Nova SBE é uma das universidades do programa europeu IQCE
Investigação | 16 outubro 2017 Nova SBE é uma das universidades do programa europeu IQCE

A Nova School of Business and Economics é uma das seis universidades europeias integram o programa de doutoramento Improving Quality of Care in Europe (IQCE), uma iniciativa que pretende dar aos investigadores a oportunidade de ganharem experiência em diferentes setores para que consigam desenvolver e adaptar as suas competências ao trabalhar em projetos de investigação conjuntos.

O objetivo do programa IQCE é melhorar a qualidade e a performance dos sistemas de saúde europeus, uma vez que a investigação feita até então facultou pouca informação sobre as áreas que apresentam lacunas relativamente à qualidade dos cuidados. Para tal, a tese de doutoramento de cada investigador focar-se-á numa de seis dimensões, definidas pela Organização Mundial de Saúde, relativas a cada aspeto da qualidade da saúde: eficácia, segurança, eficiência, acesso, igualdade e aceitabilidade. Dado que se trata de um programa de doutoramento que é realizado em rede, o IQCE conta com 14 alunos provenientes de diferentes instituições europeias e todos realizarão diferentes cursos em cada uma das universidades integrantes.

A Nova SBE, enquanto parceiro e colaborador europeu, recebeu no passado dia 10 de outubro estes alunos para realizarem um destes cursos, nomeadamente de economia. Dois deles irão ficar sediados na Nova SBE, enquanto os restantes voltarão para as suas instituições “base”. Porém, ao longo do ano, este grupo de alunos encontrar-se-á novamente noutras universidades para realizarem os restantes cursos propostos pelo programa.