Projecto inovador Bios Urban Farm irá nascer  no campus da Nova SBE
Nova Promove | 03 maio 2021 Projecto inovador Bios Urban Farm irá nascer no campus da Nova SBE

Graças à colaboração da Nova School of Business & Economics (Nova SBE) e da sua comunidade com a startup Bios, o campus de Carcavelos receberá um projeto pioneiro de inovação ambiental e social.

A Nova SBE aliou-se à startup portuguesa Bios para desenvolver a Bios Urban Farm, um projeto inovador que tem como objetivo utilizar o desperdício energético dos seus edifícios para produzir vegetais. Este envolverá toda a sua comunidade e será inaugurado em setembro de 2021.

Através de tecnologias integradas, a Bios – startup portuguesa que utiliza o desperdício energético dos edifícios para cultivar plantas, digitalizando a relação entre comida e energia – demonstrará como tirar partido da relação entre a utilização de energia de um edifício e a produção de alimentos frescos.

Reconhecendo a importância de envolver a comunidade local para conseguirem dar resposta aos desafios do abastecimento alimentar urbano, a Bios está atualmente a trabalhar com membros da comunidade Nova SBE para identificar a oferta e abastecimento de saladas e outros vegetais de folha verde no campus da escola e fazer da Bios Urban Farm uma realidade em setembro de 2021.

Além dos alimentos que disponibilizará aos lojistas e negócios do campus da Nova SBE, esta urban farm será a base de um novo projeto de empreendedorismo social comunitário alimentar que será desenvolvido até setembro de 2021. A Bios está também a trabalhar de perto com alunos, staff e outros membros da comunidade para criar e montar esta empresa social alimentar, que oferecerá experiências de aprendizagem e desenvolvimento pessoal tanto no mundo digital como no físico.

A parceria entre a Nova SBE e a Bios é pioneira nesta solução vanguardista de produção urbana de alimentos, demonstrando como o digital pode acrescentar valor humano e ter um impacto positivo no mundo físico. Os planos de engenharia do projeto foram finalizados e a construção arrancará num dos edifícios do campus de Carcavelos, nomeadamente o Cascais Academic Hall.

O estado do projeto, bem como novas iniciativas, eventos e como cada pessoa pode ter um papel a desempenhar pode ser consultado na plataforma Role to Play da Nova SBE. Para saber mais sobre a Bios e as suas iniciativas pode consultar a página oficial da mesma.