público com um impacto positivo. Foi desenvolvido em colaboração com a Associação Protetora dos Diabéticos de Portugal (APDP), sob a alçada do programa Data for Change, que faz parte da Iniciativa Para a Equidade Social, e consistiu em criar um modelo que pudesse prever a probabilidade de um paciente com diabetes de tipo II desenvolver nefropatia diabética.

A equipa do Nova SBE Data Science Knowledge Center afirma que esta distinção se deve à APDP, à ajuda da Fundação “La Caixa” e do Banco BPI, cuja parceria é responsável pela Iniciativa Para a Equidade Social referida acima, bem como todas as organizações sociais portuguesas que fazem parte do programa Data for Change e aos profissionais que trabalham arduamente para ampliar o seu impacto na área de data science e machine learning.

Os Curiosity Data Science Awards foram criados para promover esta área e demonstrar o impacto que tem na vida das pessoas, das organizações, da sociedade e da economia e reconhecer os cientistas de dados pela sua curiosidade e trabalho na resolução de problemas. Pretendem, igualmente, inspirar novas gerações a inovar em data science.

O Nova SBE Data Science Knowledge Center é um dos centros de conhecimento da Nova School of Business & Economics (Nova SBE). Foi criado para desenvolver conhecimento sobre o processo de tomada de decisão baseado em dados e respetiva aplicação na sociedade. Foca-se em colmatar a lacuna entre organizações e tecnologia para ultrapassar as fronteiras do conhecimento e empenhar-se em encontrar soluções de excelência para os desafios sociais. Parabéns!

Saiba mais sobre o projeto vencedor aqui.

What's happening