Conheça Rui Francisco, Antigo Aluno da Nova SBE - Entrevista Exclusiva
Nova Promove | 08 março 2021 Conheça Rui Francisco, Antigo Aluno da Nova SBE - Entrevista Exclusiva

Conheça Rui Francisco, antigo aluno bem-sucedido da Nova SBE, numa entrevista exclusiva na qual fala sobre o seu percurso e as diferentes experiências com as diferentes culturas mundiais e como isso tem sido preponderante tanto para a sua vida pessoal como para a profissional.

 

Que está a fazer atualmente? E qual a característica mais gratificante da sua carreira?

Sou o diretor da equipa europeia de e-Commerce da PepsiCo. Isto significa que trabalho todos os dias com os meus colegas nos principais mercados europeus para desenvolver a estratégia e executar os planos da PepsiCo em vender os seus produtos através de comerciantes e plataformas online. A característica mais gratificante da minha carreira tem sido a oportunidade de trabalhar com diferentes países e aprender com a cultura de cada um – com a forma como comunicam nos EUA, como os alemães são estruturados e factuais, como os russos vão diretos ao assunto. A lista continua e o melhor de tudo é que com o meu trabalho posso aprender um pouco de tudo através do contacto com diferentes culturas.


Que foi que o incentivou a viver no estrangeiro? Porquê a cidade de Nova Iorque primeiro?

Uma das coisas de que mais gosto é aventura. Aventura, para mim, é algo desafiante, mas também esplêndido, mágico até. Sempre achei que viver numa cidade como Nova Iorque seria uma grande aventura. Em primeiro lugar, ter a oportunidade de morar lá já é, por si só, um desafio. E mesmo depois, quando já  lá estamos, a cidade continua a dar-nos novos desafios e oportunidades se estivermos à altura do desafio. Cheguei a Nova Iorque durante a crise económica que começou em 2008 e começar lá uma carreira, num mercado de trabalho frágil, foi um dos desafios que tive de enfrentar. No entanto, a cidade também tem uma beleza que lhe é única. A amálgama de pessoas, culturas, eventos, estações, cheiros – a lista é interminável – pode ser avassaladora para alguns, mas, para mim, sempre foi o elemento que mais define a reputação mágica de Nova Iorque. E sempre adorei isso.


Quem ou que experiências tiveram um impacto no seu percurso profissional?

Começar a minha carreira profissional enquanto consultor da McKinsey foi algo que me moldou muito. Aprendi uma série de competências e desenvolvi "músculos de trabalho" que ainda uso todos os dias. Desde resolução de problemas e modelos de negócio a contextualização e narrativa, a abordagem de consultoria esteve sempre comigo e provou ser muito valiosa em cada experiência profissional que tive.


Que gostaria de saber na altura em que estava a graduar que só agora é que sabe?

Gostaria de ter sabido que em alguns países dão muito valor à parte não académica dos estudos. Por exemplo, na Alemanha, é muito comum alunos universitários trabalhem também em empresas. Esta abordagem, para os alunos, é inestimável, pois solidificam o que aprendem e percebem melhor em que áreas se querem focar mais. No meu tempo de faculdade, os alunos limitavam-se a ir às aulas, faziam os trabalhos e iam aos exames. Não havia bem um modelo definido para combinar os estudos com o trabalho e adquirir experiência do mundo real. Eu incentivo os alunos a arriscarem e a aprenderem o máximo que puderem com o mundo real e combinarem essas aprendizagens com a experiência académica.


Porquê esta área? Que lição trouxe consigo e a têm ajudado neste percurso?

Desde 2015 que me tenho vindo a focar em e-Commerce na PepsiCo. Antes de me focar nesta área, tinha uma posição em Estratégia de Vendas e nem todos na empresa concordavam com o meu objetivo de mudar o nosso foco para e-Commerce. Na altura, as vendas online representavam apenas uma pequena percentagem das vendas gerais de bens de consumo, mas eu sabia que era o futuro e que, embora lentamente, de certeza que mais e mais consumidores começariam a fazer as suas compras online. Eu próprio era um deles, tínhamos de estar prontos. A situação infeliz do COVID-19 acelerou significativamente a importância de estarmos no mercado online e os consumidores continuarão a ter cada vez mais interesse em encomendar refeições e bebidas online.


Que competências adquiriu no seu percurso académico e quais são as que têm sido fundamentais para a sua carreira?

A competência mais importante que adquiri é a capacidade de estar continuamente a aprender e de me considerar um aprendiz. Não devemos parar de aprender só porque já não estamos na faculdade. A vida e o trabalho continuarão a dar-nos oportunidades que só seremos capazes de aproveitar se aprendermos novas competências e desenvolvermos novos pontos fortes. É um dos meus objetivos fundamentais e permanentes (e não apenas uma resolução de ano novo) ter sempre algo novo para aprender.


Como conseguiu o seu primeiro emprego depois de se graduar? Que passos deu e que conselhos daria aos que estão agora a começar?

Depois de me graduar, comecei a trabalhar em consultoria na McKinsey & Company, no escritório de Lisboa. No entanto, já tinha tido a oportunidade de estagiar lá no verão, antes de completar o curso. Consegui esse estágio porque fui proativo. Fui proativo ao entrar em contacto com a McKinsey (não esperei pelo recrutamento no campus) e fui proativo em preparar-me para as case interviews. É algo muito simples, mas ser proativo é dos hábitos mais importantes que se pode ter. Se quiserem saber mais sobre isso, recomendo a leitura de The 7 Habits of Highly Effective People, que enuncia ser proativo como o primeiro hábito de sucesso.


Que memórias do seu tempo enquanto aluno da Nova SBE mais estima?

As memórias que guardo são muitas, mas sempre têm o mesmo elemento comum – os meus amigos e colegas. Desde as inúmeras noitadas a fazer trabalhos de grupo e a estudarmos juntos para os exames às grandes (e frequentes!) festas. As pessoas incríveis que conheci na Nova SBE continuam a fazer parte da minha vida.


Que conselho tem para dar aos alunos que agora se estão a graduar?

Estão a estudar num dos campi universitários mais incríveis e numa das comunidades mais inspiradoras – usem-nos e aproveitem-nos ao máximo.

What's happening